Teste online de nível
Teste online de nível
19 de maio de 2022
Teste online de nível
Teste online de nível
26 de maio de 2022
Mostrar todos

11º Prix Photo Aliança Francesa – Concurso de fotografia está com inscrições abertas

Quando:


Data: 16/05/2022 - 23/06/2022

Horário: 00:00

Sobre:


Sob o tema “Sonhos” Prix Photo Aliança Francesa, importante prêmio nacional de fotografia, abre inscrições no dia 16 de maio 2022. O primeiro colocado ganha uma viagem para França com bilhete Air France, agenda de encontros profissionais em parceria com a rede Diagonal, a publicação do portfólio na revista francesa L’Oeil de la Photographie, além da exposição coletiva na Galeria da Aliança Francesa Botafogo com os três primeiros colocados. Inscrições: De 16 de maio até 23 de junho 2022, através do site: www.prixphotoaf.com.br

O Prix Photo Aliança Francesa é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, e busca valorizar propostas artísticas originais, experimentais, sejam abstratas ou documentais, e que possam oferecer um olhar diferenciado sobre as temáticas atuais propostas pelo concurso e que representam um eco das grandes questões de nosso tempo.

Após o preenchimento online da ficha de inscrição, os participantes deverão enviar também via site, através de “upload”, a série com as 10 fotografias coloridas ou preto e branco, sob o tema “Sonhos”, proposto nesta edição e ilustrado pela foto da série “O Parto”, de Gustavo Minas, premiada no concurso em 2017. As imagens poderão ser manipuladas ou não, e devem ser enviadas no tamanho máximo de 2mb e em formato JPG, obtidas por meio de equipamento analógico (câmera de qualquer formato, pinhole ou outra técnica) ou digital.

Ao longo da história, o sonho tem sido tema de debates científicos, filosóficos, religiosos e culturais sobre sua natureza e significados. Para Freud, os sonhos têm ligação com nossos desejos inconscientes, uma relação que se faz presente também no nosso cotidiano. Afinal, o sonho saiu do campo do imaginário individual e passou a ser um sinônimo para nossos desejos e planos no mundo real, sejam pessoais ou coletivos. Para essa edição do Prix Photo Aliança Francesa, o tema “Sonhos” propõe uma interpretação do sonho em todos os seus sentidos. Em um momento em que buscamos imaginar o futuro pós-pandemia, o sonho representa uma potência de transformação pessoal e social. Seja através da representação do estado onírico em que nos encontramos durante o sono ou da expressão de desejos e anseios concretos, o concurso é um convite a realizar nossos sonhos através da fotografia.

Em 2021, a décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, propôs o tema “Reflexos” e recebeu mais de 680 portfólios de participantes inscritos neste ano de pandemia da Covid-19. O vencedor do júri oficial foi o fotógrafo José Roberto Bassul (Brasília, DF) com a série “O sol só vem depois”, premiado com uma viagem a Paris com direito a acompanhante. A segunda colocada foi a fotógrafa Ilana Bar (Atibaia, SP) com a série “Metamorfose”. O prêmio do júri popular foi concedido à Jota Barbosa (Afuá, PA), pelo ensaio “Reflexos da água”. Além dos dois primeiros colocados, destacou-se os ensaios “ANOMIA / Urbs_opsis”, de Luiz Baltar (Rio de Janeiro, RJ) e “Popularmente desconhecido”, de Ana Maria Antonelli da Veiga (Brasília, DF), aos quais foi conferida uma menção honrosa.

Realizado pela rede das Alianças Francesas no Brasil, o concurso no âmbito nacional conta com apoio da Air France, da revista francesa L’Oeil de la Photographie, da rede francesa de locais de exposição e fotografia Réseau Diagonal, do hub carioca de fotografia e artes Ateliê Oriente, da editora paulista Lovely House, da revista de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles, Revista ZUM, da bienal de fotografia social e ambiental PhotoClimat, bem como da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês.

O Prix Photo Aliança Francesa irá premiar o 1° lugar com uma viagem para encontros profissionais na França em parceria com Réseau Diagonal, com bilhete Air France, além da publicação do portfólio na revista francesa L’Oeil de la Photographie.  O 2° lugar poderá participar de uma residência artística no Rio de Janeiro, em parceria com o Ateliê Oriente. Já o 3º lugar e o vencedor do prêmio do júri popular ganham uma mentoria profissional à distância com Ateliê Oriente. Além dos prêmios principais, serão oferecidos também dois prêmios especiais: o prêmio Lovely House, que consiste em uma residência à distância de formatação de fotolivro, em parceria com a editora e casa de livros paulista Lovely House, e o prêmio PhotoClimat, que oferece a difusão do portfólio na Maison du Climat em Paris – em parceria com a Bienal Photo Climat.

No júri farão parte Erika Negrel, secretária geral do Réseau Diagonal, rede que reúne locais de exibição, prática e produção fotográfica na França; o fotógrafo e colecionador de fotografia contemporânea Joaquim Paiva; a fotógrafa Marcela Bonfim; Nicolas Henry, fotógrafo francês e organizador da bienal PhotoClimat; Paulo Marcos, fotógrafo e diretor do Ateliê Oriente; o curador e editor-chefe da revista ZUM, Thyago Nogueira; e a galerista francesa Valérie Cazin.

Serviço:

11º Prix Photo Aliança Francesa

Período de Inscrições: 16 de maio até 23 de junho de 2021.

Site: http://www.prixphotoaf.com.br