A Aliança Francesa de Belo Horizonte é uma Associação Brasileira sem fins lucrativos que se dedica ao ensino do idioma francês, à promoção do intercâmbio cultural entre o Brasil e os países francófonos e à valorização dos artistas locais. Fundada em 14 de julho de 1944, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil e respeitando as especificidades locais, a Aliança francesa de Belo Horizonte é um polo de referência para as outras Alianças Francesas e Centros Correspondentes do estado de Minas Gerais. Hoje, ela está situada em um belo casarão na região da Savassi e conta com uma estrutura moderna e um ambiente muito agradável.

 Porque estudar na Aliança Francesa Belo Horizonte?
 Nossa Equipe
 Conselho Diretor

A Aliança Francesa de Belo Horizonte e a relação cultural com a cidade

Desde 1944 em Belo Horizonte, a AFBH está cada vez mais presente no circuito cultural da cidade, organizando e/ou apoiando eventos de música, teatro, dança, artes plásticas, circo, literatura e cinema, como por exemplo, o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece todos os anos, em todas as capitais brasileiras. Além disso, inscrevemos trabalhos mineiros em vários festivais franceses como a Fête du Graphisme, Prix Photo Web, dentre outros. Em nossa própria sede, contamos com um espaço destinado a exposições de arte, a Galeria Georges Vincent, que já abrigou mostras de artistas como Rodolphe Huguet, Warley Desali, Thiago Alvim, Leonor Decour e Luis Matuto. Todas as salas são equipadas com quadro interativo, vídeo projetor, computador e acesso à internet, o que permite a boa utilização da versão digital dos métodos adotados e de documentos audiovisuais autênticos. Todos os espaços têm conexão wi-fi.


 

Porque estudar na Aliança Francesa Belo Horizonte

 

Quadro interativo

Instalado em todas as salas da Aliança Francesa Belo Horizonte, o Quadro Interativo ou TNI Tableau Numérique Interactif é um recurso multimídia composto por um quadro branco conectado a um computador, com um software específico. A tela do computador é projetada no quadro e é possível interagir usando a caneta digital e diversas ferramentas disponíveis. O quadro possibilita uma série de atividades interativas, entre elas :
  • Manipular imagens, textos e vídeos em sala de aula.
  • Escrever e desenhar na tela
  • Operar qualquer software em funcionamento
  • Capturar e manipular imagens e vídeos diretamente da Internet ou do material didático
  • Gravar o conteúdo das aulas e enviar aos alunos
  • Realizar atividades on-line
Com esse recurso as aulas são mais dinâmicas, interativas e prazerosas.

Número de alunos adequado

O número de alunos em cada turma pode variar entre 6 e 14, criando condições adequadas para as dinâmicas e interações em sala de aula.

Uma formação intercultural

O conhecimento adquirido é utilizado como ferramenta para diversas etapas da vida. Um aprendizado que potencializa as possibilidades em todas as áreas.

Centro de formação

A Aliança Francesa de Belo Horizonte propõe cursos e oficinas de capacitação e atualização para professores de francês e é uma referência para as outras Alianças Francesas de Minas Gerais. Além disso, atuamos em parceria com o  Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil (SCAC), a Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais e outras instituições em eventos que promovam o encontro e a troca de experiência entre francófonos, francófilos e professores de francês.

Mais cultura

Acreditamos que o aprendizado de uma língua está necessariamente ligado ao conhecimento das suas culturas correspondentes. Por isso, a Aliança Francesa promove diversas atividades culturais (exposições de arte, teatro, cinema, dança, música, circo...) voltadas  para os seus alunos e para o público em geral. Assim, trazemos um pouco da França e dos países francófonos para o cotidiano cultural de Belo Horizonte e damos aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar a língua de forma concreta, agradável e instrutiva.

Profissionais qualificados e preparados

Nossa Equipe

 

A Aliança francesa de Belo Horizonte destina parte do seu orçamento anual a cursos de capacitação e atualização para a sua equipe de professores composta de brasileiros e franceses, todos com formação no ensino da língua francesa. Esses cursos acontecem na sua própria sede, em outras cidades e estados do Brasil e no exterior (França, Québec...).

 

 
 

DA ASSOCIAÇÃO DE CULTURA FRANCO – BRASILEIRA DE BELO HORIZONTE (A . C . F . B )

Conselho Diretor

TRIÊNIO DE 2014 - 2017