Festival da Canção Francesa 2018 – Etapa Minas Gerais

Sobre:

No dia 19 de outubro, acontece a etapa Minas Gerais do Festival da Canção Francesa 2018, quando os cantores mineiros selecionados se apresentarão no Teatro da Assembleia em Belo Horizonte, às 19 horas. O show é aberto ao público e a entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis 1 hora antes do evento, na bilheteria do teatro.

Os candidatos são:

João Marcos Preato – La Bohème

Júlia Brant – Et Demain Que Feras Tu De Ta Vie

Lohanye Garcia – Ne Me Quitte Pas

Lucia Sarapu – Que Reste T-Il Des Nos Amours

Luciana Bonfim – Dommage

Márcio Mello – Ma Vie

Paola Giannini – Poussiere D’Ange

Thaís Coimbra – Je Ne Veux Pas Travailler

 

Júri

Elodie Meunier – Adida cultural e acadêmica da Vâlonia-Bruxelas Internacional no Brasil. Professora de francês e de literatura francófona da Bélgica na UFMG.

Paco Pigalle  – Francês nascido em Casablanca no Marrocos e, criado entre Paris e Malaga (sul de Espanha) o Dj Paco Pigalle, chegou ao Brasil em 1986. Após temporadas no Rio e em Porto Seguro, em 1989 escolheu Belo Horizonte para iniciar o seu programa de radio “Nomade” e montar o seu primeiro espaço: “Paco Pigalle Bar”, dois projetos com a mesma temática, a diversidade cultural.

Philippe Makany – Adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte e Diretor Adjunto do Institut Français para o Estado de Minas Gerais.

Philippe Watel – Nasceu na França e mora no Brasil desde 2004, depois de 38 anos em Paris. Junto com a sua esposa brasileira, construiu um hotel com restaurante na ilha de Morro de São Paulo. O casal se mudou para Belo Horizonte em 2011 e abriu em 2013 o primeiro bistrô francês oferecendo vinhos de importação própria, todos em taça.

Vania Carvalho – Professora Adjunta do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto, e Presidente do Conselho Diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

Yves Mahé – Diretor Executivo da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves MAHE é professor de francês de formação. Trabalha há mais de trinta anos na cooperação cultural e educativa como responsável de centros culturais na América Latina e na África, tendo um interesse particular no desenvolvimento das TICE. 

 

Músicos

Serginho Silva – Timbatera

Júnior Fiúza – Baixo

Glaw Nader – Teclado

Samy Éric – Violão e guitarra

Fernando Muzzi – Direção musical

 

Contaremos com apresentação especial do vencedor da Semifinal Minas Gerais 2017, Max Hebert!

O objetivo do concurso, promovido pela Aliança Francesa, é valorizar e difundir o repertório da música da França no Brasil, além de descobrir novos talentos. Os três melhores intérpretes brasileiros do repertório de músicas francófonas recebem os seguintes prêmios: para o primeiro lugar, participação na Final Nacional em São Paulo, com hotel e voo arcados pela organização da etapa regional do Festival; para o segundo, uma bolsa de estudos para um módulo intensivo na Aliança Francesa de BH (50h), para o terceiro colocado, um jantar no valor de R$300,00 no restaurante Au Bon Vivant, com direito a um acompanhante.

Os candidatos enviaram seu material à Aliança Francesa de seu estado e os melhores foram selecionados. Agora, eles se apresentarão para uma banca julgadora composta por seis personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou aos representantes dos patrocinadores. Serão avaliados os seguintes quesitos: afinação, ritmo, interpretação, postura cênica e a pronúncia.

Apenas um candidato será selecionado em cada etapa regional (Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro) para participar da final nacional, em São Paulo, dia 07 de novembro, da qual serão escolhidos os três vencedores.

 

Confira o vídeo dos vencedores da semifinal 2017!

Agradecemos os apoios: Teatro da Assembleia, Embaixada da França no Brasil e Restaurante Au Bon Vivant.

Participe do evento Facebook!


 

Interessado? Fale conosco

Sua mensagem