Conferência : arquitetura e urbanismo de Bordeaux
3 de setembro de 2019
Contes Choisis du Petit Nicolas
9 de setembro de 2019
Mostrar todos

Espetáculo: Victor, O Menino Selvagem

Festival Artes Vertentes em Belo Horizonte

 O espetáculo “Victor, o menino selvagem” marca pré-estreia do Festival Artes Vertentes na capital mineira

“Victor, o menino selvagem”, inédito na América Latina, será apresentado no SESC Palladium, no dia 08 de setembro. Criado pela Companhia Zaï (França), o espetáculo usa técnicas do teatro de sombras e do teatro mímico, narrando, de forma poética, a história de Victor, um menino que de um dia para o outro se encontra sozinho em um mundo estranho e incompreensível.

A peça, que participou de importantes festivais na Europa e na Ásia, conta com a atuação do ator Arnaud Précheac e a trilha sonora é criada ao vivo pelo músico Gildas Préchac. “As crianças ficam fascinadas por este trabalho desconcertante e original, tão incomum quanto audacioso”, aponta o crítico teatral francês Nicolas Arnstam.

Realizada em parceria com o SESC Palladium e a Aliança Francesa, a apresentação em Belo Horizonte é um recorte da programação do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, que acontece entre os dias 12 e 22 de setembro na histórica cidade mineira.

 

Sobre o Festival Artes Vertentes

Em 2019, o Festival Artes Vertentes chega à sua oitava edição, consolidando a proposta de seus criadores de apresentar todos os anos, em Tiradentes (MG), uma programação de alto nível artístico; e promover um diálogo cultural de âmbito internacional entre artistas e público. Este ano, 31 artistas brasileiros e estrangeiros participam da programação do Festival, que contempla os campos da música, artes cênicas, artes visuais, cinema e literatura. As sete edições anteriores reuniram em Tiradentes mais de 250 artistas de 21 nacionalidades.

De acordo com Gustavo Carvalho, diretor artístico do Festival Artes Vertentes, “a programação é alinhada por um mote curatorial, um tema que está presente nas relações da sociedade contemporânea e que procura instigar indagações e reflexões”.

Em 2019, a programação abordará diversos aspectos da comunicação, através do mote curatorial “O último grito antes do silêncio eterno”. Esta frase faz uma alusão à última mensagem enviada em código morse pela marinha francesa. “Partindo da poética contida nesta frase, pretendemos abordar vários aspectos da comunicação na sociedade contemporânea: a voz materna e a potência feminina como a primeira forma de comunicação vivenciada pelo ser humano, a pós-verdade e a falência da palavra como meio de comunicação, a comunicação além da palavra e vozes apagadas na sociedade. Este processo humano, social e político vem passando por transformações avassaladoras, impactando como nunca os relacionamentos e as decisões que tomamos individual e coletivamente”.

Sinopse de “Victor, o Menino Selvagem”:

Victor é um menino educado e amado pelos pais até o dia em que, subitamente, se vê abandonado em um mundo estranho e incompreensível. Separado de sua espécie, encontra ao longo de seu solitário caminho seres fantásticos e abstratos, criaturas selvagens com diferentes comportamentos, tais como um monstro gelatinoso, um conjunto de pedras loucas e uma mágica bola verde, elementos que povoam uma floresta com vida própria e que passam a fazer parte do mundo de Victor.

Direção de movimento: Arnaud Préchac com a participação de Gildas Préchac.

Ilustrações: Blandine Denis e Juliette Morel

Composições originais e direção musical: Gildas Préchac

Direção de imagem: Blandine Denis e Juliette Morel

Produção: Compagnie Zaï (França)

 

 

 

SERVIÇO

Victor, o menino selvagem

Data: 08 de setembro, às 17h00
Local: SESC Palladium

Endereço: R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro

 

Ingressos:

R$25,00 – inteira
R$12,50 – meia-entrada

 

 

Assessoria de imprensa do Festival Artes Vertentes:

Bárbara Chataignier (21) 99738-1243 / bchataignier@gmail.com

 

Mais informações sobre a programação do Festival Artes Vertentes 2019 no site www.artesvertentes.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.