BELO HORIZONTE

Permalink to Festival VARILUX de Cinema Francês 2012

Festival VARILUX de Cinema Francês 2012

Festival VARILUX de Cinema Francês 2012

Festival Varilux de Cinema Francês
De 15 a 23 de agosto

O Festival apresentará em 33 cidades do Brasil o que há de melhor na cinematografia francesa recente!
Em Belo Horizonte, a Aliança Francesa de Belo Horizonte e Usiminas Belas Artes apresentam os filmes do Festival no cinema USIMINAS BELAS ARTES
(Rua Gonçalves Dias, 1581 • Lourdes)
.
Agradecimentos: Taste Vin.

Confira abaixo, as sinopses, os trailers, e a programação dos 17 filmes do Festival, ordenados por gênero.

O destaque do Festival é o premiado
“Intocáveis”

(Intouchables)

de Olivier Nakache e Éric Toledano. Com François Cluzet e Omar Sy, o longa foi o fenômeno absoluto de bilheteria na França em 2011, um dos filmes mais vistos na história do cinema francês, levando aos cinemas mais de 20 milhões de pessoas!

Entre outros importantes títulos previstos no Festival Varilux estão vários filmes que foram exibidos no último festival de Cannes 2012, como “Adeus Berthe ou o enterro da vovó” (Adieu Berthe ou l’enterrement de Mémé), de Bruno Podalydes; “Alyah”, de Elie Wajema; “La pirogue”, de Moussa Touré; e filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro como “E agora, onde vamos?” (Et maintenant on va ou ?), de Nadine Labaki ; “Uma garrafa no mar de Gaza” (Une bouteille à la mer), de Thierry Binisti ; “Um evento feliz” (Un heureux événement), de Remy Bezançon ; “La fille du puisatier”, de Daniel Auteuil ; “Paris-Manhattan”, de Sophie Lellouche ; ou “A arte de amar” (L’art d’aimer), de Emmanuel Mouret.

O Festival Varilux de Cinema é realizado pela Bonfilm , patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, e conta com o apoio das Alianças Francesas do Brasil.
Na capital gaúcha, o Festival conta com o apoio da Aliança Francesa de Porto Alegre, da Chandon e da Fundação Cultural Piratini.

Comédia.

Intocáveis
(Intouchables)

Comedia de Eric Toledano e Olivier Nakache, com François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny, Audrey Fleurot. 1h52

Após um acidente de paraquedas, Philippe, um rico aristocrata, contrata Driss, jovem recém-saído da prisão, para ser seu acompanhante. Mas Driss é a pessoa menos apropriada para o trabalho. Juntos, eles irão misturar Vivaldi e a banda Earth, Wind and Fire, dicção elegante e jazz de rua, ternos e calças de moletom…

Dois mundos vão colidir e chegar a um acordo para que nasça uma amizade tão louca, cômica e forte quanto inesperada, uma relação única que irá criar faíscas e torná-los… Intocáveis.

Cinema Usiminas Belas Artes:
Pré-estreia 16/08 às 21h, somente para convidados
SABADO 18/08: 21h20
SEGUNDA 20/08: 15h50

A arte de amar
(L´art d´aimer)

Comédia de Emmanuel Mouret, com François Cluzet, Julie Depardieu, Ariane Ascaride, Pascale Arbillot, Frédérique Bel, Judith Godrèche, Louis-Do de Lencquesaing, Philippe Magnan. 1h25
No exato momento em que nos apaixonamos, produz-se em nós uma música peculiar. Ela é diferente para cada um e pode surgir em momentos inusitados… Cinco histórias sobre a arte de amar, cujos personagens se cruzam ao acaso.

Cinema Usiminas Belas Artes:
TERÇA 21/08: 19h00

Adeus Berthe ou o enterro da vovó
(Adieu Berthe ou l’enterrement de Mémé)

Comédia de Bruno Podalydès, com Valérie Lemercier, Denis Podalydès, Pierre Arditi. 1h40
Vovó Berthe morreu. Que faremos com ela? Uma comédia satírica sobre a família de hoje, querida, mas muitas vezes maltratada.

Cinema Usiminas Belas Artes:
SEXTA 17/08: 21H30
QUARTA 22/08: 16h40

E agora, onde vamos ?
(Et  maintenant, on va où ?)

Comédia dramática de Nadine Labaki, com Nadine Labaki, Claude Baz Moussawbaa, Layla Hakim, Antoinette El-Noufaily. 1h50
Num país destruído pela guerra, um grupo de mulheres de religiões diferentes, unidas pela mesma vontade de proteger suas famílias, inventam mil estratégias para se defender.

Cinema Usiminas Belas Artes:
SEXTA 17/08: 14h50
DOMINGO 19/08: 21h30

Paris – Manhattan

Comédia de Sophie Lellouche, com Woody Allen, Alice Taglioni, Patrick Bruel, Michel Aumont. 1h17
Alice é jovem, bonita e entusiasmada com seu trabalho de farmacêutica. Único problema, ainda é solteira. Preferindo se refugiar em sua paixão por Woody Allen, ela resiste com dificuldade à pressão da família, que só pensa em casá-la. Contudo, seu encontro com Victor pode mudar as coisas..

Cinema Usiminas Belas Artes:
DOMINGO 19/08: 15H00
TERÇA 21/08: 17H10

Um evento feliz
(Un heureux évènement)

Comédia dramática de Rémi Bezançon, com Louise Bourgoin, Pio Marmai, Josiane Balasko. 1h50
“Ela me estimulou, me fez ultrapassar meus limites, me confrontou ao absoluto: do amor, do sacrifício, da ternura, do abandono. Ela me deslocou, me transformou.  Por que ninguém me disse nada? Por que não se fala nisso ?” Un heureux événement, é a visão íntima de uma maternidade, sincera e sem tabus.

Cinema Usiminas Belas Artes:
SÁBADO 18/08: 19H10

Drama

Alyah

Drama de Elie Wajeman, com Pio Marmai, Cédric Kahn, Adèle Haenel, Guillaume Gouix. 1h30
Alex, aos 27 anos de idade, tem a impressão de que não fez nada em sua vida. Está sempre à sombra de seu irmão Isaac, que ganha a vida vendendo maconha. Alex vê uma válvula de escape quando seu primo diz que vai abrir um restaurante em Israel. Determinado, ele começa a juntar dinheiro para acompanhar o parente no novo empreendimento. Mas para embarcar nessa nova vida ele terá que deixar tudo para trás e encontrar seu próprio caminho.

Cinema Usiminas Belas Artes:
SEGUNDA 20/08: 21H20
QUINTA 23/08: 19H00

Americano

Drama/aventura de Mathieu Demy, com Mathieu Demy, Salma Hayek, Géraldine Chaplin, Chiara Mastroianni. 1h35
Após o comunicado da morte da mãe, Martin precisa viajar para os Estados Unidos, onde nasceu, para resolver as questões do enterro e também da herança deixada por ela. É quando ele descobre que sua ausência abriu espaço para que Lola, uma dançarina de boate, entrasse na vida da sua própria mãe.

Cinema Usiminas Belas Artes
QUARTA 22/08: 14H40

Uma garrafa no mar de Gaza
(Une bouteille à la mer)

Drama de Thierry Binisti, com Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby, Hiam Abbass. 1h39
Tal é uma jovem francesa de 17 anos que mora em Jerusalém com sua família. Após a explosão de um camicase num café do seu bairro, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, onde exprime suas interrogações e sua recusa em admitir que só o ódio possa reinar entre os dois povos. Ela coloca a carta numa garrafa e entrega a seu irmão para que jogue no mar, perto de Gaza, onde ele faz seu serviço militar. Algumas semanas depois, Tal recebe uma resposta de um misterioso “Gazaman”…

Cinema Usiminas Belas Artes:
SEGUNDA 20/08: 14H50
QUINTA 23/08: 21H10

Aqui embaixo
(Ici bas)

Drama histórico de Jean-Pierre Denis, com Céline Sallette, Eric Caravaca, François Loriquet. 1h40
Em 1943, sob a ocupação alemã, a história trágica de Irmã Luce, enfermeira, e do capelão Martial, resistente.

Cinema Usiminas Belas Artes
DOMINGO 19/08 : 16H40

A filha do pai
(La fille du puisatier)

Drama de Daniel Auteuil, com Daniel Auteuil, Kad Merad, Sabine Azéma, Astrid Berges-Frisbey, Nicolas Duvauchelle, Emilie Cazenave, Marie-Anne Chazel. 1h47
1939, na Provence. Patricia, a filha do poceiro Pascal Amoretti engravida de Jacques Mazel, jovem aviador, rapaz de boa família. Esse último é mobilizado e seus pais se recusam a reconhecer a criança. Amoretti expulsa a filha de casa. Pouco depois, Jacques Mazel desaparece, pois seu avião sofre um acidente atrás das linhas alemães. Após o armistício, os Mazel tentam se reconciliar com Amoretti, com muita dificuldade, na esperança de recuperar um pouco do filho na criança que rejeitaram de forma tão desprezível.

Cinema Usiminas Belas Artes:
SÁBADO 18/08: 15H00
QUARTA 22/08: 19H00

A vida vai melhorar
(Une vie meilleure)

Drama de Cédric Kahn, com Guillaume Canet, Leïla Bekhti. 1h50
Yann, um cozinheiro, e Nadia, garçonete e mãe de um garoto de 9 anos, decidem arriscar tudo na compra de um restaurante. Com talento, energia, amor e sonhos em abundância, mas sem dinheiro, veem-se enredados numa selva de financiamentos e empréstimos bancários que rapidamente os oprime. Para socorrê-los, Nadia aceita um emprego no Canadá, enquanto que Yann fica para trás com o garoto. Mas de repente, Nadia some…

Cinema Usiminas Belas Artes:
SÁBADO 18/08: 17H00
QUINTA 23/08: 14H50

Polissia
(Polisse)

Drama de Maïwenn, com Maïwenn, Joey Starr, Karin Viard, Marina Foïs.
Prix du Jury au Festival de Cannes 2011. 2h14
Como os policiais da Brigada de Proteção aos Menores conseguem conciliar suas vidas privadas e a dura realidade a que são confrontados?

Cinema Usiminas Belas Artes:
SEXTA 17/08: 19H00
QUARTA 22/08: 21H10

O barco da esperança
(La pirogue)

Drama de Moussa Touré, com Souleymane Seye Ndiaye, Laïty Fall, Malamine. 1h27
Baye Laye, capitão de uma piroga de pesca na periferia de Dacar, é obrigado a levar 30 homens para a Espanha. Muitos não conseguem se entender, alguns nunca viram o mar e nenhum deles sabe o que os aguarda.

Cinema CINEFLIX Shopping Total:
SEXTA 17/08: 17H10
QUINTA 23/08: 17H10

My way, o mito além da música
(Cloclo)

Biopic/Drama de Florent Emilio Siri, com Jérémie Renier, Benoit Magimel, Monica Scattini. 2h28
Cloclo é o destino trágico de Claude François, um ícone da canção francesa que morreu com 39 anos. Um homem complexo, múltiplo, sempre apressado, profundamente moderno e disposto a tudo para ser amado.

Cinema Usiminas Belas Artes:
DOMINGO 19/08: 18H40
TERÇA 21/08: 21H10

Animação

Titeuf

Animação, De Zep. 1h27 – Dublado
A vida de um menino do ensino fundamental, com seus questionamentos e pensamentos ingênuos.

Cinema Usiminas Belas Artes:
SÁBADO 18/08: 13H30
DOMINGO 19/08: 13H30

SUSPENSE

O Monge
(Le Moine)

Suspense, de Dominik Moll, com Vincent Cassel, Déborah François, Sergie López, Géraldine Chaplin. 1h41
O irmão Ambrósio é um pregador admirável, de um fervor e de uma intransigência a toda prova, que conduz espiritualmente um convento espanhol de monges capuchinhos em meados do século XVII. A chegada ao convento de um noviço misterioso vira sua existência de ponta-cabeça.

Cinema Usiminas Belas Artes:
SEGUNDA 20/08: 19H10
TERÇA 21/08: 15H00

 

 

 

 

 

 


Deixar uma resposta