
Exposição – “Tradução Automática – A Revolução da Inteligência Artificial”
21 de outubro de 2019
Novembro Digital
8 de novembro de 2019O Digital Para o Jovem nas Bibliotecas
Quando:
Data: 16/10/2019
Horário: 09:00 - 17:00
Sobre:
Formação: O Digital Para o Jovem nas Bibliotecas
O Digital Para o Jovem nas Bibliotecas
De videogames a novelas no Whatsapp, dos blogs para o Snapchat, do stopmotion para a programação criativa: visão geral do lugar dos recursos digitais para um público jovem nas bibliotecas.
A Aliança Francesa Belo Horizonte, organiza no dia 16 de outubro no Auditório da Academia Mineira de Letras, um dia de formação sobre o digital para o jovem nas bibliotecas, com o formador Julien Devriendt, diretor do digital na Biblioteca Choisy-le-Roi.
Que lugar ocupa o digital na biblioteca nos dias atuais? Por que incentivar o uso de videogames na biblioteca? Que tipo de aplicativos e videogames jogar na biblioteca? Quais ferramentas? Qual estratégia? Como criar espaços criativos na biblioteca? Essas perguntas vão nortear os intercâmbios entre os responsáveis por essas iniciativas em bibliotecas.
Este evento é aberto para todos os profissionais do livro, bibliotecários e parceiros.
Objetivos:
– Aprofundar o conhecimento sobre as novas práticas do público infantil e jovem.
– Pensar no lugar do digital nas bibliotecas.
– Explorar os recursos digitais e de jogos.
Programa:
9h-9h30: Recepção – Café da manhã
9h30-10h: Abertura
10h-10h30:
Qual lugar do digital na biblioteca?
Que lugar reservar ao digital no espaço físico da biblioteca:
– Uma cultura do digital ou uma ferramenta?
– Desenvolver a alfabetização digital.
10h30-11h30:
Planejar uma estratégia de formação:
- Fazer uma prospecção: Quais ferramentas utilizar? Qual estratégia adotar?
- Compartilhar habilidades, acompanhar e incentivar colegas.
11h30-13h:
Redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp, Snapchat)
- Estratégia editorial: Que público atingir? Como usar? Quais redes privilegiar? Como articular os canais de divulgação e interação?
- Quais ferramentas para facilitar a divulgação e a interação?
13h-14h: Intervalo
14h-15h:
Por que incluir o jogo no ambiente da biblioteca?
- Porque os jogadores podem ser diferentes do que você imagina.
- Porque o videogame reflete uma história de tecnologia e artes digitais.
- Porque eles já estão presentes em sua biblioteca.
- Para não reproduzir o debate sobre a legitimidade dos quadrinhos e do Mangá na biblioteca.
15h-16h:
Apresentação de aplicativos e videogames:
- Para viver outra experiência de jogo.
- Descobrir novas formas de contar histórias.
Descobrindo o movimentoMaker:
– Dos hippies aos kickstarter passando pelo movimento punk.
– Tipologia de “laboratórios”: Fablab / Makerspace / Medialab / Hackerspace.
Aprender a aprender:
– Invention litteracy.
– Homago, e aprendizagem em rede.
16h-17h:
Volta ao mundo (e na França) dos espaços criativos nas bibliotecas.
Desenvolver um espaço criativo: Quais ferramentas? Qual operação?
Workshop: Manipulação e descoberta de Makey Makey / Scratch.
Apresentação de projetos a serem realizados em biblioteca: caixas com histórias, Máquina para ler, instalações interativas.
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Sobre o formador
Julien Devriendt atua na midiateca Choisy -le -Roi e é coordenador da publicação “Jogar na biblioteca”. Apaixonado pelas ferramentas de criação e de expressão digital , interessa-se particularmente na aplicação dessas ferramentas nas bibliotecas e midiatecas.
Informações
Data: 16 de outubro
Local: Auditório – Academia Mineira de Letras
Horário: 9h-17h
Inscrição: R$ 80,00