Teste online de nível
Teste online de nível
6 de agosto de 2020
Ciné-Club Bande à Part de agosto – Filmes dirigidos por mulheres
26 de agosto de 2020
Mostrar todos

ALIANÇA FRANCESA E ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS APRESENTAM PALESTRA SOBRE O PANORAMA DO PENSAMENTO FRANCÊS

Quando:


Data: 03/08/2020

Horário: 18:00 - 20:00

Sobre:


O PALESTRANTE JEAN-FRANCIS POULET ABORDA O ASSUNTO EM ENCONTRO VIRTUAL PELA PLATAFORMA ZOOM NO DIA 3 DE AGOSTO, ÀS 18H

 

Pensadores franceses influenciam até os dias de hoje a cultura ocidental e as transformações na sociedade. Para que o público possa conhecer a história e diferentes filósofos, a Aliança Francesa, em parceria com a Academia Mineira de Letras, realiza a palestra “Panorama do pensamento francês”, com Jean-Francis Poulet. O público pode participar a partir da plataforma Zoom, onde será possível interagir com o palestrante, no dia 3 de agosto, às 18h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Na época renascentista, Montaigne e La Boétie já tinham aberto o caminho, mas foram os filósofos Iluministas aqueles cujos ideais mais impactaram a construção dos valores que representam a França moderna.

A Enciclopédia (co-fundada por Diderot), o contrato social de Rousseau e o Espírito das leis de Montesquieu inspiraram conquistas da revolução francesa como a abolição de os privilégios e a declaração dos direitos do Homem e do cidadão.

Na sequência, forjou-se um ideal nacional baseado em valores republicanos e a defesa dos serviços públicos. No início do século vinte, a lei de separação da Igreja e do Estado instaurou o estado laico. Mais direitos foram conquistados com a Frente Popular de 1936 e, depois da segunda guerra mundial, o programa do Conselho Nacional da Resistência ajudou a consolidar o estado de bem-estar social.

Os pensadores existencialistas e o movimento de Maio de 68 trataram de desmistificar o romance nacional, ampliando a complexidade do debate. Todas essas idéias francesas influenciaram o resto do mundo e o Brasil, cuja intelectualidade sempre ficou atenta ao que acontecia naquele país.

 

Sobre o palestrante:

Jean-Francis Poulet é mestre em Antropologia pela Universidade Lumière Lyon 2 e em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Lyon (UCLY), leciona na École de Commerce Européenne – BBA INSEEC e é intérprete juramentado de português e francês pelo Tribunal de Grande Instância de Lyon.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Panorama do pensamento francês”, com Jean-Francis Poulet

 Data: 3 de agosto, às 18h

Acesso para plataforma Zoom: https://zoom.us/j/98663817034

 


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem