Notícias


Permalink to “Pour un graphisme démocratique” | Concurso « Villes du monde »

“Pour un graphisme démocratique” | Concurso « Villes du monde »

Fondation Alliance Française associada à la Fête du Graphisme, sob o patrocínio do Ministério da Cultura e da Comunicação franceses, convida para o festival gráfico que se insere hoje, no cenário Francês e internacional, como um dos grandes encontros da criação.

“Pour un graphisme démocratique” é o lema do manifesto da Fête du Graphisme, que acredita estar o design gráfico, de uma forma ou de outra, presente em todas as áreas da nossa vida cotidiana. Cartazes, jornais, revistas, embalagens, etiquetas, painéis de sinalização, menus, publicidade e sites em geral acompanham os nossos passos do dia a dia, no trabalho, nas viagens, no lazer.  Por, além de embelezar a vida, assumir uma verdadeira responsabilidade social, o design gráfico é uma área que merece ser considerada, a fim de repensarmos a conquista do nosso espaço pelos agentes o produzem.

O festival deseja reunir todos os atores do gráfico e oferecer aos visitantes um largo panorama das mais belas realizações francesas e estrangeiras. Para isso, faz um chamado à criação gráfica com o concurso “Cidades do Mundo”, que convida artistas a produzirem uma representação de sua cidade. As Alianças Francesas ficarão responsáveis por escolher um projeto do município em que estão localizadas e enviar à organização da Fête du Graphisme, que dará lugar  às criações em uma exposição nas ruas de Paris e reunirá todos os trabalhos na publicação do catálogo da próxima edição do festival, em 2015.

A AFBH receberá o projeto gráfico até o dia 25 de agosto ,  que poderá representar Belo Horizonte sob seus diversos aspectos e modos de vida(arquitetura, arte, gastronomia, moda, cultura, geografia, clima, tradições, etc); e, esteticamente, serão aceitas todas as técnicas( desenho, pintura, colagem, fotografia, tipografia), lembrando que o produto final deverá ser enviado em formato digital para afbh@aliancafrancesabh.com.br.

Aproveite a oportunidade para ter seu trabalho ampliado e exposto na França, em 2015!

Dossier de apresentação - Em francês

Chamada de projetos e Formulário de inscrição - Em português

Aliança Francesa Belo Horizonte
(31)3292.6818
www. aliancafrancesabh.com.br


Permalink to 1º Concurso Literário Robert Lévy

1º Concurso Literário Robert Lévy

1º Concurso Literário Robert Lévy

A Associação de Cultura Franco-Brasileira de Belo Horizonte promove o 1º CONCURSO LITERÁRIO ROBERT LÉVY, que visa homenagear a memória do pioneiro fundador da associação em Belo Horizonte, como parte das comemorações dos 70 anos de sua fundação, visando também promover e estimular a criação literária entre seus alunos e uma maior integração entre as culturas brasileira e francesa.

O concurso está aberto a todos os alunos matriculados nos cursos regulares ou intensivos da Aliança Francesa de Belo Horizonte, e o concorrente deverá enviar, até o dia 11 de outubro, um poema inédito com o tema “BH, Cidade Luz”, que poderá ser premiado com uma bolsa de estudos válida para o período de um ano na instituição.

Acesse o edital e participe!

1º CONCURSO LITERÁRIO ROBERT LÉVY – regulamento

Inscrições: de 1 de agosto a 11 de outubro/2014.
Premiação: 8 de novembro/2014

TEL/FAX: (0055) (31) 3292.6818
E-mail:afbh@aliancafrancesa.com.br


Permalink to Francês para iniciante : nova turma com preço promocional

Francês para iniciante : nova turma com preço promocional

Francês para iniciante : nova turma com preço promocional

A AFBH vai abrir mais uma turma de francês para iniciante, aproveite a última oportunidade do semestre, que conta com o preço promocional de 30% de desconto!

Com carga horária de 50 horas/aula, o curso acontecerá nas manhãs de sextas-feiras e utilizará o método ÉCHO A1. Faça sua inscrição na secretaria da Escola e comece a praticar a língua no fim do mês de agosto.

Curso Francês nível A1
Dia: sexta-feira
Horário: 7h30 às 10h45

Início: 29 de agosto
Término: 12 de dezembro
Informações: 3291-5187 ou afbh@aliancafrancesabh.com.br


Permalink to Abertura da exposição “S{OBRA}”: 19/08, às 19h

Abertura da exposição “S{OBRA}”: 19/08, às 19h

Abertura da exposição

A exposição: S{obra} reúne – por meio de fotos, vídeos e instalações – um conjunto de olhares acerca dos diversos modos como o cotidiano metropolitano da capital mineira e de suas cidades satélites se encontra permeado por movimentos perenes de construção, desconstrução e reconstrução. Registros das cidades em mutação que, povoadas por obras públicas e privadas que transformam continuamente as paisagens, fazem emergir, em meio ao progresso de asfalto e concreto, arqueologias de memórias individuais e coletivas narradas pelos espaços urbanos.

Os artistas:

Pedro Veneroso vive e trabalha em Belo Horizonte. Bacharel em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG e mestrando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG, atua nas zonas de interseção entre arte, ciência e tecnologia. Participou de exposições e festivais nacionais e internacionais, tendo sido premiado no Festival Conexões Tecnológicas promovido pelo Instituto Sergio Motta em 2008, no 4º Edital Filme em Minas e indicado ao Prêmio Sergio Motta em 2009 como membro do coletivo de arte e tecnologia Marginalia Project. Foi artista residente no JA.CA [Belo Horizonte, 2010], no LABMIS [MIS-SP, São Paulo, 2011] e no projeto LaBarca [Florianópolis, 2014].

Randolpho Lamonier: graduando no curso de Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, desenvolve trabalhos em diversas mídias como desenho, pintura, fotografia, vídeo e instalação. Participou, dentre outras exposições, do FIF (Festival Internacional de Fotografia – Belo Horizonte, 2013), Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes, 2014), Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (Pará, 2014) e da individual “Diários em Combustão”, Galeria Orlando Lemos (Nova Lima, 2014). Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Sara Não Tem Nome vive e trabalha em Belo Horizonte e Contagem. Estudante de Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, é representada pela Duplo Galeria. Seus trabalhos transitam entre as artes visuais, música, cinema e poesia. Foi artista residente no Encomodo em 2012 (Diamantina), da Bolsa Pampulha em 2013 (Belo Horizonte) e é finalista no prêmio EDP nas Artes em 2014 (São Paulo). Foi premiada no concurso fotográfico Revelando Contagem em 2012 (Contagem) e no Festival do Minuto com 6 prêmios de 2010 a 2013 (São Paulo). Já realizou apresentações musicas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

 

Saiba mais sobre a exposição e os artistas aqui

 

Abertura: 19 de agosto, às 19h
Visitação pública: até 30 de setembro
Dias e horários: segunda a quinta, das 8h às 21h / sexta e sábado, das 8h às 16h30
Local: Salão cultural Georges Vincent da Aliança Francesa, Rua Tomé de Souza 1418 – Savassi
Contato: 3291 5187 / comunicacao@aliancafrancesabh.com.br
Entrada gratuita


Permalink to Curso de degustação de vinhos franceses, com Ronan Kerrest

Curso de degustação de vinhos franceses, com Ronan Kerrest

Curso de degustação de vinhos franceses, com Ronan Kerrest

No dia 21 de agosto, quinta-feira,  a AFBH vai abrigar o curso de degustação de vinhos com o professor e produtor francês Ronan Kerrest. Na oportunidade, os enófilos participantes, além de descobrirem a diversidade e a sutileza dos vinhos franceses, irão conhecer técnicas de degustação com acompanhamento de pães e comidas variadas a fim de experimentarem diversas harmonizações.

Inscreva-se e venha viajar nas regiões dos vinhos franceses!


Serviços

Investimento:
 R$ 125 (Alunos da Aliança Francesa tem desconto!)
Vagas: 15
Dia: 21/08
Hora: 19h
Local: Rua Tomé de Souza, 1418, Savassi.

(31) 3298-6818
afbh@aliancafrancesabh.com.br


Permalink to Inscrições prorrogadas: Festival da Canção Francesa 2014

Inscrições prorrogadas: Festival da Canção Francesa 2014

Inscrições prorrogadas: Festival da Canção Francesa 2014

Estão abertas as inscrições para o concurso da Canção Francesa de 2014, participe!

ler mais »


Permalink to Matrículas abertas para os cursos extensivo do 2º semestre

Matrículas abertas para os cursos extensivo do 2º semestre

Matrículas abertas para os cursos extensivo do 2º semestre

Garanta sua vaga nos cursos extensivos deste segundo semestre!
Os alunos interessados poderão se inscrever até o dia 2 de agosto na secretaria da Aliança Francesa BH.

Carga horária do curso: 50h/aula
Podendo ser dividida em uma vez por semana (3h/aula com 15min de intervalo) ou em duas vezes semanal (1h30).

Clique aqui e veja os horários e turmas para cada nível.

Documentos necessários
• Comprovante de endereço
• Identidade
• CPF

Para demais informações, entre em contato conosco.

RUA TOMÉ DE SOUZA, 1418 – SAVASSI
TEL.: (31) 3291-5187 / (31) 3292-6818 / (31) 3291 – 6118
afbh@aliancafrancesabh.com.br


Permalink to Semi-intensivo com o novo método “Saison”, participe da turma piloto!

Semi-intensivo com o novo método “Saison”, participe da turma piloto!

Semi-intensivo com o novo método

Estão abertas as inscrições para uma turma piloto do curso semi-intensivo com o novo método “Saison”.

ler mais »


Permalink to BOLSAS DE ESTUDO NA AFBH: Questionários esgotados.

BOLSAS DE ESTUDO NA AFBH: Questionários esgotados.

BOLSAS DE ESTUDO NA AFBH: Questionários esgotados.

Para você que tem vontade de aprender francês, aproveite esta  oportunidade! A Aliança Francesa BH oferece bolsas de estudos semestral com descontos que vão de 70% a 90%.

Consulte  os critérios e requisitos para a seleção, reúna os documentos necessários e preencha o questionário disponível na secretaria da AFBH.

Os questionários são numerados e limitados e só serão entregues aos candidatos à bolsa, por isso, não perca tempo!

Datas:

22/07 – questionários disponíveis na secretaria
28/07 – data limite para entrega do questionário corretamente preenchido juntamente com a documentação exigida
04/08 -
 resultado da seleção
06/08 - data limite para realização da matrícula pelos aprovados

 

 

25/07 Atenção: os questionários para solicitação de bolsas de estudo já se esgotaram.

 

Informações:
31 3291 5187
afbh@aliancafrancesabh.com.br
aliancafrancesabh.com.br


Permalink to Rodolphe Huguet lança exposição FIFAVELA, sexta(18), às 19h

Rodolphe Huguet lança exposição FIFAVELA, sexta(18), às 19h

Rodolphe Huguet lança exposição FIFAVELA, sexta(18), às 19h

O renomado artista francês Rodolphe Huguet realizou em Belo Horizonte o projeto Copa do Mundo das Favelas 2014 – Favela Internacional Futebol Artístico e, nesta sexta-feira (18), às 19h, inaugura a exposição FIFAVELA, na Aliança Francesa Belo Horizonte. A mostra reúne fotos, vídeos e uma instalação, produzidos ao longo das etapas do projeto, e está entre os eventos de comemoração dos 70 anos da Aliança Francesa Belo Horizonte.

No dia 6 de julho, Huguet promoveu um torneio de futebol no campo Estrela do Oriente, no Bairro Bethânia, com cerca de 50 jovens entre 6 e 14 anos, moradores das favelas no entorno do campo e alunos da “Escola de Futebol Indianápolis”. A partir de réplicas da “Brazuca”, a bola da Copa do Mundo, o artista produziu esculturas: o troféu do torneio e bolsas de luxo.

Os jovens “jogadores” foram fotografados e Huguet produziu figurinhas adesivas, estilo Panini, que chamou de “RONINI”. No verso, consta o nome do jogador e a favela onde mora.O artista também produziu adesivos com a foto de uma velha bola de futebol encontrada no Brasil, em uma viagem no ano passado. Os adesivos da velha bola, que estavam dentro da sacola de luxo, foram distribuídos pela cidade.

O gesto, embora simples, teve o objetivo de ecoar o que passou no Brasil ao redor da Copa do Mundo. Da bola de luxo, sai uma velha bola, usada, miserável, do mesmo país. Foi uma maneira de recolocar na frente do cenário e valorizar uma população que tende a ser esquecida, do mesmo jeito que a velha bola foi esquecida num canto do Brasil.

Todo o processo, desde o início, foi filmado e fotografado. E cerca de 20 fotos, vídeos e uma instalação com as esculturas da Brazuca e com uma edição dos adesivos RONINI serão expostos no jardim e nos corredores da Aliança Francesa Belo Horizonte, na sexta-feira (18), com entrada franca.

 

Saiba mais sobre o artista e leia o release completo aqui.

 

SERVIÇOS:
FIFAVELA
Exposição:18 de julho, às 19h, na Aliança Francesa (R. Tomé de Souza, 1418, Savassi).
Contato: (31)3291-5187 / afbh@aliancafrancesabh.com.br
Entrada gratuita.

Página 1 de 121234510...Last »