Show! Čao Laru no Mon Caviste
28 de abril de 2017
Oficina de Compostagem – Bem Composto
27 de maio de 2017
Mostrar todos

Exposição: Transitórios Urbanos

Quando:


Data: 18/05/2017 - 08/06/2017

Horário: 19:00 - 22:00

Sobre:


As obras de Cris Xavier e Edhu Nascimento vêm dos insights que os despertam nos momentos cotidianos. Efêmero Horizonte, de Cris Xavier, tem como pontos de partida o contorno transitório do horizonte na cidade, as transformações da paisagem e a condição de impermanência do mundo. De sua coautoria com Edhu Nascimento, a série Janelas procura explorar as aberturas precárias encontradas em muros nos espaços urbanos e convida o olhar curioso a espreitar o outro lado.

Rosilene Souza nos instiga a observar as imagens que surgem nas mais variadas cores, formatos, lugares e suportes espalhados pelas ruas da cidade. Seja o fragmento de um prédio refletido numa poça d’água, após uma chuva; a sobreposição de várias imagens criando ou recriando realidades na janela de um museu; seja a explosão e diversificação de cores, registrando de forma poética, uma tarde na Augusto de Lima com Bahia; ou, ainda, a fantasia digladiando com a realidade, que, dependendo do olhar, resulta num poema.

A mostra Transitórios Urbanos tem a intenção de estimular o público a olhar, sob diferentes perspectivas, a cidade em constante mudança. Uma vez que essa diversidade, ao mesmo tempo singular e plural, compõe o patrimônio material e humano dessa jovem capital.

Esta exposição faz parte do projeto anual da Aliança Francesa PATRIMÔNIO[S] · BH 120 anos 1897-2017, com curadoria de Mirella Spinelli, Thiago Pena & Pierre Alfarroba.

 

EDHU NASCIMENTO

Edhu Nascimento nasceu em 1981, em Belo Horizonte. Vive e trabalha entre Norwalk, CT (EUA), e Belo Horizonte, MG. É Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard UEMG, com especialização em Fotografia e Pintura. Teve trabalhos selecionados para diversas exposições no Brasil e no exterior, dentre elas: Cárcere, Galeria de Arte Nello Nuno, Ouro Preto, MG; Entre Instantes, Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, Belo Horizonte, MG; Perception Illusion Magic, Westport Arts Center, Westport, CT; Photo Show 37, Mystic Arts Center, Mystic, CT e Artists & Residents,

22 Haviland Street Gallery, SoNo, CT, com curadoria de Dennis Bradbury. O artista também desenvolve trabalhos em coautoria com a artista Cris Xavier.

CRIS XAVIER

Cris Xavier nasceu em Belo Horizonte, MG. Atualmente vive e trabalha entre Belo Horizonte e Norwalk, CT, EUA. Seu trabalho inclui Pintura e Fotografia entre as principais mídias. Ela teve trabalhos selecionados para diversas mostras no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo Perception, Illusion, Magic, Westport Arts Center, Westport, CT, que teve como júri Elizabeth Koehn e Julia Mechtler, ambas da David Zwirner Gallery, New York. Xavier foi co-curadora da exposição Flow, Silvermine Galleries, New Canaan, CT, juntamente com Elisa Keogh e Jana Ireijo. Cris é Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, com habilitação em Pintura e Fotografia e possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Além dos trabalhos individuais, Cris Xavier também realiza trabalhos colaborativos com o artista Edhu Nascimento.

 

ROSILENE APARECIDA DE SOUZA

Rosilene Aparecida de Souza, graduanda em  Licenciatura em Artes Plásticas – Escola Guignard/UEMG. Graduada em Comunicação Social/UNI-BH. Participou das exposições: 2016 – Mostra Externa – Escola Guignard, 2013 – O impacto sociocultural do futebol: o mundo da bola fora da órbita comum – SESC/MG e  2012 – diverCidades – Olhares sobre BH – SESI/FIEMG. Noturno fotografia publicada no livro Antologia Fotográfica – Cidades em tons de cinza (2016).  Fotografias publicadas nas galerias dos sites: Canon – Olhares Inspiradores; (2015) Instituto Ann Sullivan e você por um mundo de diferenças; Editora Arte & Letra – “Desafio Arte & Letra: Fotografe o Karam”, (2011) Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Participou dos artigos: (2008) O audiovisual no processo de ensino-aprendizagem, in livro Dez anos formando leitores: literatura, política e teorias de rede; (2007)  O uso didático de obras audiovisuais, in livro Formando leitores de telas e textos. Atuou como fotografa nos curtas: Querido Excêntrico e As Desassossegadas.

 


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem