Festival Musimagem – Bruno Coulais
22 de setembro de 2016
“Batterie” de David Wampach
7 de outubro de 2016
Mostrar todos

Oficina de plantas medicinais

Quando:


Data: 17/09/2016

Horário: 13:30 - 17:30

Sobre:


Nesta oficina continuaremos o ciclo de formação no cultivo e uso das Plantas Medicinais. Contaremos com o apoio do Paulino, um raizeiro tradicional que iniciou suas práticas ainda menino, através dos ensinamentos de sua avó, neta de uma índia. Uma interseção dos conhecimentos antigos e tradicionais com os conhecimentos modernos. Este conhecimento é fundamental para buscarmos nossa saúde plena, de forma segura e sem custos, onde os remédios se encontram em nossa horta caseira.

Oficina

Nesta etapa aprenderemos a preparar as TINTURAS de plantas medicinais. As tinturas possuem um amplo espectro de ações para a cura e aprender a fabricá-las e a utilizá-las de forma caseira e segura fortalece o caminho de uma saúde mais plena! Também vamos aprender sobre as técnicas de cultivos para pequenos espaços destas plantas selecionadas, como tipo de solo, podas, colheita, propagação, consórcios com hortaliças, entre outros. Ao final da oficina, cada participante levará sua mini horta de medicinais para casa. Vamos começar a montar nossa farmacinha em casa!!

***********************

Programação

14:00 – dinâmica de apresentação

14:30 – demonstrações técnicas sobre o cultivo, manejo e uso das plantas medicinais selecionadas.

15:40–Lanche

16:00 – preparo das tinturas

17:20 – preparação das mini hortas de medicinais

18:00 – encerramento

Investimento:

Pùblico geral: R$ 90,00

Alunos AF: R$ 70,00

Crianças (-15 anos) : grátis!!

Inscrições: casavidahortajardim@gmail.com ou (31) 996760407

Data: 17 de setembro no quintal da Aliança Francesa

Horário: 14h00 – 18h00

***********************

Para quem quiser aprofundar o assunto:
Entre os dias 21 e 24 de setembro acontecerá o XXIV simpósio de plantas medicinais no Brasil (homenagem a Auguste de Saint-Hilaire), no Minascentro.

***********************

Paulino Caldeira Barros

Paulino Caldeira Barros, 69 anos, começou a se envolver com as plantas medicinais com 06 anos de idade, na horta de sua casa, através dos ensinamentos de sua avó, uma curandeira e raizeira, que foi educada nas artes das plantas por uma índia, sua avó e tataravó de Paulino. Desde então não parou mais, foram anos e anos de muitos estudos e incorporação de novas técnicas no uso de plantas para a cura. Aos 20 anos passou a manipular tinturas e pomadas para amigos, parentes ou pessoas que o procuravam, até se tornar uma referência. Ajudou a fundar o Milifolio (onde atua até hoje) no Parque da Lagoa do Nado, um centro de estudos e formação no uso de plantas medicinais. Atualmente participa de outros centros e espaços de formação, manipulação e uso de plantas medicinais, como o Centro Cultural no bairro Venda Nova. Continua a atender pessoas gratuitamente ou com ajuda de custo.

Casa Vida Hortas e Jardins

Nossa empresa, composta por agrônomos, técnicos especializados e colaboradores é voltada para a promoção da Agricultura Urbana aliada ao paisagismo e fundamentada nos princípios da Agroecologia e da Agricultura Orgânica. Atuamos em diferentes espaços, como residências, condomínios, escolas, chácaras, centros de terapias e restaurantes.
Prestamos os seguintes serviços: elaboração e execução de projetos agronômicos (hortas, jardins e pomares); manutenção (poda, controle natural, adubação orgânica,…); cursos e oficinas; educação ambiental e agronômica em escolas.


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem