ALIANÇA FRANCESA E ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS APRESENTAM PALESTRA SOBRE O PANORAMA DO PENSAMENTO FRANCÊS
3 de agosto de 2020
Teste online de nível
Teste online de nível
13 de agosto de 2020
Mostrar todos

Ciné-Club Bande à Part de agosto – Filmes dirigidos por mulheres

Quando:


Data: 26/08/2020

Horário: 18:00 - 20:00

Sobre:


As mulheres ainda lutam para se destacar e ter o reconhecimento que merecem em várias áreas, inclusive no cinema. Em agosto, o público terá a oportunidade de conhecer relevantes diretoras cinematográficas francesas. Isso porque o Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa, terá esta edição dedicada à “filmes dirigidos por mulheres”, com encontro virtual no dia 26 de agosto, às 18h. As inscrições para participar estão abertas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org.

Desta vez, o bate-papo terá a participação de integrantes do projeto Cine Suffragette, uma revista digital dedicada às mulheres e minorias no cinema, para complementar a discussão sobre o tema e os filmes. As produções indicadas pelo Bande à Part deste mês são ‘’Respire’’ (2014), de Mélanie Laurent, ‘’Agnus Dei’’ (2015), de Anne Fontaine, e ‘’A Última Loucura de Claire Darling’’, (2018) de Julie Bertuccelli. Os longas podem ser assistidos gratuitamente pelo Festival Varillux em Casa.

O encontro acontece online, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará no dia 26 de agosto aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

A iniciativa, que tem como parceiro o Festival Varilux em Casa, tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Sobre os filmes

Respire, 2014 | França| Drama | 90 minutos| 16 anos

Charlie tem 17 anos. A idade das paixões, das emoções, das convicções. Tímida e comportada, é atraída imediatamente por Sarah, carismática e rebelde nova aluna da escola. As jovens logo passam a dividir intimidades e segredos, mas o relacionamento ganha ares estranhos quando verdades vêm à tona.

A última loucura de Claire Darling, 2018 | França| Comédia – Drama | 93 minutos| 12 anos

Neste lindo e brilhante primeiro dia de verão, Claire Darling decidiu se livrar de todos os seus bens. Ela colocou todos os seus objetos favoritos no gramado da frente para uma esplêndida venda de garagem. Como uma horda de espectadores, curiosos e vizinhos lutam ferozmente pelas as antiguidades ridiculamente subvalorizadas de Claire – cada objeto ressuscita flashes de sua vida trágica e extravagante. Alertada por seus amigos de infância, Marie Darling, a filha distante de Claire, é forçada a voltar para a mansão da família para interromper essa venda e desvendar as razões de sua decisão.

Agnus Dei, 2015 | França | Drama – Biografia | 115 minutos | 14 anos

Durante o fim da Segunda Guerra Mundial, na Polônia, a enfermeira francesa Mathilde descobre que as freiras moradoras de um convento vizinho foram estupradas por soldados invasores. Muitas delas estão grávidas. Apesar da ordem de prestar socorro apenas aos franceses, Mathilde começa a tratar secretamente de todas as freiras e madres. Ela deve enfrentar os julgamentos das próprias pacientes, que se sentem culpadas por terem violado o voto de castidade, e se recusam a ter o corpo tocado por quem quer que seja, mesmo uma enfermeira.

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Tema de agosto: Filmes dirigidos por mulheres

Participação gratuita

 

Bate-papo online dia 26 de agosto, às 18h

Inscrições até 26 de agosto pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org.

Acesso aos filmes: http://festivalvariluxemcasa.com.br/


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem