Clube do Livro – “Le mariage de Figaro”
26 de julho de 2021
Festival Liberté 2021
1 de julho de 2021
Mostrar todos

Exposição virtual “Universo: um mapa para voltar no tempo”

Quando:


Data: 19/07/2021 - 19/09/2021

Horário: 00:00

Sobre:


Mesmo que o Tribunal revolucionário tenha comentado, ao momento de decretar a morte do famoso químico Lavoisier em 1794 : “A República não precisa de cientistas”, as ciências modernas devem muito à Revolução francesa, começando com a liberação da cosmologia do dogma do Criacionismo. E se hoje fosse possível enxergar a história do universo, seus cosmos e complexidades de uma maneira visualmente bem elaborada? Graças a pesquisas realizadas por centenas de astrofísicos, isso é possível. Esse é o tema da nova exposição da Aliança Francesa de Belo Horizonte, “Universo: um mapa para voltar no tempo” disponível a partir do dia 19 de julho, com acesso gratuito no site da instituição.

A mostra, que compões a programação do Festival Liberté, foi concebida pelo Palais de la découverte (Palácio da Descoberta) e pela Cité des Sciences’ et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, a partir das pesquisas realizadas por Barbara Vignaux e exibe textos, vídeos, áudio e imagens.

Na ciência, a busca por resolver antigas questões traz sempre novos questionamentos. É o caso, por exemplo, do mapeamento tridimensional do universo. Desenhado por centenas de astrofísicos em todo o mundo inteiro, após vinte anos de colheitas e análise de dados.

O mapa conta com uma pesquisa refinada e mostra milhões de objetos celestes listados, centenas de artigos, milhares de páginas de literatura científica, resultados surpreendentes na história cosmológica.

Além de catalogar esse histórico impressionante, o mapeamento também permitiu novas descobertas. Observando a abóbada do céu em profundidade incomparável, os pesquisadores foram capazes de olhar para o passado e propor um novo valor da taxa de expansão do Universo.

Esses e outros temas serão abordados na mostra, assim como os muitos mistérios que ainda devem ser resolvidos quanto ao universo, e os diversos programas de mapeamento do céu que podem fazer a diferença para novas descobertas e confirmações.

Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposição, encontros de cinema e de literatura. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.

Todos os anos  as entidades representativas da França em Minas Gerais realizam uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

O evento é promovido pela Embaixada da França, Consulado Honorário da França e Aliança Francesa de Belo Horizonte. Conta com o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por meio do programa Assembleia Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Exposição “Universo: um mapa para voltar no tempo”

Data: a partir de 19 de julho

Acesso: https://aliancafrancesabh.com.br/


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem