Apresentação – Festival da Canção Francesa 2019
24 de outubro de 2019
O Digital Para o Jovem nas Bibliotecas
16 de outubro de 2019
Mostrar todos

Exposição – “Tradução Automática – A Revolução da Inteligência Artificial”

Sobre:

 EXPOSIÇÃO “TRADUÇÃO AUTOMÁTICA – A REVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”

16 OBRAS AUDIOVISUAIS APROFUNDAM NA TEMÁTICA DA MOSTRA

A exposição “Tradução Automática – A Revolução da Inteligência Artificial” chega à Aliança Francesa de Belo Horizonte e fica em cartaz entre os dias 21 de outubro e 15 de novembro, na Galeria Georges Vincent. A mostra foi concebida pela Cité des Sciences et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, e conta com 16 obras, entre fotos, textos, áudio e vídeo que contextualizam o surgimento da tradução automática e sua evolução.
A tradução vai muito além de passar uma palavra de uma língua para outra. Há fatores culturais, comportamentais e até mesmo geográficos que interferem na compreensão de uma simples frase. Por isso, até pouco tempo, parecia impossível que um programa de computador fosse capaz de captar expressões. Mas isso já é uma realidade, tornando muito mais próximo o mundo onde não é necessário conhecer o idioma do outro para conversar.
A exposição “Tradução Automática – A Revolução da Inteligência Artificial” traz para o público como foi o processo de criação e evolução das ferramentas de tradução. O Google, por exemplo, teve recentemente os erros reduzidos de 45 para 15% em suas traduções.
A rede neural também faz parte do debate instigado pela mostra. Inspirada no funcionamento do cérebro, essa ferramenta se revelou particularmente eficaz para traduzir textos de chinês para o inglês – uma tarefa que as tecnologias anteriores se esforçavam para realizar.
Além disso, por meio dos áudios, vídeos e pesquisas apresentadas, é possível avaliar o cenário futuro da tradução automática, identificar os problemas que existem na atualidade, limites e muito mais.
A mostra é resultado de uma pesquisa realizada por Barbara Vignaux e conta com edição de Alain Labouze (Science Actualités/Cité des sciences et de l’industrie).

SERVIÇO
Exposição “Tradução Automática – A Revolução da Inteligência Artificial”
Data: de 21 de outubro a 15 de novembro
Horários: de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15; às sextas, das 7h30 às 17h15; aos sábados, das 8h às 13h
Local: Galeria Georges Vincent (Rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)
Contatos: (31) 3291-5187
Entrada gratuita
afbh@aliancafrancesabh.com.br
aliancafrancesabh.com.br


 

Interessado? Fale conosco

Sua mensagem