Mediateca Aliança Francesa Belo Horizonte


Com um acervo com mais de 2000 títulos disponíveis para empréstimos,

entre DVDs, CDs e livros, a mediateca da Aliança francesa de Belo Horizonte também coloca a disposição dos seus usuários (internos e externos) revistas e jornais franceses como ‘’Beaux Arts’’, ‘’Les Inrockutibles’’ e ‘’Le monde diplomatique‘’. A sua ‘’biliotèque de l’apprenant’’ é organizada segundo os níveis de aprendizado da língua, o que promove a progressão gradativa da leitura e a autonomia do(a) leitor(a).

 

O acervo

A mediateca da Aliança Francesa de Belo Horizonte conta com um acervo voltado para a imersão na cultura e nas artes em língua francesa.
Nosso acervo, que conta com mais de 2000 materiais cadastrados, está dividido em Bibliothèque de l'apprenant, Bibliothèque principale, CDs, DVDs, Bande-dessinées, revistas e jornais.

A Bibliothèque de l'apprenant foi concebida e desenvolvida pelo Instituto Francês de Madri em 2005 e devido ao seu sucesso foi implantado em todas as Alianças Francesas do mundo. Seu acervo é completamente voltado para o ensino e o aprendizado da língua francesa, pois seus livros possuem uma linguagem fácil de ser assimilada.

A Bibliothèque de l'apprenant é organizada e classificada de acordo com os níveis do Quadro Europeu de Referência Comum de Línguas. Os exemplares são assinalados de acordo com a seguinte tabela de cores para facilitar a localização:

 

 
 

 

A Bibliothèque principale é constituída por grandes obras da literatura em língua francesa. Nosso acervo contempla desde grandes clássicos como Voltaire, Zola, Victor Hugo, até os nomes contemporâneos como Modiano, Eric-Emmanuel Schmitt, Anna Gavalda.

Atualmente a Mediateca conta com a assinatura de nove revistas em língua francesa de diferentes áreas de interesse que possuem periodicidades diversas, além de quatro jornais com periodicidade semanal.

 
 

Sugestões e mídia em destaque

Confira uma seleção feita pela curadoria da Aliança Francesa Belo Horizonte para você, todos esses e muitos outros títulos estão à sua disposição em nossa Mediateca.

 
1 / 1
 
 
Culturethèque é uma plataforma que reúne diversas bases francesas de conteúdo digital, tendo acesso gratuito a livros, músicas, histórias em quadrinhos, filmes, documentários, Web TV e formações. Ela foi criada pelo Escritório do Livro, pelas midiatecas da Embaixada da França no Brasil e por outras instituições francesas. O acesso à plataforma culturethèque é permitido aos alunos e membros da Aliança francesa. Basta entrar e se inscrever! Culturethèque, votre bibliothèque numérique from Institut français on Vimeo.

Música

  • A aba "ouvir" propõe uma seleção de links de diversas rádios e outros sites de música.
  Acesse agora

Imprensa

O site Culturethèque possui assinatura gratuita :
  • Acesso a revistas famosas
  • Acesso a jornais
  • Acesso a jornais e revistas online, busca por palavra chave.

Livros

  • Possui 25.000 livros para consulta online em todos os campos das Ciências Humanas, além de romances e livros infanto-juvenis.
  • Possui um grande número de publicações nas áreas de ciências Humanas,
  • Língua Francesa e Ciências Sociais, em texto integral.
  • Livros 100% online. Pode ser utilizado em qualquer smartphone, tablets, etc.

Filmes e Programas

O catálogo é constituído de aproximadamente 1000 programas (documentários, filmes, espetáculos, coleções, revistas), com os melhores do catálogo Arte e também o catálogo da TV5Monde + cinema (cinema francófono). Os programas são em francês, alguns disponibilizam legenda em francês e outros em inglês.
  • O limite de aluguel de filmes é de 3 por mês. • O acesso ao filme é de 48 horas.
  • Quando alugar um filme, você poderá vê-lo novamente após 30 dias.
Baixe um tutorial para habilitar vídeos na Culturethèque