Panorama Gastronômico – Gastronomia Francófona a Quilo
9 de julho de 2017
Festa Francesa & A França Popular
9 de julho de 2017
Mostrar todos

Exposição: Casa e Chão

Quando:


Data: 20/07/2017 - 10/08/2017

Horário: 19:00 - 22:00

Sobre:


Obcecados por pisos e casarões que resistem aos séculos, às intempéries e ao crescimento desordenado das cidades, os projetos Chão Que Eu Piso e Casas de BH se uniram para fotografar e escrever sobre o patrimônio da capital mineira.
Assim nasceu o livro Casa e Chão: Arquitetura e Histórias de Belo Horizonte. São imagens que traduzem heranças públicas e privadas, estilos artísticos, costumes, tradições e outras características da época da construção da cidade até os tempos atuais – um verdadeiro retrato da evolução da paisagem urbana.

 

Casas de BH: Criado em agosto de 2015 pelo arquiteto, urbanista e fotógrafo de arquitetura Ivan Araújo, o projeto já apresentou nas redes sociais mais de 100 casas espalhadas pela cidade, reunindo informações históricas e descrevendo características arquitetônicas relevantes de cada construção. A iniciativa tem reunido não só interessados na preservação do patrimônio, como também diversas memórias e relatos de todos aqueles que, de alguma forma, se conectaram ao passado das casas.

 

Chão Que Eu Piso: Idealizado pelas jornalistas Paola Carvalho e Raíssa Pena em 2013, o projeto vem catalogando fotos e pisos encontrados em construções históricas de todo canto do mundo. A ideia é não apenas destacar a beleza estética do chão, como também chamar atenção para as histórias que esses pisos testemunham e o estilo que eles carregam. Já são mais de 10500 registros enviados por colaboradores de todos os continentes. Essa interação mundial permitiu constatar, especialmente na capital mineira, influências colonizadoras e culturais.  E a francesa se sobressai no aspecto. Ladrilhos encontrados por aqui, como nas edificações erguidas pela Comissão Construtora, no fim do século XIX, podem ser encontrados em igual padronagem em Paris e outras cidades da França.

Exposição integra o programa

“PATRIMÔNIO[S] BH 120 ANOS 1897 – 2017″

O programa de exposições ‘’PATRIMÔNIO[S] BH 120 ANOS 1897 – 2017’’ idealizado pela Aliança Francesa, apresenta ao público a exposição “Casa e Chão”, do arquiteto e urbanista Ivan Araújo e das jornalistas  Paola Carvalho e Raíssa Pena.  “Casa e Chão” é o quinto projeto selecionado a integrar a programação da Galeria Georges Vincent da Galeria Georges Vincent no ano de 2017 e tem abertura no dia 20/07, 19h, na sede da Aliança Francesa BH (Rua Tomé de Souza, 1418, Savassi, BH/MG). A exposição fica em cartaz até o dia 10/08 e a entrada é franca.

 

PATRIMÔNIO[S] BH 120 ANOS 1897 – 2017

Idealizado pela Aliança Francesa BH, o programa de exposições “PATRIMÔNIO[S] BH 120 ANOS 1897 – 2017” homenagea a capital mineira por meio de exposições artísticas inéditas. Com a curadoria de Mirella Spinelli, Thiago Pena e Pierre Alfarroba, foram selecionados 8 projetos de artistas mineiros para ocupar a Galeria Georges Vincent mensalmente, durante o ano de 2017. O objetivo é sensibilizar o público sobre a história de Belo Horizonte e o futuro a se construir. Além das exposições, a mostra contará com uma programação colaborativa de palestras, visitas guiadas, debates e oficinas que serão ofertadas gratuitamente com o objetivo de discutir criticamente conceitos para a construção de uma Beagá mais bonita, aberta e humana.

 


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem