Níveis de Françes

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS

A1

NÍVEL
INTRODUTÓRIO
. Compreende e utiliza expressões cotidianas e frases simples;
. Apresenta a si e a outros;
. Formula perguntas e respostas básicas sobre família, moradia, estudo, profissão, tempo livre, etc;
. Comunica-se de forma simples, com interlocutores que falem clara e pausadamente.
A2 

NÍVEL
INTERMEDIÁRIO

. Compreende frases e expressões de uso frequente, relacionadas à família, ao trabalho, à escola e ao cotidiano;
. Comunica-se, de maneira simples e direta, sobre assuntos conhecidos, em situações simples e habituais;
. Descreve com simplicidade sua origem, formação e meio ambiente;
. Trata de assuntos de interesse ou necessidades imediatas.
B1 

NÍVEL
de ACESSO

. Compreende pontos principais quando uma linguagem padrão é utilizada e quando se trata de assuntos conhecidos, sobre escola, trabalho, lazer, etc;
. Comunica-se na maioria das situações que ocorrem em uma viagem;
. Expressa-se de forma simples e coerente sobre assuntos triviais e de seu interesse;
. Relata e descreve acontecimentos, experiências, aspirações e objetivos;
. Expõe sucintamente razões ou explicações relativas a um projeto ou idéia.
B2 

NÍVEL
AVANÇADO

. Compreende o conteúdo principal de assuntos concretos e abstratos de um texto complexo;
. Compreende um debate técnico na área de sua atuação;
. Conversa de forma desenvolta e espontânea com interlocutores nativos sem grandes dificuldades;
. Expressa-se de maneira clara e detalhada, sobre diversos assuntos;
. Dá opinião sobre assuntos atuais e expõe prós e contras.
C1 

NÍVEL
AUTÔNOMO

. Compreende uma grande gama de textos longos e complexos, e reconhece seus significados implícitos;
. Expressa-se com espontaneidade e fluência;
. Utiliza o idioma de maneira eficaz em sua vida social, acadêmica e profissional;
. Trata de assuntos complexos de forma clara e bem estruturada, dominando a articulação e a coesão do discurso.
C2 

NÍVEL
de DOMÍNIO
DA LÍNGUA

. Compreende, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê;
. Reconstitui e resume de forma coerente informações lidas e ouvidas;
. Expressa-se com espontaneidade, fluência e precisão;
. Percebe nuances de sentido em textos complexos.