Bem-vindo ao Refugistão
4 de abril de 2019
French + Sciences
11 de abril de 2019
Mostrar todos

Dica da Mediateca: o Arqueofeminismo por Maxime Rovere

No dia 22 de março, durante a 5ª Festa da Francofonia, BH recebeu a ilustre visita de Maxime Rovere (filósofo e professor de Filosofia da PUC-RJ) para divulgar seu novo livro “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas”.

O evento sediado na Academia Mineira de Letras com apoio da Aliança Francesa de Belo Horizonte foi um sucesso. E para aqueles que, infelizmente, não puderam comparecer a palestra, nós da Mediateca da AFBH estamos disponibilizando o livro.

Um dos principais instrumentos do machismo contemporâneo consiste em transmitir a concepção de um passado exclusivamente masculino. Ao reunir e organizar a coleção de textos escritos por mulheres filósofas (Marie de Gournay, Olympe de Gouges) e pensadoras feministas (Poulain de la Barre, Choderlos Laclos), Maxime busca reequilibrar uma história exclusivamente masculina da filosofia. Já que segundo o autor a ideia do passado intelectual uniformemente masculino é simplesmente errada. “A filosofia nunca teria sido possível durante dois ou três milênios sem a ajuda de mulheres”, afirma Rovere.

Para conhecer um pouco mais assista um pouco do autor falando do livro.

E não se esqueça de passar na Mediateca e fazer o empréstimo do livro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *