No dia 22 de março, durante a 5ª Festa da Francofonia, BH recebeu a ilustre visita de Maxime Rovere (filósofo e professor de Filosofia da PUC-RJ) para divulgar seu novo livro “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas”.
O evento sediado na Academia Mineira de Letras com apoio da Aliança Francesa de Belo Horizonte foi um sucesso. E para aqueles que, infelizmente, não puderam comparecer a palestra, nós da Mediateca da AFBH estamos disponibilizando o livro.
Um dos principais instrumentos do machismo contemporâneo consiste em transmitir a concepção de um passado exclusivamente masculino. Ao reunir e organizar a coleção de textos escritos por mulheres filósofas (Marie de Gournay, Olympe de Gouges) e pensadoras feministas (Poulain de la Barre, Choderlos Laclos), Maxime busca reequilibrar uma história exclusivamente masculina da filosofia. Já que segundo o autor a ideia do passado intelectual uniformemente masculino é simplesmente errada. “A filosofia nunca teria sido possível durante dois ou três milênios sem a ajuda de mulheres”, afirma Rovere.
Para conhecer um pouco mais assista um pouco do autor falando do livro.
E não se esqueça de passar na Mediateca e fazer o empréstimo do livro.