
La Semaine du Goût ‘’A Semana do Gosto’’
9 de outubro de 2017
Centenário Jean Rouch | 1917-2017
9 de novembro de 2017Festival da Canção Francesa
Quando:
Data: 11/11/2017
Horário: 19:00 - 22:00
Sobre:
No dia 11 de novembro, acontece a etapa Minas Gerais do Festival da Canção Francesa 2017, quando os 11 cantores mineiros selecionados se apresentarão no Teatro Casa da Ópera em Ouro Preto, às 19 horas. O show é aberto ao público e a entrada gratuita. Os candidatos são:
- Carolina Romano Fabrini – Tous Les Matins (Leonardo Nemer e Marcos Frederico)
- Caroline Aires – Brise (Bande Dessinée) (Barro/Ed Staudinger)
- Eduardo Oliveira – Voyage Voyage (Desireless)
- Elise Vieira – J’ai Deux Amours (Madeleine Peyroux)
- Emilia Angelica dos Reis Pereira – En Retard (Emilia Reiss e Juliana Sander)
- Fábio Diniz Lopes – Pardon, Tristesse (Fábio Diniz Lopes
- Júlia Brant – Chanson De Maxence (Michel Legrand)
- Laura Zazá – Je Veux (Zaz)
- Max Hebert – Ménilmontant (Charles Trénet)
- Rafael Nelvam – Papaoutai (Stromae)
- Samira Maria Clemente – Je Veux (Zaz)
Jùri
- Vania Carvalho – Professora Adjunta do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto, e Presidente do Conselho Diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte.
- Alain Regis – Professor de francês – Aliança Francesa de Ouro Preto.
- Berenice Otero – Jornalista e ex-servidora do Senado Federal
- Jacques Lévy – Vice Presidente do Conselho Diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte.à
- Margareth Monteiro – Historiadora, Promotora Cultural, Coordenadora do FIC (Festival Internacional de Corais e Bandas), e Vice Diretora e Chefe da Divisão Técnica no MinC/IBRAM – Museu da Inconfidência.
- Philippe Makany – Adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte e Diretor Adjunto do Institut Français para o Estado de Minas Gerais.
- Geneviève Poulingue – Diretora do SKEMA Business School, campus Belo Horizonte.
Músicos
- Serginho Silva – Timbatera
- Júnior Fiúza – Baixo
- Glaw Nader – Teclado
- Samy Éric – Violão e guitarra
- Fernando Muzzi – Direção músical
Contaremos com apresentação especial da vencedora da Semifinal Minas Gerais 2016, Juliana Sander Diniz!
O objetivo do concurso, promovido pela Aliança Francesa, é valorizar e difundir o repertório da música da França no Brasil, além de descobrir novos talentos. Os três melhores intérpretes brasileiros do repertório de músicas francófonas recebem os seguintes prêmios: para o primeiro lugar, participação na Final Nacional em Porto Alegre, com hotel e voo arcados pela organização da etapa regional do Festival; para o segundo, uma bolsa de estudos para um módulo intensivo na Aliança Francesa de BH (50h), para o terceiro colocado, um jantar no valor de R$300,00 no restaurante Au Bon Vivant, com direito a um acompanhante.
Os candidatos enviaram seu material à Aliança Francesa de seu estado e os 12 melhores foram selecionados. Agora, eles se apresentarão para uma banca julgadora composta por cinco personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou aos representantes dos patrocinadores. Serão avaliados os seguintes quesitos: afinação, ritmo, interpretação, postura cênica e a pronúncia.
Apenas um candidato será selecionado em cada etapa regional (Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro) para participar da final nacional, em Porto Alegre, dia 25 de novembro, da qual serão escolhidos os três vencedores.
Confira o vídeo dos vencedores da semifinal 2016!
Agradecemos os apoios: Secretaria Municipal de Cultura de Ouro Preto, Casa da Ópera, Embaixada da França no Brasil, Hotel Colonial, Casa Glaura e Restaurante Au Bon Vivant
Participe do evento Facebook!