Sobre:

Mostra de 23 fotografias incentiva a reflexão sobre as diferenças de gênero e de identidade, promovendo diálogo e autonomia.

 

Com foco nas ações afirmativas dos LGBTs, a fotógrafa mineira Isabella Leiteabre a mostra individual “Corpos políticos”, no dia 25 de outubro, na Aliança Francesa Belo Horizonte. Este é o sétimo evento da programação anual da galeria Georges Vincent, com o tema geral “Arte na Luta”, em um total de oito exposições.

“Corpos políticos” é um recorte de 23 fotografias produzidas durante os campeonatos de gaymada (referência ao jogo esportivo “queimada”); a festa Duelo de Vogue; e duas edições da Parada do Orgulho LGBT em Belo Horizonte, em 2017 e 2018. Entre eles, o fato de serem todos eventos públicos que utilizam de linguagens artísticas para construção e afirmação deidentidades não binárias. “A estética contida nas expressões, gestos, maquiagens, acessórios, linguagens verbais específicas e outros elementos são utilizados como formas de significação corporal e política, possibilitando uma construção de caráter fortificador para os grupos que se apresentam e para o público”, descreve Isabella.

Ao inserir o visitante “voyeur”no universo dos eventos registrados, a exposição incentiva uma reflexão em torno da diversidade a partir da apresentação de grupos socialmente engajados nas questões de gênero e em suas várias formas de manifestação. “O intuito é direcionar o olhar e os sentimentos para uma reflexão em torno das diferenças, das autonomias e, ainda, possibilitar diálogos entre o público e a cidade, entre a obra e suas implicações”, revela a fotógrafa.

Nesse sentido, a exposição fotográfica se apresenta como elemento fortificador da imagem e de sua potência no campo do corpo e da política. “Forma-se nesse lugar, um cenário propício para pensar a reconstrução do olhar para si a partir do exercício de olhar para o outro”, pondera Isabella.

 

Isabella Leite nasceu em Belo Horizonte e é fotógrafa desde 2013. Frequentou diversos cursos livres e escolas, com destaque para a Escola Guignard, Escola de Imagem, Metrópole e Estúdio Figa. Seu trabalho inclui retratos, registros de espetáculos, manifestações documentais e fotografias urbanas, sempre em busca de captar a totalidade dos espaços e dos sujeitos. Participou de exposições individuais e coletivas na capital mineira, como “Duas”, no Edifício Maletta; e “Desvio”, no Santeria Bar.

 

 

 

Exposição “Corpos Políticos”, de Isabella Leite

Abertura: 25 de outubro, às 19h

Visitação: de 26 de outubro a 22 de novembro

Horários: de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15 | sexta-feira, das 7h30 às 17h15 | sábado, das 8h às 13h

Local: Aliança Francesa Belo Horizonte (rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)

Entrada gratuita

Mais informações: (31) 3291-5187

afbh@aliancafrancesabh.com.br


 

Interessado? Fale conosco

Sua mensagem