Festival Liberté – Show do duo francês Entrée Libre
1 de julho de 2022
Festival Liberté – Cine Club Julho
26 de julho de 2022
Mostrar todos

Festival Liberté – Mostra Gemini na Casa Fiat de Cultura

Quando:


Data: 14/07/2022 - 14/08/2022

Horário: Horário flexível

Sobre:


A Aliança Francesa de Belo Horizonte, em parceria com a Casa Fiat de Cultura, apresenta “Gemini – Exposição em quadrinhos de Rogi Silva e Clémence Bourdaud”. O quadrinho franco-brasileiro ressalta a arte do desenho em uma instalação interativa, onde o público faz uma imersão na história e conhece uma nova perspectiva de narrativa. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura de 14 de julho a 14 de agosto.  A exposição integra a programação do Festival Liberté e também do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ).

Gemini é fruto de um diálogo entre dois artistas, que desenham de maneira metafórica suas experiências. Rogi Silva é um dos nomes mais promissores da nova fase do quadrinho brasileiro e é autor de Não Tenho Uma Arma (2017) e Mergulhão (2018). Clémence Bourdaud é quadrinista independente francesa e trabalha, ainda, com ilustração.

A história começa com o Dia da Festa Nacional Francesa em evidência, data homenageada no Festival Liberté da Aliança Francesa. Depois de ter comemorado o dia 14 de julho, uma mulher dorme ao som dos fogos de artifício. No seu sonho aparecem silhuetas, as suas, que ela aprende a conhecer. Mulher e silhuetas dançam e se divertem juntas até que uma dessas últimas foge para o mundo real.

A HQ foi pensada para o digital e por isso contou desde sua concepção com alunos da Escola de Design Nantes Atlantique, que aplicaram técnicas de animação e interatividade no resultado final. Com projeção e captores de movimento, Gemini permite que o público interaja inteiramente com o quadrinho, proporcionando uma experiência de imersão a todos que quiserem entrar na história.

Além de ilustração da francesa Clémence Bourdaud e do brasileiro Rogi Silva, a instalação conta com criação visual de Matthias Rischewski (Escola de Design de Nantes), Mickaël Lafontaine (criação vídeo & interatividade da instalação digital), Laurent La Torpille (criação de som) e Sylvain Favardin (design do quadrinho digital).

A instalação digital e interativa Gemini na capital mineira é uma realização da Aliança Francesa de Belo Horizonte e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Minas Gerais, em parceria com a Casa Fiat de Cultura e com o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, com o apoio do Institut Français.

A mostra integra a programação do Festival Liberté, que tem como tema a Liberdade, um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

SERVIÇO

Aliança Francesa

Gemini – Exposição em quadrinhos de Rogi Silva e Clémence Bourdaud
De 14 de julho a 14 de agosto

Local: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários)
Sala de acolhimento – 1º andar

Horário de visitação: O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Entrada gratuita