Matrículas abertas – módulo Agosto/Setembro 2020
30 de junho de 2020
PARCERIA ENTRE ALIANÇA FRANCESA E PUC-MG OFERECE DESCONTOS PARA ALUNOS E FUNCIONÁRIOS EM CURSO DE FRANCÊS
22 de julho de 2020
Mostrar todos

PROGRAMAÇÃO COMPLETA FESTIVAL LIBERTÉ

PROGRAMAÇÃO COMPLETA FESTIVAL LIBERTÉ

Programação:

FILARMÔNIA EM: SINFONIA FANTÁSTICA, DE BERLIOZ

Em parceria com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais o Festival Liberté tem o prazer em disponibilizar o vídeo de apresentação da Sinfonia Fantástica, do compositor francês Hector Berlioz.
Apresentação do diretor artístico e regente titular da Filarmônica, Fabio Mechetti, que ressalta as fantasias e paixões de uma obra de proporções monumentais.
”Berlioz compôs sempre estimulado por impressões literárias, organizando sua música como ilustração de um enredo poético, frequentemente de caráter autobiográfico. O aspecto confidencial, tão próprio do Romantismo, assume feição muito peculiar em Berlioz, para quem a realidade e o imaginário se complementam. Transformou sua obra em um gesto autobiográfico, fez da vida um romance tempestuoso e soube ainda reinventá-las, quando escreveu suas admiráveis (mas pouco confiáveis) Memórias. Grande músico do romantismo francês, Berlioz prende-se à forma mais emocional do romantismo alemão, ao estabelecer uma voluntária confusão entre o real e o imaginário.”, complementa Paulo Sérgio Malheiros dos Santos, pianista e professor da UEMG.
Sinfonia Fantástica, de Berlioz:

EXPOSIÇÃO VIRTUAL “O QUE MEUS OLHOS VEEM”

O ócio dentro de casa pode ser criativo. Com isso em mente, a Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta em seu site, entre os dias 22 de junho e 31 de julho, a exposição virtual “O que meus olhos veem” (Ce que mês yeux voient). A exposição é resultado do Concurso Fotográfico realizado durante o mês de maio, com o objetivo de estimular a criatividade e a interação (virtual) das pessoas em isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Foram selecionadas as 05 primeiras fotografias em cada uma das 03 categorias do concurso: ‘’Objetos do cotidiano’’, ‘’Paisagem da Janela’’ e ‘’Retratos Íntimos’’.

A exposição mostra os registros do cotidiano dos participantes, expressando sentimentos e visões das situações a partir da vivência dentro de casa. 

Link de acesso: https://aliancafrancesabh.com.br/exposicoes/concurso-de-fotografias-o-que-meus-olhos-veem-ce-que-mes-yeux-voient-retratos-intimos/

 

EXPOSIÇÃO VIRTUAL “LÍNGUAS EM PERIGO: COMO PODEMOS SALVÁ-LAS?”, DE 10 DE JULHO A 31 DE AGOSTO

Como parte da programação do Festival Liberté, a Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a exposição virtual ‘’Línguas em perigo: como podemos salvá-las?’’ (“Langues en danger : comment les sauver?”), de 10 de julho a 31 de agosto, no site da Aliança Francesa. Concebida pela Cidade das Ciências e da Indústria, um espaço Universcience, desenvolvida através da pesquisa de Bárbara Vignaux.

A exposição revela como a ciência tem sido uma aliada no combate as constantes ameaças de extinção de milhares de línguas indígenas – parte do patrimônio da humanidade.

O Festival Liberté é uma iniciativa que traz diversas atividades culturais durante o mês de julho e tem como tema a Liberdade, um dos lemas principais da França – “Liberté, Égalité, Fraternité” – e que figura na bandeira de Minas.

Acesse: https://aliancafrancesabh.com.br/exposicoes/linguas-em-perigo-como-podemos-salva-las/

APRESENTAÇÃO MUSICAL E BATE-PAPO COM O MÚSICO FRANCÊS BENJAMIN PIAT

Nada melhor que uma boa música francesa para ‘tocar’ nossas emoções em tempos de isolamento social. Assim, a Aliança Francesa Belo Horizonte apresenta um concerto intimista e bate-papo com o cantor francês Benjamin Piat no dia 17 de julho, às 18h30, com transmissão através de seu instagram. 

Benjamin Piat apresenta, especialmente para a Aliança Francesa, seu novo álbum “Frenchy”, otimista e refrescante, inspirado em fugas coloridas e descobertas mistas.

‘’ “Frenchy” foi composta em colaboração com o grupo Tryo, estamos felizes em nos deixar levar por esse passeio em direção a “O caminho das cachoeiras”, que nos leva a conhecer “The stranger” e Capucine, uma jovem parisiense em busca de sonhos. ‘’ de acordo com Benjamin Pait.

Acesse: instagram.com/aliancafrancesabh/

 

PALESTRA SOBRE A HOSPITALIDADE AO IMIGRANTE EM PARIS – PROFESSOR DOUTOR LEANDRO BRUSADIN FAZ TRANSMISSÃO AO VIVO, NO DIA 21/07, ÀS 19H, NO INSTAGRAM DAS INSTITUIÇÕES

A Aliança Francesa de Belo Horizonte e a Academia Mineira de Letras se unem na realização da palestra ”Os conceitos sociais fundamentais de hospitalidade: as práticas de acolhimento institucional aos imigrantes em Paris”. Quem aborda o assunto em transmissão ao vivo no Instagram das instituições é o professor Doutor Leandro Brusadin (UFOP), no dia 21 de julho, às 19h, expondo resultados sobre pesquisa realizada. A palestra integra a programação do Festival Liberté, realizado ao longo do mês de julho com diversas atividades culturais gratuitas e on-line. 

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Leandro Brusadin explica que a Sociologia e a Filosofia são entendidas como premissas fundamentais para a pesquisa em hospitalidade sob a atributos e pensamentos da Escola Francesa. “Ao contrário do processo de acolhimento social, a modernidade é caracterizada por uma sociedade de indivíduos que extrai ações coletivas de si mesma e obrigações para com os outros”, esclarece. 

O objetivo da pesquisa de pós-douramento realizado na Université de Paris V, sob a supervisão de Anne Gotman, foi estudar processos de hospitalidade pública em relação aos imigrantes e refugiados no cenário contemporâneo nas perspectivas do sistema da dádiva e da fenomenologia do acolhimento. 

A metodologia parte de uma discussão teórica que busca conectar estudos clássicos focados na teoria do dom de Marcel Mauss aos escritos de hospitalidade de Jacques Derrida através de pensadores franceses contemporâneos. Além do debate teórico, foram realizadas pesquisas de campo, de natureza observacional, em instituições que acolhem imigrantes e refugiados em cidades como São Paulo e Paris. 

O pesquisador conclui que o Estado terceiriza e delega suas ações de hospitalidade pública no que diz respeito à solidariedade para as instituições religiosas e organizações não-governamentais, mas reserva as ações de controle migratório que visa a austeridade e hostilidade em relação ao estrangeiro que ele não deseja como um membro. “A chamada crise migratória do nosso tempo é, nessas circunstâncias, uma crise de hospitalidade”, completa o palestrante.

Sobre o palestrante:

Leandro Brusadin é Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista de Franca | UNESP (2011), Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi | UAM (2005) e Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas | PUC-Campinas (2001). Pós-doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo | EACH-USP (2015). Pós-doutorado em Sociologia pela Université de Paris – Faculté des Sciences Humaines et Sociales – Sorbonne | PARIS V (2019), onde atuou como pesquisador convidado no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux.  Atualmente é coordenador do Comitê de Turismo Cultural do ICOMOS – Brasil (International Council on Monuments  and Sites).

Professor Associado do Departamento de Turismo da Escola de Direito, Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (DETUR – EDTM | UFOP), desde 2008, onde já exerceu os cargos de Vice-Diretor da Unidade e de Coordenador do Comitê de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Professor Permanente do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-ACPS | UFMG).

Acesse: https://aliancafrancesabh.com.br/events/palestra-os-conceitos-sociais-fundamentais-de-hospitalidade-as-praticas-de-acolhimento-institucional-aos-imigrantes-em-paris/

RETRANSMISSÃO DA ÓPERA ANDREA CHÉNIER

Para diversificar e incrementar ainda mais a programação do Festival Liberté, no dia 26 de julho, às 18h00, será retransmitido a ópera de Umberto Giordano: Andrea Chénier, nos canais da Aliança Francesa: Instagram, facebook e YouTube.

Andrea Chénier
A ópera de Umberto Giordano é baseada na vida do poeta francês André Chénier (1762 – 1794), que foi executado durante a Revolução Francesa. A obra de Umberto Giordano é composta de quatro atos e tem libreto de Luigi Illica. A primeira apresentação da ópera aconteceu no Teatro Scala, em Milão, em 1896. Na ópera, Andrea Chénier é um poeta popular que frequentava as altas rodas da elite francesa e é convidado a unir-se ao movimento revolucionário. O poeta, apaixonado por uma aristocrata, acaba se tornando um homem procurado pelas tropas de Robespierre.

Acesse: https://aliancafrancesabh.com.br/events/retransmissao-opera-andrea-chenier/

CINÉ-CLUB BANDE À PART

Os filmes têm a capacidade de transportar o telespectador para outros mundos e histórias, emocionando e abrindo a mente para outras perspectivas. Para promover uma discussão entre os apaixonados pela sétima arte, realizamos o “Bande à Part”, um cine clube virtual com filmes de países francófonos.

Queremos convidá-lo a participar desses encontros de vivências cinematográficas e compartilhar as suas reflexões. Inspirados pelo ciclo deste mês assistam aos filmes, faça a sua inscrição e participe do bate-papo online dia 29/07/2020, às 18h. Os encontros serão em português.

Em função do Festival Liberté, o “Bande à Part” deste mês, traz filmes com o tema ‘’História e Cultura da França’’. Os participantes podem assistir produções como “A Revolução em Paris’’, ‘’Cyrano Mon Amour’’ e ‘’A Busca do Chef Ducasse’’. 

As inscrições serão feitas através de envio de email até o dia 29 de julho para: cultura@aliancafrancesabh.org.

Acesse: https://aliancafrancesabh.com.br/events/cine-club-virtual-bande-a-part/

LIVE GASTRONÔMICA COM PATI CHAUSSON

A gastronomia francesa é uma das mais renomadas do mundo e gera muito interesse aos apaixonados pela boa mesa. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre a culinária, além de cozinhar junto com a Gastrônoma Pati Chausson, do projeto Vraubelle, no dia 31 de julho, às 19h, no Instagram da Aliança Francesa BH (@aliancafrancesabh) com a Live Gastronomia Francesa. A transmissão gratuita encerra a programação do Festival Liberté, evento promovido pela Aliança Francesa Belo Horizonte, Consulado Honorário da França em Belo Horizonte e Embaixada da França.

Na ocasião, o preparo de um Coq au Vin será acompanhado. A live também é o lançamento de um novo curso da Aliança Francesa, o Atelier de Gastronomia, que acontecerá a partir de agosto, em oito encontros virtuais pela plataforma Zoom. O projeto é voltado para todo o público, com aulas em português, mas com ensinamentos de história, cultura gastronômica francesa e inserção de palavras e expressões voltadas ao mundo da gastronomia. Assim, mesmo que a pessoa não tenha domínio da língua francesa, mas que tenha interesse pela gastronomia francofônica, poderá usufruir das aulas.

Acesse: instagram.com/aliancafrancesabh/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.