Festival da Canção Aliança Francesa 2021 – Inscrições Abertas
7 de julho de 2021
Teste online de nível
Teste online de nível
9 de julho de 2021
Mostrar todos

Exposição ”Jean-Denis Pendanx, Viagens em Quadrinhos”

Quando:


Data: 06/07/2021 - 31/08/2021

Horário: 00:00

Sobre:


A trajetória do quadrinista francês Jean-Denis Pendanx será contada na exposição ”Jean-Denis Pendanx, Viagens em Quadrinhos”, que reabre para o público na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e fica em cartaz até 31 de agosto. A mostra foi inaugurada em março de 2020 e foi adiada devido à pandemia de Coronavírus. Neste retorno, ela compõe a programação do Festival Liberté. A entrada é gratuita.

Jean-Denis Pendanx é um dos principais nomes do quadrinho na França, que vem se destacando consideravelmente nesse cenário. Ele foi responsável por inúmeras histórias e ilustrações francesas, como Diavolo le solennel, Labyrinthes, Les Corruptibles, Abdallahi, entre outros.

A exposição faz uma retrospectiva da sua atuação como desenhista da viagem, tanto geográfica como interior, já que o seu trabalho traduz o mais próximo possível a humanidade em todas as suas complexidades. Ilustra os mundos mais remotos, selvagens e diferentes da sociedade, a meio caminho entre a reportagem e a ficção.

Na mostra, os visitantes vão encontrar diversas ilustrações de Pendanx. Ao todo são 34 obras que fazem os admiradores viajar com o quadrinista por meio da experiência transformada em desenho.

Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposição, encontros de cinema e de literatura. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.

Todos os anos  as entidades representativas da França em Minas Gerais realizam uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

O evento é promovido pela Embaixada da França, Consulado Honorário da França e Aliança Francesa de Belo Horizonte. Conta com o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por meio do programa Assembleia Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

 

Sobre Jean-Denis Pendanx

Jean-Denis Pendanx, nascido em 1966 na cidade de Dax, é ilustrador e desenhista de histórias em quadrinhos. Após um ano preparatório na École Estienne em Paris, Jean-Denis Pendanx obteve o BTS (Diploma Técnico Superior) em artes aplicadas no Lycée Jolimont de Toulouse. Em seguida, estudou na Écoledes Arts Décoratifs de Paris.

Durante 15 meses, fez atividades de cooperação no Centre Culturel Français de Cotonou, Benin, em 1989. Viveu em Bordeaux, onde se dedicou à história em quadrinhos, a ilustrações de livros para a juventude e revistas, assim como a exposições (Étonnants voyageurs, St Malo/ Salon du carnet de voyage, Clermont Ferrand/ Centre Culturel Una volta, Bastia/ Fondation François Schneider, Wattwiller) e animações, como desenhista de HQ. Em 1991, publicou com Doug Headline seu primeiro álbum: Diavolo le solennel, edições Glénat.

Em 1993, foi lançado o primeiro volume de Labyrinthes, com Dieter e Serge Le Tendre; trabalhou paralelamente no desenho animado Corto Maltese,                   produção Ellips anime. Viagens de reconhecimento para os álbuns ou encontros em torno da História em Quadrinhos: Argélia (Institut Français d’Oran), Marrocos, Mali, Togo, Benin, Nigéria, Gana, Quênia.  Partiu para o campo de refugiados em Bentiu, Sudão, com a Unicef em 2016 (15 dias). Floresta na Ilha de Siberut (Indonésia) entre os Mentawai (2018).

Atualmente, trabalha no álbum « Fake » (em fase de acabamento) com o roteirista Laurent Galandon. Para o futuro, tem um projeto de romance gráfico, visando um desenho animado, com o escritor americano James McBride.

 

 

SERVIÇO

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Festival Liberté

Exposição ”Jean-Denis Pendanx, Viagens em Quadrinhos”

Até 31 de agosto

 

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)

Entrada Gratuita


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem