Pela primeira vez no Brasil, «
L’université régionale –BELC, les métiers du français dans le monde » – aconteceu em Brasília, de 3 a 8 de fevereiro. Formação intensiva de cinco dias, aberta aos profissionais do francês da região sul-americana, o BELC ofereceu uma reflexão sobre as novas práticas e novas ferramentas para enfrentar os novos desafios que surgiram nessa área.
Soraia participou do ateliê “
Exploiter le théâtre en classe de FLE” e comentou: “A formação nos apresentou técnicas teatrais, como por exemplo, exercícios físicos, respiratórios, vocais, gestuais, bem como exercícios de concentração e memorização adaptados a cada nível de aprendizagem. Desta forma, não somente os processos cognitivos são mobilizados, mas também o espaço, o próprio corpo e ainda o corpo do outro. Um verdadeiro exercício de alteridade!”

Refletindo sobre a experiência nos ateliês “
Concrétiser l’approche actionnelle par le numérique” e “
Enseigner la F(f)rancophonie“, Samuel relatou que “as formações realizadas através da Université-BELC-Brasília , proporcionaram-me experiências de descoberta, renovação e enriquecimento, tanto na esfera profissional, quanto pessoal. Que incrível oportunidade foi para mim poder fazer parte de uma equipe completamente engajada com a promoção do idioma francês, totalmente imerso numa atmosfera de compartilhamentos interculturais e intelectuais. Quanto as minhas formações específicas, pude desenvolver novas habilidades ao conhecer melhor o universo ‘numérique’ (digital), assim como redescobri o mundo da ‘F(f)rancophonie’, visando assim um investimento pedagógico ainda mais eficaz para o ensino e difusão do FLE.”
Ao longo do semestre, Samuel e Soraia compartilharão as as competências desenvolvidas no encontro semanal da equipe pedagógica.
Samuel participou também de uma reportagem na Radio France International (RFI), no programa de Yvan Amar: “Danse des mots” (Dança das Palavras).
Confira!
Por fim, compartilhamos o lindo vídeo feito pela equipe do BELC para prestigiar os participantes: