Teste online de nível
Teste online de nível
22 de outubro de 2020
CURTA-METRAGEM METRAGEM NA FACHADA DIGITAL DO ESPAÇO DO CONHECIMENTO DA UFMG
2 de novembro de 2020
Mostrar todos

Exposição virtual “Tecnologia: Em Direção a Sobriedade Digital?”

Quando:


Data: 09/11/2020 - 30/11/2020

Horário: Horário flexível

Sobre:


As sociedades ultra conectadas trazem a sensação de que as pessoas não podem mais viver sem o digital. Mas, os impactos no meio ambiente e na saúde trazem à tona a necessidade de moderação. A Aliança Francesa de Belo Horizonte traz essa reflexão na exposição virtual “Tecnologia: em direção a sobriedade digital?”, disponível no site da instituição a partir do dia 9 de novembro. A exposição integra a programação do Novembro Digital.

A mostra foi concebida pelo Palais de la découverte (Palácio da Descoberta) e pela Cité des Sciences’ et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, a partir das pesquisas realizadas por Pierre-Yves Bocquet e exibe textos e imagens.

Há 15 anos, o mundo entrou na era da ultra conexão, com dispositivos e redes cada vez mais rápidos. O aumento vertiginoso do tráfego de dados é frequentemente considerado como ‘’limpo’’. Porém, a fabricação e o funcionamento do ecossistema digital demandam um alto consumo energético e geram impactos significativos sobre o meio-ambiente, a começar pelas emissões de gás e efeito estufa semelhantes às da aviação.

A exposição, por meio de imagens e textos, levanta esses impactos ambientais. São abordadas questões como a fabricação de aparelhos, descarte, energia utilizada para o funcionamento e infraestrutura de armazenamento, que ocupa cada vez mais espaço físico no mundo.

Além das razões ambientais, a adesão à sobriedade digital parece se impor para limitar também os impactos das novas tecnologias sobre a saúde. A mostra aborda desde os problemas de dependência que ocupam um lugar crescente nas sociedades até os distúrbios ligados à luz emitida pelas telas.

A ideia é propor uma discussão saudável sobre esses impactos e identificar as boas práticas para reduzi-los. Afinal, a tecnologia não é o inimigo e também traz diversos aspectos positivos. Mas, o ser humano está disposto a agir com consciência e adotar medidas importantes diante da situação?

O Novembro Digital (Novembre Numérique), é um festival internacional de culturas digitais organizado pelo Institut Français e pela rede de Alianças Francesas em diversos países. Voltada para o público de todas as idades e apresenta a criação digital nas mais variadas formas: shows, performances, exposições, palestras e debates.

Em Belo Horizonte, a Aliança Francesa BH em parceria com o Serviço de Cooperação e Ação Cultural para o Estado de MG, da Embaixada da França, são os responsáveis pela organização do evento, que acontece anualmente.


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem