Festival Liberté – Mostra Gemini na Casa Fiat de Cultura
14 de julho de 2022
Teste online de nível
Teste online de nível
12 de julho de 2022
Mostrar todos

Festival Liberté – Cine Club Julho

Quando:


Data: 26/07/2022

Horário: 18:00 - 19:30

Sobre:


Os apaixonados pela sétima arte e a cultura francesa têm novo encontro no “Bande à Part”. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, oferece filmes para serem assistidos ao longo do mês de julho e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 26 de julho, às 18 horas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br .

Em função do Festival Liberté, o “Bande à Part” de julho traz dois filmes com o tema ‘’História e Cultura da França’’. Os participantes podem assistir produções como ‘’Caroline Chérie’’ e ‘’Les Îles de Napoléon’’ que serão comentadas durante o bate-papo virtual.

Os títulos podem ser assistidos online por meio de plataforma de streaming indicada ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, 26 de julho. O bate-papo é online, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará mensalmente aos inscritos o link de acesso à sala com dia e hora para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. Após fazer a inscrição e assistir aos títulos disponíveis, uma rica discussão acontece entre os participantes.

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes francófonos, já que nem sempre eles chegam às telas no Brasil.

O encontro do Ciné-club integra a programação do Festival Liberté, que tem como tema a Liberdade, um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

 

Sobre os filmes

Caroline Chérie – Drama, 97 min, 1967, França, Itália e Alemanha

Direção: Denys de la Patellière

França, 1789. A Revolução está se formando. Para garantir a segurança de sua filha Caroline, o Conde de Bièvres a dá em casamento ao sinistro Georges Berthier, advogado, futuro deputado da Convenção. Mas a jovem não entende nada de política e seu coração bate por outro, Gaston de Sallanches.

 

Les Îles de Napoléon – Documentário, 52 min, 2021, França

Direção: Marie-France Brière

Córsega, Ile de la Cité, Ile d’Aix, Elba, Sainte-Hélène: lugares que moldaram o destino de Napoleão. Duzentos anos depois, com “Le Mémorial de Sainte-Hélène” de Emmanuel de Las Cases como guia, Marie-France Brière tenta seguir os passos do imperador.

 

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Participação gratuita

 

Bate-papo online dia 26 de julho, às 18h

Inscrições até 26 de julho pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org.

 

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh