Teste online de nível
Teste online de nível
18 de setembro de 2020
Teste online de nível
Teste online de nível
22 de setembro de 2020
Mostrar todos

CINE CLUB VIRTUAL BANDE À PART APRESENTA ‘’VIGO EM MOVIMENTO’’

Quando:


Data: 30/09/2020

Horário: 18:00 - 19:30

Sobre:


CINE CLUB VIRTUAL BANDE À PART, DA ALIANÇA FRANCESA, APRESENTA “VIGO EM MOVIMENTO” COM FILMES DE JEAN VIGO 

SÃO QUATRO FILMES DO DIRETOR QUE PODEM SER VISTOS GRATUITAMENTE. ENCONTRO VIRTUAL ACONTECE NO DIA 30/09 

 

Jean Vigo, diretor francês que viveu apenas 29 anos, criou, no início da década de 1930, filmes que marcaram o desenvolvimento do cinema francês e influenciaram a Nouvelle Vague. O Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa, terá edição dedicada ao cineasta francês. O encontro virtual acontece no dia 30 de setembro, às 18h. As inscrições para participar estão abertas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org.

As produções indicadas pelo Bande à Part para o mês de setembro são os curtas-metragens ‘’À Propos de Nice’’ (1930) e ”Taris, roi de l’eau” (1931), o média-metragem ‘’Zero de Conduta’’ (1933), e o longa-metragem ‘’O Atalante’’, (1934). Os filmes podem ser assistidos gratuitamente por um link enviado ao participante após a inscrição. 

“Em várias oportunidades, ele parecia buscar uma espécie de simbolismo. Depois, deixou-se atrair por um realismo duro à Von Sotroheim (…) Mas também se interessava pelas possibilidades do expressionismo”, descreve Paulo Emílio Sales Gomes que escreveu uma biografia pioneira sobre Jean Vigo.

O encontro acontece online, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará no dia 30 de setembro aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo. 

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão. 

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles. 

 

Sobre os filmes

À Propos de Nice, 1930 | França| Documentário| 23 minutos 

Jean Vigo passa da visão à distância, onde tudo é belo e não se vê os becos sujos, para a captação próxima do lixo das sarjetas, das crianças sujas, da água parada nas pernas juntas de um anjo em um cemitério, da fumaça que polui a cidade. O filme é uma exposição dialética do cotidiano.

Taris, roi de l’eau, 1931 | França| Documentário| 9 minutos 

Jean Taris, campeão de natação, é um curta-metragem francês de 1931, dirigido por Jean Vigo, sobre o nadador francês Jean Taris. O filme é notável pelas muitas técnicas inovadoras usadas por Vigo, incluindo close-ups e estruturas congeladas do corpo do nadador.

Zero de Conduta, 1933 | França| Comédia Dramática | 47 minutos

Um grupo de quatro meninos se rebela contra o sistema repressivo e as rígidas regras de um colégio interno francês em um dia festivo. Um verdadeiro ato de rebelião é instaurado na escola, e ganha ares de surrealidade, resultado das leituras libertárias da infância. Os quatro diabinhos (subtítulo do filme: Diabinhos na Escola) acabam sendo bem sucedidos na rebelião e depois triunfam em um telhado, parecendo prontos a alçar vôo.

O Atalante, 1934| França | Comédia Dramática | 89 minutos 

Quando Juliette (Dita Parlo) se casa com o aventureiro Jean (Jean Dasté) ela vai viver em seu navio. À bordo dele está também o capitão Père Jules, um sujeito um tanto quanto bizarro. Juliette logo se entedia com a vida ao mar, e escapa para conhecer a vida noturna de Paris, o que deixa Jean furioso. Ele então vai embora, deixando-a para trás. Só que logo Jean se entristece com a falta da esposa, e Père Jules vai tentar achar Juliette para trazê-la de volta.

 

 

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Tema de setembro: Vigo em Movimento

Participação gratuita

 

Bate-papo online dia 30 de setembro, às 18h

Inscrições até 30 de setembro pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem