Depois de se apresentar por mais de 20 países e rodar a América do Sul de Kombi e a Europa de motorhome, o grupo franco-brasileiro Čao Laru está de volta a Belo Horizonte, na casa de shows A Autêntica, como parte da programação da 5ª Festa da Francofonia. Também no núcleo musical, o evento recebe o duo belga Rive, no Teatro da Assembleia.
Fundada em 2014, a banda Čao Laru faz show com o repertório totalmente em francês no dia 24 de março. A apresentação vocal e instrumental mistura composições autorais do novo álbum, “Fronteiras”, a temas célebres da canção francesa, como “Les triplettes de Belleville”, “Les copains d’abord”, “La foule”, “Johnny tu n’es pas un ange” e “Je veux”. O grupo é formado pelos “músicos interventores” Noubar Sarkissian Junior (cavaquinho, violão, pandeiro e voz), Felipe Trez (bateria), Pedro Correa Abrantes (baixo e contrabaixo), Laura Aubry (acordeom e voz), Marie Tisser (violoncelo e voz) e Fabio Padua (clarinete, flauta, bandolim e violino). Ao fim da noite, o DJ Paco Pigalle, nascido no Marrocos e criado entre Paris e Málaga, anima a pista com temas francófonos.
Antes do show, também no dia 24, o Čao Laru promove a Oficina de Canção Francófona. A atividade gratuita é destinada a escolas, músicos e amantes da francofonia e envolve um repertório de músicas e danças tradicionais que o grupo coletou durante suas turnês pela França e pelo mundo, entre eles o créole, as danças bretãs e a canção moderna. A banda vai convidar os participantes a brincar (jogos musicais), a dançar e a cantar em polifonia, em diversos sotaques.
No fim de semana seguinte, dia 30 de março, será a vez do show do duo belga Rive, no Teatro da Assembleia, formado por Juliette Bossé (guitarra, piano, voz) e Kévin Mahé (bateria). De sonoridade electro-pop e canções autorais, escritas em francês por Juliette, o show traz o repertório do segundo álbum da dupla, “Narcose”, cujas letras aludem à luta feminista. O grupo recebeu vários prêmios na Bélgica e apresentou as canções do primeiro álbum, “Vermillon” (2017), em vários festivais na Bélgica, na Suíça e em Quebec. No mesmo ano, foi apontado como “revelação” e descrito pelas mídias como “onírico e poético”, “pop luxuriante e encantador” e “electro-pop à flor da pele”.
SOBRE A FESTA DA FRANCOFONIA:
A Festa da Franconfonia celebra a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa em todos os continentes. A programação envolve diversos eventos, como espetáculos teatrais e musicais, sessões de cinema, conferências, gastronomia e exposição de fotografia, além de concursos e encontros visando o intercâmbio de brasileiros com universidades francófonas.
SERVIÇO:
Oficina de Canção Francófona
Data: 24 de março (domingo)
Horário: das 15h30 às 17h
Local: A Autêntica (rua Alagoas, 1.172, Savassi)
Ingressos: gratuitos (mediante retirada prévia em sympla.com.br)
Show de Čao Laru
Data: 24 de março (domingo)
Horário: 19h
Local: A Autêntica (rua Alagoas, 1.172, Savassi)
Ingressos: R$ 25 (disponíveis em sympla.com.br)
Show do duo Rive
Data: 30 de março (sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro da Assembleia (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho)
Entrada franca