Concurso nacional de fotografia: “A França no Brasil”
15 de fevereiro de 2016
Festa da Francofonia – 2ª Edição
16 de março de 2016
Mostrar todos

Mostra de lançamento “Alianças Vivas”

Quando:


Data: 23/03/2016 - 13/04/2016

Horário: 19:00 - 21:45

Sobre:


Para começar o ano e lançar o programa Alianças Vivas, estamos apresentando a primeira exposição do ano, uma “amostra” de todas as propostas individuais ou coletivas dos artistas selecionados no âmbito do edital ARTE 21: Criação Artística & Sustentabilidade.

Como em 2015 com o programa Tous les Moyens sont Bons, teremos uma mostra coletiva de lançamento, para seguir ao longo do ano com uma exposição individual ou coletiva mensal, com vernissage toda terceira quarta-feira do mês.

Os artistas presentes nesse ano serão: Efe Godoy, Fernanda Fernandes, Vitor Novato, Flávio CRO, Alves, Baba Jung, Cecília Alvarenga, o coletivo Daniel Pinho / Miguel Gontijo / Renata Laguardia, e Bya Medeiros (convidada da Mostra de Lançamento). Todos os 8 projetos estão propondo olhares e pesquisas sobre 8 palavras chaves, associadas com o projeto Alianças Vivas: inventário, florescência, água, economia circular, cidadania, convivência, biodiversidade e patrimônio.

programacultural2016

A Mostra de Lançamento será uma oportunidade única de entender como artistas contemporâneos usam a sua arte para criar dinâmicas de mudanças concretas e de pensamentos, e de qual maneira eles conseguem sensibilizar a todas às questões da sociedade atuais.

Imperdível!

Arte: Efe Godoy, Baba Jung & Alves

O QUE É?

O nosso programa anual de atividades culturais para o ano 2016 se baseia num ambicioso trítico de pesquisas a fim de frisar os questionamentos maiores da sociedade atual:

#sensibilização poética: Como em 2015, lançamos um edital de seleção de projetos artísticos, chamado esse ano ARTE 21 – Criação Artística & Sustentabilidade. Onze artistas foram selecionados para apresentar seus trabalhos durante 8 exposições individuais e uma coletiva, A ocupação da galeria Georges Vincent com artes visuais é o ponto de partida do projeto Alianças Vivas.

#reflexão coletiva: O discurso desenvolvido nas exposições será prolongado durante o programa de palestras e encontros regulares, organizados em comitês com nossos parceiros. Esses encontros terão como objetivo criar sinergias coletivas, relacionar as iniciativas de todos num só impulso para dinâmicas exponenciais, apoiar as forças de proposta e de realização das ideais nascidas no caldeirão Alianças Vivas.

#ações participativas: Por fim e resultado dessas pesquisas coletivas, iremos organizar uma lista de ações, oficinas, e acontecimentos participativos propostos coletivamente, incluindo 2 laboratórios: — O laboratório Micro “AFBH”, onde serão desenvolvidos projetos experimentais dentro dos muros da Aliança Francesa, com a ajuda da REDE VERDE, Solcial ou de BH Parklets, — O laboratório Macro Savassi, onde iremos organizar eventos de grande escala onde serão incentivadas e celebradas a convivência, a diversidade, a consciência cidadã e a valorização do território. Este laboratório se insere na dinâmica fomentada por projetos da Savassi Criativa

QUE TIPO DE AÇÕES PARTICIPATIVAS?

PISTAS DE AÇÕES

No Micro Laboratório (“Prédio da AFBH”), serão desenvolvidos projetos locais na AFBH, como: — um jardim urbano participativo — a criação de um parklet cidadão — instalação de paneis solares  — oficinas de “gambiologia” — oficinas educativas de sensibilização, etc.;

No Macro Laboratório (“Bairro Savassi”), serão organizadas ações na escala do bairro Savassi, como: — identificação e “tombamento simbólico” das suas árvores urbanas, — organização dos “Dias do Patrimônio” com acesso e visita guiada a lugares de grandes importância histórica e cultural — organização da “Festa dos vizinhos” para estimular maior convivência — Iniciar e sistematizar o processo de triagem seletiva de lixo fazendo deste bairro, piloto para outras regiões — Criação de um bloco para o Carnaval 2017.

COMO PARTICIPAR?

Se você estiver interessado em patrocinar, comentar, ou mesmo participar do projeto Alianças Vivas, basta entrar em contato conosco no endereço cultura@aliancafrancesabh.com.br e natalie@savassicriativa.com.br e iremos convidá-lo a participar das reuniões e comitês de trabalho.


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem