AFBH indica: Palestra ”Júlio Verne me Salvou”
19 de junho de 2019
Festival da Canção Francesa 2019 – Etapa Minas Gerais
15 de julho de 2019
Mostrar todos

A Aliança Francesa BH apresenta: concerto de piano com Jean-François Dichamp

Sobre:

ALIANÇA FRANCESA BH APRESENTA CONCERTO DE PIANO COM

JEAN-FRANÇOIS DICHAMP, NO DIA 7 DE JULHO

O REPERTÓRIO CONTEMPLA CANÇÕES DE COMPOSITORES AGRACIADOS, COMO: GRANADOS, SCARLATTI, COUPERIN E DEBUSSY.

 

O pianista francês Jean-François Dichamp chega ao Brasil pela primeira vez, estreando sua turnê por aqui com uma apresentação em Belo Horizonte, no dia 7 de julho, às 11h, no Teatro da Fundação de Educação Artística. Para o repertório, ele preparou interpretações de obras de Enrique Granados, Domenico Scarlatti, François Couperin e Claude Debussy. O espetáculo é uma realização da Aliança Francesa BHdentro das atividades do Festival Liberté e integra o projeto Manhãs Musicais da Fundação de Educação Artística. Conta também com o apoio do Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil. Além da capital mineira, o artista passa ainda por outras cinco cidades: Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Recife e Gravatá.

Jean-François Dichamp ficou conhecido aos 12 anos na França por interpretar Mozart quando criança, em um filme de Marcel Bluwal, de 1982. Porém, sua experiência como ator ficou em segundo plano e ele acabou escolhendo o caminho da música que o levou ao Conservatório de Paris e à conquista do Primeiro Prêmio do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris em 1986.

As recompensas não pararam por aí. Internacionalmente, ele ganhou três prêmios no Concurso Internacional de Santander (Prêmio de Finalista, Prêmio Especial “Jovens Talentos” e Prêmio “Especial Chopin”) que marcaram o início de uma carreira aclamada na Polônia, Irlanda, Alemanha, Espanha, Turquia, Romênia, Países Baixos, Portugal, Argélia, Estados Unidos, México, Colômbia, Paraguai e Chile. Os seus dois primeiros discos, o primeiro dedicado a Chopin, o segundo a Liszt, foram unanimemente aplaudidos pela crítica.

‘’Foi com uma imensa alegria e emoção que recebi a notícia do meu     convite para os concertos no Brasil, esse país de grande tradição de piano! Os nomes de Guiomar Novaes e Nelson Freire abalaram minha infância e desde sempre inspiraram minha trajetória.

Para esses primeiros concertos escolhi um repertório que mostra correntes artísticas de 2 países que estão  próximos de mim. A música espanhola pelo brilho de suas cores e seus ritmos inspirados no Flamenco e na Escola Francesa.  ‘’Las Goyescas’’ foram inspiradas em Granados pelos quadros de Goya e Debussy cujos títulos dessas peças evocam uma pintura impressionista. Cada um desses compositores será acompanhado por um grande mestre da época barroca, Scarlatti e Couperin.

Por isso, concebi esse programa como uma viagem atemporal através da pintura e da música espanhola, por um lado, e do francês, por outro, ecoando a maravilhosa viagem que estou prestes a fazer no seu belo país. ’’ exemplifica Jean-François Dichamp.

 

SERVIÇO:

Concerto de piano com Jean-François Dichamp

Data: domingo, 7 de julho

Horário: 11h

Local: Teatro da Fundação de Educação Artística (Rua Gonçalves Dias, nº 320)

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

**Os ingressos serão disponibilizados apenas na bilheteria do teatro, uma hora antes do evento.


 

Interessado? Fale conosco

Sua mensagem