Exposição: “Que pão comeremos amanhã?”
28 de agosto de 2019
Espetáculo: Victor, O Menino Selvagem
3 de setembro de 2019
Mostrar todos

Conferência : arquitetura e urbanismo de Bordeaux

Conferência Bordeaux

Conferência sobre arquitetura e urbanismo de Bordeaux com o professor de História da Arte, Marc Saboya. 

Localizada no sudoeste da França, Bordeaux conta com um dos conjuntos urbanos mais admirados do mundo, reconhecida até mesmo pela UNESCO, que classificou a cidade como Patrimônio Mundial da Humanidade. Para falar sobre a riqueza da arquitetura e do urbanismo da região, a Aliança Francesa realiza a conferência “Bordeaux, Patrimônio Mundial da UNESCO”, com o historiador de arte, especializado em arquitetura, Marc Saboya. A palestra acontece no dia 21 de setembro, às 10h, no Centro Cultural Minas Tênis Clube e tem entrada gratuita.
O historiador de arte Marc Saboya, que se dedica a pesquisar a história da arquitetura moderna e contemporânea de Bordeaux, aborda em sua conferência o processo de integração da modernidade dentro de uma política patrimonial, o crescimento das cidades e a gestão da urbanização nos dias de hoje.
Para esse contexto, será observado como foi a sistemática na cidade francesa. Em 1995, o então prefeito de Bordeaux, Alain Juppé, deu início a dois grandes projetos urbanos que viriam mudar a cidade. O primeiro projeto urbano (1996-2003), promoveu a abertura de Bordeaux sobre seu rio Garonne, a construção de duas novas pontes, a instalação de um bonde – reduzindo o tráfego de automóveis –, e a restauração do patrimônio setecentista do centro da cidade.
O segundo projeto urbano (2010) consiste em acolher, até 2030, 100.000 novos habitantes e assim tornar a metrópole de Bordeaux um conjunto urbano de um milhão de habitantes. A segunda etapa envolve a construção de quatro novos distritos em terrenos abandonados por fábricas, no porto e em ferrovias.

Sobre o palestrante
Marc Saboya é graduado em Letras Modernas e Doutor em História da Arte. Professor de História da Arte Contemporânea na Universidade Michel de Montaigne-Bordeaux III. A partir de sua tese, dedicada a publicações sobre a arquitetura francesa no século XIX, iniciou uma reflexão sobre a relação entre a obra e a escrita. Desde 1997, tem se dedicado à história da arquitetura moderna e contemporânea de Bordeaux, e atualmente, tem trabalhando sobre o tema do detalhe na arquitetura.

Sobre a arquitetura de Bordeaux, Patrimônio Mundial da UNESCO
Desde a antiguidade galo-romana até o século XXI, a cidade de Bordeaux foi se enriquecendo de um notável patrimônio arquitetônico e urbano. Se a cidade é famosa por sua arquitetura clássica (século XVIII), também mantém os traços de um passado mais antigo e permanece fortemente marcada pelas transformações da era industrial (século XIX). No século XX, assimilou com dificuldade uma modernidade que tentou abalar uma herança muito tradicional, enquanto no século XXI se compromete a incluir em sua história operações urbanas de uma magnitude excepcional.

SERVIÇO:
Conferência Bordeaux Patrimônio Mundial da UNESCO, com Marc Saboya
Data/horário: 21 de setembro, às 10h
Duração: 1h30
Local: Sala Multimeios 1, no Centro Cultural Minas Tênis Clube (R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte)
Obs: palestra em francês, sem tradutor
Entrada Gratuita
Informações: afbh@aliancafrancesabh.com.br
aliancafrancesabh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.