Curta-metragem Thermostat 6
3 de novembro de 2020
Atelier – Introdução aos quadrinhos: aprenda a utilizar o aplicativo gratuito da Biblioteca Nacional da França – BDnF
26 de novembro de 2020
Mostrar todos

Mostra de Realidade Virtual – Nymphaea

Quando:


Data: 03/11/2020 - 20/11/2020

Horário: Horário flexível

Sobre:


Como parte da programação do festival internacional Novembro Digital, a partir do dia 3 de novembro, o público poderá conferir a “Mostra de Realidade Virtual –  Nymphaea”, na Galeria do Café do Palácio das Artes. A realização da mostra é da Aliança Francesa em parceria com a Fundação Clóvis Salgado.

Utilizando dispositivo de realidade virtual, o público poderá conferir duas obras: ‘’Mutatis’’ (2019, 12 min, 360°), de Mali Arun, e ‘’Claude Monet, A Obsessão das Ninféias’’ de Nicolas Thépot (2018, 8 min, interativa). Os participantes entram no universo único de cada uma das obras.

Em “Mutatis’’ de Mali Arun (2019, 12 min, 360°), o cenário é o seguinte: à noite, estranhos, de macacão amarelo, entram em um jardim botânico. A natureza é abundante e fascinante. O zelador junta-se à equipe de “investigadores” para os levar mais longe, em direção ao tanque dos lírios. O corpo sem vida de uma jovem é encontrado lá. O jardim esconde outros, enterrados em seus tesouros de plantas, então uma luz estranha aparece dos corpos de suas mulheres.

Já em “Claude Monet, a obsessão das Ninféias’’ de Nicolas Thépot (2018, 8 min, interactif), a experiência leva o participante ao cenário da criação e o mergulha no coração da pintura desta obra única de um dos maiores artistas de todos os tempos.

De modo geral, as ninfas são conhecidas como aquelas delicadas figuras femininas da mitologia grega que viviam nos lagos e bosques ou em companhia de alguns deuses, como Afrodite, Ártemis ou Dioniso. Seres ligados à natureza, as ninfas dividiam-se em diversos gêneros, cada um ligado a um elemento natural correspondente. Existiam assim as ninfas ligadas à terra e seus elementos, aos céus ou ainda às águas. Dentre estas últimas, chamadas Hidríades, destacam-se as Limenides, associadas aos lagos.

Por esta razão é que, inspirados na mitologia, biólogos e botânicos designam como Nymphae, uma série de plantas pertencentes à família Nymphaeaceae. Esta Inclui várias plantas aquáticas perenes,  geralmente flutuantes e de flores perfumadas, tendo diversas pétalas que são grandes. Dentre as espécies mais conhecidas, têm-se o lótus e o nenúfar.

Nas artes, flores e ninfas foram também temas de recorrente inspiração para os artistas. Claude Monet foi um deles. Em residência em Giverny na Alta Normandia francesa, Monet cuidava pessoalmente de seu famoso jardim. A partir de 1897, que Monet idealizou um projeto de um amplo conjunto decorativo, fundindo o movimento impressionista tendo as flores do seu lago como principal protagonista. Monet desejava que as formas e as cores das plantas transformaram-se numa obra prima. Pintou diversos quadros tendo o seu jardim como tema, dentre eles destaca-se as Ninféias ou Nenúfares, as flores aquáticas, de cores suaves que enfeitam, até hoje, o lago do jardim.

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa

Novembro Digital

 

Mostra de Realidade Virtual –  Nymphaea

Data: de 3 a 20 de novembro

Local: Galeria do Café no Palácio das Artes

Dias e horários de funcionamento:

Terça a sábado: 9h30 às 21h
Domingo: 17h às 21h

 

Participação Gratuita


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem