Exposição: Cerrado em Quadrinhos

Sobre:

“Sertransgênicos” e “Cerrado em quadrinhos”

Alves

Abertura dia 19 de outubro, 19h – Visitação até dia 09 de novembro.

Sertransgênicos & Cerrado em Quadrinhos dialogam com temática ambiental, usando como tema principal as novas formas de ocupação do Cerrado e os impactos advindos desse modelo na configuração natural e humana do bioma. Utilizando poesia, histórias em quadrinhos e ilustrações, são apontadas as mazelas e contradições da ocupação predatória do bioma, assim como são evidenciadas suas riquezas e potencialidades – visando reduzir a invisibilidade ambiental do Cerrado. A exposição é um desdobramento da minha Dissertação de Mestrado “Cerrado em Quadrinhos – Experiências e Contribuições Para o ensino de Geografia” defendida em 2014, no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo resultado também na publicação do livro “Cerrado em Quadrinhos” editado pela Nemo/Autêntica e uma exposição individual no âmbito do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.

alves

A exposição do Alves contará com uma apresentação de reflexões sobre a temática “biodiversidade”, sendo nossa sétima edição da Folha das Alianças Vivas.

E como em todo vernissage deste ano, também teremos um buffê e os coquetéis oferecidos pela Mon Caviste, loja de vinhos franceses belo-horizontina!

Sobre o artista:

Nasceu em 1976 na cidade de Itabira – MG. Autodidata, começou a desenhar cartuns, charges, tiras e histórias em quadrinhos no ano de 1993 e não parou mais. Publicou seus trabalhos nos jornais “O Estado de Minas (MG)”, “O Tempo (MG)”, “Diário da Tarde (MG)”, “Super Notícias (MG)” e “Pasquim 21 (RJ)”. Em Março de 2012 lançou o álbum em quadrinhos ” A Rua de Lá” pelo selo 100% Quadrinhos da Editora Graffiti.
Atualmente é colaborador das revistas MAD (SP) e Graffiti 76% Quadrinhos (MG), além de publicar ilustrações e charges no jornal Le Monde Diplomatique Brasil (SP) e na Folha de São Paulo. Publica também a série de tiras “Alvescomics” no jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em novembro 2015, lançou o livro “Cerrado em quadrinhos” pela editora Nemo. Neste mesmo mês foi convidado especial, com a exposição temática sobre o Cerrado, do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ).

A exposição faz parte do projeto Alianças vivas.


 

Interessado? Fale conosco

Sua mensagem