Exposição virtual “Universo: um mapa para voltar no tempo”
19 de julho de 2021
Fête de la Musique 2021
21 de junho de 2021
Mostrar todos

Festival Liberté 2021

Quando:


Data: 01/07/2021 - 31/07/2021

Horário: 00:00

Sobre:


A Revolução Francesa foi um marco na história mundial e todos os anos é celebrada no mundo inteiro. Por isso, durante o mês de julho, o Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França, o Consulado honorário da França em Belo Horizonte e a Aliança Francesa de Belo Horizonte realizam o Festival Liberté, momento em que a capital mineira entra no clima francês com diversas atrações envolvendo música, exposição, encontros de cinema e de literatura, entre outras atividades culturais. Pelo segundo ano, toda a programação é virtual e 100% gratuita para o público.

Todos os anos  as entidades representativas da França em Minas Gerais realizam uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

A edição 2021 tem início com atração que celebra a Festa Nacional Francesa, com o concerto de Valerie Lu – Meu mundo a moi, no dia 14 de julho, às 20h, transmitido pelo YouTube da Aliança Francesa de Belo Horizonte. O show, que conta com a participação especial do artista Paulinho Pedra Azul, será realizado sem a presença de público, com transmissão a partir do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas e seguindo todas as recomendações sanitárias. A transmissão também ocorrerá no dia 23 de julho, às 23h30, no programa Zás da TV Assembleia.

O que poderiam dizer os edifícios que nos rodeiam se eles pudessem falar? No podcast Lieux-dits, apresentado pela Aliança Francesa Brasil, cinco lugares franceses contam suas histórias, na primeira pessoa. Por meio desses é possível descobrir o patrimônio e o dia-dia francês em diferentes pontos do território. Seja monumentos históricos, seja prédios residenciais, esses “Lieux-dits”  narram a França de hoje. No dia 13 de julho são lançados dois episódios.

A trajetória do quadrinista francês Jean-Denis Pendanx será contada na exposição ”Jean-Denis Pendanx, Viagens em Quadrinhos”, que reabre para o público na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e fica em cartaz até 31 de agosto. A mostra foi inaugurada em março de 2020 e foi adiada devido à pandemia de Coronavírus. Neste retorno, ela compõe a programação do Festival Liberté. A entrada é gratuita.

Além de seu aspecto político, a Revolução Francesa também contou, fortemente, com as artes como instrumento para difundir suas ideias entre a população francesa, e a música foi um dos meios escolhidos para alcançar este objetivo. Por isso, a Aliança Francesa Brasil apresenta, no dia 14 de julho, a playlist What the France. Trata-se de uma antologia dessas canções de protesto desde a Revolução Francesa até os dias atuais. A lista conta com obras atemporais de grandes nomes da música francesa, como Edith Piaf, Georges Brassens, Anna Marly, Serge Reggiani, Jean Ferrat, Léo Ferré e muitos outros.

232 anos nos separam da Revolução Francesa. 232 anos?! É muito tempo! O que mudou na França?! A Aliança Francesa Brasil convida o público a participar de uma live no dia 14 de julho, às 11h, com Tucaninho Musical. Será feito um tour em Paris, para (re) descobrir, através de alguns monumentos, a importância desse grande processo histórico.

Nos dias 15 e 16 de julho, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se une à celebração em dois concertos que fazem uma homenagem aos 100 anos de falecimento de Saint-Saëns. Será apresentada a obra “Concerto para violino nº 3 em si menor, OP. 61”, exemplo claro da vinculação visceral de Saint-Saëns à linguagem romântica. A transmissão acontece ao vivo no YouTube da Filarmônica

A mostra “Curta em Francês” integra o Festival Liberté para trazer uma programação ainda mais rica, em uma parceria da Aliança Francesa e do Sesc. A série “Le temps des cerises” acontece até 16 de julho com filmes gratuitos e online disponíveis na plataforma SESC Digital. Ao todo, são 12 curtas-metragens sobre revoltas e revoluções com diversas abordagens.

Mesmo que o Tribunal revolucionário tenha comentado, ao momento de decretar a morte do famoso químico Lavoisier em 1794 : “A República não precisa de cientistas”, as ciências modernas devem muito à Revolução francesa, começando com a liberação da cosmologia do dogma do Criacionismo. E se hoje fosse possível enxergar a história do universo, seus cosmos e complexidades de uma maneira visualmente bem elaborada? Graças a pesquisas realizadas por centenas de astrofísicos, isso é possível. Esse é o tema da nova exposição da Aliança Francesa de Belo Horizonte, “Universo: um mapa para voltar no tempo” disponível a partir do dia 19 de julho, com acesso gratuito no site da instituição.

Os apaixonados pela sétima arte e a cultura francesa têm novo encontro no “Bande à Part”. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, oferece filmes para serem assistidos ao longo do mês de julho e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 22 de julho, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br . As produções selecionadas são ‘’Danton – O Processo da Revolução’’, ‘’Adeus, Minha Rainha’’ e ‘’Os Visitantes – A Revolução’’.

O clube do livro “Lire et s’inspirer”, realizado pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, se une ao Festival Liberté para celebrar a Revolução Francesa. Por isso, a obra escolhida para o mês de julho é um dos clássicos da literatura universal, a cômica peça de teatro “Le mariage de Figaro”, de Beaumarchais, obra anunciadora dos transtornos sociais deste período histórico. Luís XVI qualificou-a de “execrável, que burla tudo o que é respeitável” e da qual “a representação só poderia ser uma deplorável incoerência, exceto se a Bastilha fosse destruída”. O bate-papo virtual acontece no dia 26 de julho e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail mediateca@aliancafrancesabh.com.br.

A Aliança Francesa Brasil apresenta, no dia 27 de julho, em parceria com a editora Anacaona, leitura de audiobooks no podcast “Entrelinhas”. O livro contemplado na atração é Solitude la flamboyante, de Paula Anacaona.

O evento é promovido pela Embaixada da França, Consulado Honorário da França e Aliança Francesa de Belo Horizonte. Conta com o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por meio do programa Assembleia Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Festival Liberté – Ao longo do mês de Julho

Programação gratuita e virtual

 

Abertura do Festival Liberté

Concerto de Valerie lu – Meu mundo a moi

Dia: 14 de julho, às 20h

Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=gGG7UZiQFYI 

Dia: 23 de julho, às 23h30, no programa Zás da TV Assembleia

Reprises: 24 de julho, às 19h30, e  25 de julho, às 8h30 e às 0h.
O programa também ficará disponível no canal da Assembleia no YouTube: www.youtube.com/assembleiamg

 

Exposição ”Jean-Denis Pendanx, Viagens em Quadrinhos”

Até 31 de agosto

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)

Entrada Gratuita

Podcast Lieux-dits

Episódio 1 / 13 de julho: Notre-Dame de Paris 

Episódio 2 / 13 de julho: Le Palais idéal du Facteur Cheval

Acesso: https://www.rioaliancafrancesa.com.br/afluencia/

 

Playlist What The France

Data: 14 de julho

Acesso:  

https://whatthefrance.lnk.to/larevolution

 

Live “A Revolução Francesa: retour vers le futur à Paris”, com Tucaninho Musical

Data: 14 de julho

Acesso:  https://www.youtube.com/channel/UCzgcwYjDMfYwI7kuyD4xw2A

 

Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

“Concerto para violino nº 3 em si menor, OP. 61”, de Saint-Saëns

Dias: 15 e 16 de julho, às 20h30

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UC3L27nOLEOTC7CsNOUr-a9A

 

Curta em Francês – “Le temps des cerises”

De 16 de junho a 16 de julho

Filmes disponíveis a plataforma SESC: www.sescsp.org.br/curtaemfrance

 –

Exposição “Universo: um mapa para voltar no tempo”

Data: a partir de 19 de julho

Acesso: https://aliancafrancesabh.com.br/exposicoes/

 –

Ciné-Club virtual Bande à Part

Participação gratuita

Bate-papo online dia 22 de julho, às 18h

Inscrições até 22 de julho pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br

 –

Clube do livro “Lire et s’inspirer”

Livro “As bodas de fígaro”, de Beaumarchais

(Os inscritos terão acesso ao livro pela plataforma Culturethèque)

Dia 26 de julho, das 19h30 às 21h

Inscrições pelo email: mediateca@aliancafrancesabh.com.br

Encontro online pela plataforma zoom. O link para participar será enviado a todos os inscritos.

Leitura de audiobooks – Podcast “Entrelinhas”

Data: a partir de 27 de julho

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCzgcwYjDMfYwI7kuyD4xw2A


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem