Exposição Aqui tudo parece que é ainda paraíso e já é inferno

Sobre:

Aliança Francesa Belo Horizonte lança a mostra individual Aqui tudo parece que é ainda paraíso e já é inferno, do artista plástico e professor Marcel Diogo, dia 26 de julho. Os trabalhos fazem parte da programação anual da instituição, com o tema “Arte na Luta”, que convocou artistas por meio de um edital.

Em Tristes Trópicos Lévi-Strauss escreveu: “Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína.” Sobre essas mesmas idéias o antropólogo acrescenta: “O Brasil corre o risco de ficar obsoleto antes de ficar pronto.”

 

O território brasileiro apresenta-se como promessa paradisíaca desde o início de sua construção, porém, revela-se infernal em seu cotidiano desigual.

 

A série intitulada “Aqui tudo parece que é ainda paraíso e já é inferno” reflete sobre  análises antropológicas e condições antagônicas do Brasil.

 

Nessa série o fogo é o objeto principal. As telas apresentam chamas que desenham silhuetas de automóveis incendiados. Talvez o automóvel incinerado em protestos nos grandes centros urbanos  represente o desejo de purgar as mazelas sociais e reascender nas cidades melhores condições de vida. Talvez as chamas possam consumir o inferno e trazer o prometido paraíso.

Sobre Marcel Diogo:
Natural de Belo Horizonte, é formado em Artes Plásticas, com habilitação em Pintura e Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006 e 2009.

Desenvolve pesquisas em diversos meios, dentre os quais, destacam-se sua produção pictórica e projetos curatoriais independentes. Coordena o Atelier do Ressaca na fronteira entre Belo Horizonte e Contagem e faz parte da iniciativa CERCA | Coletivo de Experiências em Residências e Colaborações Artísticas.

 

Mostra individual AQUI TUDO PARECE QUE É AINDA PARAÍSO E JÁ É INFERNO | Marcel Diogo

Abertura: 26 de julho, 19h.

Visitação: 26 de julho a 23 de agosto

Horários: Segunda a Quinta – 7h30 às 20h15 | Sexta-feira – 7h30 às 17h15 | Sábado – 8h às 13h

Local: Aliança Francesa BH – Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi.

Informações: afbh@aliancafrancesabh.com.br / 3291-5187

aliancafrancesabh.com.br


 

Interessado? Fale conosco

Sua mensagem