Club du livre online – “Le grain sable”
19 de novembro de 2020
Grande final do Festival da Canção Francesa 2020
26 de novembro de 2020
Mostrar todos

Conferência com filósofo senegalês Souleymane Bachir Diagne

Quando:


Data: 20/11/2020

Horário: 19:00 - 21:00

Sobre:


A Aliança Francesa de Belo Horizonte convida o filósofo senegalês Souleymane Bachir Diagne para a conferência online “O pan-africanismo de ontem e amanhã para uma africanidade transatlântica”. O encontro é em francês, com tradução simultânea, e acontece no dia 20 de novembro, às 19h, no YouTube. A palestra faz parte das atividades do Mês da Consciência Negra.

Professor dos departamentos de filosofia e de francês da Columbia University (EUA) e produtor uma imensa obra sobre as tradições filosóficas e culturais da África e do mundo islâmico, Diagne vem trazendo discussões do tipo em vários países, promovendo o pensamento crítico.

O evento é uma realização da Aliança Francesa de Belo Horizonte junto com a Embaixada da França no Brasil e da Federação Brasileira dos Professores de Francês.

 

Sobre o palestrante

Nascido em Saint-Louis, Senegal, em 1955, Souleymane Bachir Diagne é professor de filosofia na Columbia University em Nova York desde 2008, onde dirige o Institute of African Studies. Formado em filosofia e matemática (formação na École Normale Supérieure na rue d’Ulm e na Universidade de Paris IV-Sorbonne em Paris), é considerado um dos maiores pensadores africanos contemporâneos.

Em 2004, a revista Le Nouvel Observateur selecionou-o entre os “25 grandes pensadores de todo o mundo” e a revista Jeune Afrique em 2007 entre as “100 personalidades que fazem a África”.

Antes de Nova York, ele ensinou filosofia por vinte anos na Cheikh Anta Diop University em Dakar, Senegal, e depois por oito anos na Northwestern University em Chicago. Sua pesquisa e ensino se concentram na história da lógica matemática, na história da filosofia, na filosofia do Islã e nas religiões, tradução, teorias pós-coloniais, bem como questões de literatura e filosofia em África.

O seu livro “BERGSON POS COLONIAL: O ELA VITAL NO PENSAMENTO LEOPOLD SEDAR SENGHOR E MUHAMMAD IQBAL” esta traduzido para o português e publicado pela editora Cultura e Barbárie. Este livro foi coroado em 2011 na França com o Prêmio Dagnan-Bouveret da Academia de Ciências Morais e Políticas, ano em que também obteve o Prêmio Edouard Glissant da Universidade de Paris VIII por toda sua obra.

Ele é membro associado da Royal Academy of Belgium e da American Academy of Arts and Sciences.

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Palestra “O pan-africanismo de ontem e amanhã para uma africanidade transatlântica” com filósofo senegalês Souleymane Bachir Diagne

Data: 20 de novembro, às 19h

Acesso: YouTube Aliança Francesa Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UC_bZKusJpTk6qGzmYSxrlAg

Conferência em francês com tradução simultânea


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem