Teste online de nível
Teste online de nível
12 de agosto de 2021
Cine Club Virtual Bande à Part – Ciclo As Quatro Estações
26 de agosto de 2021
Mostrar todos

Mostra Cinema Fantástico

Quando:


Data: 05/08/2021 - 28/08/2021

Horário: 00:00

Sobre:


Em comemoração à primeira década do Sesc Palladium, a Aliança Francesa Belo Horizonte apresenta a Mostra Cinema Fantástico, a partir de 5 de agosto. A iniciativa vem de uma longa parceria entre as instituições para celebrar os 10 anos do Palladium. Com entrada gratuita, a exibição traz mais de 20 longas e curtas franceses ao público.

A mostra traz uma seleção de filmes que, além de terem em comum o idioma, também contam com uma narrativa fantástica. O estilo, que conquista milhões de pessoas no mundo, tanto nos livros quanto nas telas, poderá ser apreciado com uma curadoria diferenciada. Vale ressaltar que todos os filmes são exibidos em francês, com legendas em português.

Na programação estão produções novas e antigas, como os aclamados longas As Feras (2014), Nem o Céu Nem a Terra (2015), Os Olhos Sem Rosto (1960), Prata-Viva (2019), Tu mourras à 20 ans (2019).

Já aos sábados, há curtas de animação produzidos em países francófonos, deixando a imaginação fantástica ainda mais divertida. Dentro da programação do Sesc Palladium #TemTodoSábado, o público poderá conferir títulos como Le Spectacle de maternelle (2019), L’Atelier (2019), Matilda (2019), Celui qui domptait les nuages (2015), La petite pousse (2019), Beuââârk! (2014), O Tigre sem listras (2019), A Pequena Raposa, A Gaiola (2016), A bicicleta do elefante (2014) e muitos outros.

A realização da Mostra Cinema Fantástico é da Embaixada da França e da Aliança Francesa Belo Horizonte. O evento tem o apoio do Sesc Palladium.

 

PROGRAMAÇÃO

 1 – As Feras (Les Fauves) – (05/08 – Quinta feira às 19h l 14/08 sábado às 19h)

É verão em Dordonha, na França, e os jovens estão desaparecendo. Os rumores mais cruéis começam a circular pela cidade e a polícia segue sem pistas. Quando um de seus amigos desaparece, Laura (Lily-Rose Depp) decide que ela mesma vai resolver esse mistério.

Direção: Vincent Mariette,

País:  França

Ano:  2018

Duração: 1h23

Classificação:  14 anos

 

2 – Nem o Céu Nem a Terra (Ni le ciel ni la terre) (06/08 – sexta feira às 19h)

Afeganistão, 2014. Com a aproximação do momento da retirada das tropas, o destacamento comandado pelo Capitão Antares recebe como missão o controle e monitoramento em um vale remoto da região montanhosa do Wakhan, bem na fronteira entre Afeganistão e Paquistão. Apesar da aparente calma do lugar – e da determinação de Antares e seus homens para seguir suas ordens -, os soldados começam a desaparecer misteriosamente.

Direção: Clément Cogitore

País:  França

Ano:  2015

Duração: 1h40

Classificação:  16 anos

 

3 – Os Olhos Sem Rosto (Les Yeux sans visage) (07/08 – sábado 19h)

Génessier (Pierre Brasseur), um célebre cirurgião, tem uma filha (Edith Scob) terrivelmente desfigurada por conta de um acidente automobilístico. Com a ajuda da assistente Louise (Alida Valli) ele sequestra jovens moças e transplanta a pele delas para o rosto da filha, tentando reconstruir sua beleza.

Direção: Georges Franju

País:  França

Ano:  1960

Duração: 1h28

Classificação:  14 anos

 

Prata-Viva (Vif-argent) (08/08 – domingo 19h l 13/ 08 sexta – feira 19h)

Juste perambula por Paris em busca de pessoas que só ele pode ver. Ele recolhe a última lembrança delas antes de levá-las para o outro mundo. Um dia, uma jovem, Agathe, o reconhece. Ela está viva, ele é um fantasma. Como poderão eles se amar e aproveitar essa segunda oportunidade?

Direção:  Stéphane Batut

País:  França

Ano: 2019

Duração:  1h46

Classificação:  12 anos

 

Tu mourras à 20 ans (12/08 sexta – feira 19h)

Sudão, província de Aljazira, hoje em dia. Logo após o nascimento de Muzamil, o líder religioso da vila prevê que ele morrerá aos 20 anos. O pai da criança não suporta o peso dessa maldição e foge. Sakina então cria seu filho sozinha, incubando-o com todas as suas atenções. Um dia, Muzamil tem 19 anos.

Direção:  Amjad Abu Alala

País: Alemanha, Egito, França, Noruega, Sudão,

Ano: 2019

Duração:  1h45

Classificação:  12 anos

 

TEM TODO SABADO 

As sessões #TemTodoSábado, em parceria com a Aliança Francesa, trazem belos e divertidos curtas de animação produzidos por países francófonos.

 

07/08 – SÁBADO l 16h às 16h55

 

Le Spectacle de maternelle

Em uma sala de teatro, uma coruja mestre tenta fazer o show do jardim de infância de fim de ano. Infelizmente para ele, a noite não vai sair como planejado, pois as voltas e reviravoltas seguem antes mesmo de a cortina abrir.

Direção:  Loïc Bruyère

País:  França

Ano: 2019

Duração:  8min

Classificação:  Animação, Livre

 

L’Atelier

Uma garotinha vem sacudir a rotina da avó que trabalha em sua oficina de costura.

Direção:  Bianca Mansani

País:  França

Ano: 2019

Duração:  4 min

Classificação:  Animação, Livre

 

Matilda

Matilda não consegue dormir e está brincando com seu abajur quando a lâmpada apaga! Matilda se encontra no escuro. O primeiro medo acabou e, graças à sua lanterna, a menina se familiarizou com a escuridão e aos poucos foi descobrindo os encantos da noite …

Direção:  Irène Iborra e Eduard Puertas Anfruns

País:  França

Ano: 2018

Duração:  7 min

Classificação:  Animação, Livre

 

Celui qui domptait les nuages – Dir: Julie Rembauville e Nicolas Bianco-Levrin, França, 2015, 4min, Animação, Livre

No topo de um desfiladeiro, a velha Sombra Voadora Indiana ensina ao jovem Nayati a antiga arte dos sinais de fumaça. É o encontro de dois opostos o garotinho todo fogo e todas as chamas perturba a calma do velho xamã logo causando um desastre.

Direção:  Julie Rembauville e Nicolas Bianco-Levrin

País:  França

Ano: 2015

Duração:  4 min

Classificação:  Animação, Livre

 

14/08 – SÁBADO l 16h às 16h40

La petite pousse

Para costurar lindos vestidos para si mesma, uma jovem captura padrões florais usando uma folha mágica. Todas as noites, as formigas mudam sua casa de um campo para outro. Um dia, uma semente cai em sua boca, um pequeno broto sai de seu umbigo …

Direção:  Chaïtane Conversat,

País:  França

Ano: 2019

Duração:  10 min

Classificação:  Animação, Livre

 

Beuââârk!

O pequeno Tom está cercado por sua mãe, que rastreia todos os germes e bactérias da casa. E também não há como comer nada. Uma viagem para a cidade? Mamãe está observando a semente. Pelo menos ela acredita nisso…

Direção:  Gabriel Jacquel

País:  França

Ano: 2014

Duração:  11 min

Classificação:  Animação, Livre

 

Lunolin, petit naturaliste

Durante uma caminhada pelo mato, um rapaz de cinco anos encontra dois ouriços-cacheiros. As brincadeiras tornam-se inconscientemente sádicas, pelo que Lunolin se sente traído quando, numa manhã, descobre que os seus dois amigos fugiram. Apercebendo-se do valor destas duas vidas, decide tornar-se o seu protector.

Direção:  Cecilia Marreiros Marum

País:  França

Ano: 2005

Duração:  07 min

Classificação:  Animação, Livre

 

O Tigre sem listras (Le Tigre sans rayures,)

Um pequeno tigre decide fazer uma longa viagem na esperança de encontrar suas listras.

Direção:  Raul Robin Morales Reyes

País:  França, Suíça

Ano: 2019

Duração:  08 min

Classificação:  Animação, Livre

 

A Pequena Raposa (Le Renard minuscule)

No meio de um jardim exuberante, uma pequena raposa conhece uma criança destemida que cultiva plantas gigantes! Por uma feliz coincidência, eles descobrem que podem cultivar objetos. Isso dará idéias para os pequenos inteligentes.

Direção:  Aline Quertain et Sylwia Szkiladz

País:  França, Bélgica

Ano: 2016

Duração:  08 min

Classificação:  Animação, Livre

 

A Gaiola (La Cage)

É o encontro entre um urso prisioneiro em sua gaiola e que não sabe cantar, e um pequeno pássaro que não sabe voar, mas que canta muito bem. Cada um vai enriquecer pela amizade do outro e superarão suas desvantagens.

Direção:  Loic Bruyère

País:  França

Ano: 2016

Duração:  06 min

Classificação:  Animação, Livre

 

A bicicleta do elefante (Le Vélo de l’éléphant)

Um elefante vive na cidade entre as pessoas normais e trabalha como varredor. Um dia, ele vê um enorme outdoor anunciando uma bicicleta que parece ser perfeitamente para o seu tamanho. A partir desse momento, a vida do elefante muda: ele deve a todo preço conseguir essa bicicleta!

Direção:  Olesya Shchukina

País:  França

Ano: 2014

Duração:  09 min

Classificação:  Animação, Livre

 

A grande migração (La Grande migration)

É o período para os pássaros partirem rumo aos países quentes. Mas a viagem não será tranquila!

Direção:  Youri Tcherenkov

País:  França

Ano: 1995

Duração:  08 min

Classificação:  Animação, Livre

 

28/08 – SÁBADO l 16h às 16h40

Circuito marinho (“Circuit marine”)

Um barco em alto mar. Marinheiros pescam, comem, bebem… e cantam. O gato olha o papagaio, o papagaio olha os peixes, o gato também olha os peixes … Quem vai comer quem?

Direção:  Isabelle Favez

País:  França

Ano: 2003

Duração:  08 min

Classificação:  Animação, Livre

 

O garotinho (“Le petit bonhomme de poche”),

Um pequeno garoto mora em uma mala velha. Um dia ele encontra um novo amigo – um velho cego. O garotinho pula no bolso do cego. Com a música, o garoto de bolso ajuda o cego a andar e ver as coisas da rua. Ambos são muito felizes juntos.

Direção:  Ana Chubinidze

País:  França, Geórgia e Suíça

Ano: 2016

Duração:  8 min

Classificação:  Animação, Livre

 

A lei do mais forte (“La loi Du plus fort”),

Um macaquinho está lutando para pegar uma banana enorme. Um macaco maior já está de olho nela, mas outro macaco ainda maior vem e a leva. O macaquinho inventa uma forma de garantir que ele receba a maior parte da banana, mas isso pode ser um negócio arriscado!

Direção:  Pascale Hecquet

País:  Bélgica e França

Ano: 2015

Duração:  7min

Classificação:  Animação, Livre

 

Bonecos de neve (“Bonhommes”)

Um menino de cinco anos decide fazer um boneco de neve. Ele colocará toda a sua energia e especialmente suas esperanças nisso.

Direção:  Cecilia Marreiros Marum

País:  Bélgica e França

Ano: 2004

Duração:  8 min

Classificação:  Animação, Livre

 

SERVIÇO

Mostra Cinema Fantástico

5 a 28 de agosto, com entrada gratuita

Ingressos:  https://site.bileto.sympla.com.br/sescpalladium/

Local: Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro

aliancafrancesabh.com.br

Instagram.com/aliançafrancesabh


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem