Espetáculo: Victor, o Menino Selvagem
8 de setembro de 2019
Conferência “Tudo será francês!”: a França como fantasma, miragem e utopia na América portuguesa” 
3 de outubro de 2019
Mostrar todos

Exposição: “Que pão comeremos amanhã?”

Sobre:

EXPOSIÇÃO:  “QUE PÃO COMEREMOS AMANHÃ?”
A mostra traz imagens, áudio e vídeo que abordam o consumo do pão.

A Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a exposição “Quel pain mangerons-nous demain?” (“Que pão comeremos amanhã?”), de 13 de setembro a 5 de outubro, na Galeria Georges Vincent. Concebida pela Cité des Sciences et de Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, a mostra exibe 17 obras, entre fotos, áudio e vídeo e aborda a história do pão, sua indústria e consumo.

O trigo e outros grãos estão incluídos na alimentação dos seres humanos há milhões de anos. Pesquisas recentes mostram que a 14 mil anos atrás uma espécie de pão já era feito na Jordânia. Considerado um alimento básico em muitos países, muito tem sido discutido sobre os impactos na saúde, principalmente em relação ao glúten.

A exposição coloca sob os holofotes os problemas relacionados à produção de pães industriais e questões emergenciais como a intolerância ao glúten e suas consequências. É a oportunidade de aprofundar no assunto e se questionar sobre o tipo de pão que fará parte do dia a dia das pessoas no futuro. O público também vai poder conferir as pesquisas que foram conduzidas sobre o tema, além de curiosidades como as diferentes etapas de fabricação de uma baguete, formas de fermentação e como a tecnologia influencia na forma de preparo dos pães, desde o sequenciamento do genoma até a manipulação.A mostra resulta do rabalho dos pesquisadores Nicolas Graner, Séverine Martrenchard e Pierre-Antoine Vigneron, da Universidade Paris-Sud e conta com edição de Alain Labouze (Science Actualités/Cité des sciences et de l’industrie).

SERVIÇO
Exposição “Quel pain mangerons-nous demain?”
Data: de 13 de setembro a 5 de outubro

Entrada gratuita

Horários: de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15; às sextas, das 7h30 às 17h15; aos
sábados, das 8h às 13h
Local: Galeria Georges Vincent (Rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)
Contatos: (31) 3291-5187
afbh@aliancafrancesabh.com.br


 

Interessado? Fale conosco

Sua mensagem