A Aliança Francesa BH completa 75 anos de incentivo à cultura francófona
14 de julho de 2019
Ópera Le Devin du Village
21 de agosto de 2019
Mostrar todos

A Aliança Francesa BH completa 75 anos de incentivo à cultura francófona

Quando:


Data: 14/07/2019

Horário: Horário flexível

Sobre:


COM UMA ESTRUTURA MODERNA, A ASSOCIAÇÃO É CENTRO DE REFERÊNCIA NA OBTENÇÃO DE DIPLOMAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA FRANCESA RECONHECIDOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL FRANCÊS, ALÉM DE POSSUIR UMA INTENSA AGENDA DE ATIVIDADES CULTURAIS.

Fundada em Belo Horizonte durante a Segunda guerra mundial por representantes da “França libre”, a Aliança Francesa Belo Horizonte comemora, no próximo dia 14 de Julho, os 75 anos de sua atuação como importante espaço de difusão da língua e da cultura francesa. Para alcançar essa finalidade, a AFBH participa ativamente do circuito cultural da cidade, por meio de exposições de arte, encontros literários, cinema, espetáculo de teatro, de dança, concertos de música e conferências voltadas para alunos e o público em geral. Alguns exemplos são o Festival Varilux de Cinema Francês, a Fête de La Musique (Festa da Música), o Festival Liberté e o Festival da Canção Francesa. Todas as iniciativas têm o objetivo de oferecer aos mineiros a oportunidade de conhecer e compartilhar da cultura e dos valores dos países francófonos, bem como favorecer intercâmbios culturais e amizade entre o Brasil e a França.
Situada em um agradável casarão tombado pelo patrimônio histórico na região da Savassi, a Associação hospeda uma midiateca em francês e organiza cursos de língua francesa contando com métodos modernos e salas de aula equipadas com quadros interativos, videoprojetores, computadores e acesso à internet, que viabilizam o acesso a documentos audiovisuais autênticos, essenciais para o ensino-aprendizagem do francês.
Criada em 21 de julho de 1883 em Paris por Paul Cambon e Pierre Foncin, a primeira Aliança Francesa reuniu, desde o início, grandes nomes como Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne, Armand Colin. Rapidamente, uma constelação de Alianças francesas criou-se no mundo, constituindo uma rede presente em 131 países, com 832 unidades e 500 mil alunos, sendo atualmente a maior ONG cultural no mundo.
No Brasil, a Aliança Francesa existe desde 1885. Apoiada pelo Ministério Europeu dos Assuntos Exteriores da França e parceira da diplomacia cultural da Embaixada da França no Brasil, a rede brasileira conta com 36 associações localizadas em quase todos os estados brasileiros.

SERVIÇO
ALIANÇA FRANCESA BH
Local: Rua Tomé de Souza, 1.418 – Savassi
Contatos: (31) 3291-5187
afbh@aliancafrancesabh.com.br
aliancafrancesabh.com.br


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem