Teste online de nível
Teste Online de Nível
1 de maio de 2020
Teste online de nível
Teste Online de Nível
4 de maio de 2020
Mostrar todos

Portal de Dicas Culturais AFBH

Quando:


Data: 15/04/2020 - 30/06/2020

Horário: Horário flexível

Sobre:


Salut! Seja bem-vindo(a) ao nosso portal de dicas culturais! Aqui você encontrará dicas de cinema, gastronomia, música, literatura e muito mais!

Vamos lá?

Caso queira sugerir algo novo, comente na nossa publicação do Instagram clicando aqui! 

B

Brazil Independent Games Festival (BIG Festival)

O Brazil Independent Games Festival (BIG Festival), o maior festival de jogos independentes da América Latina, anuncia que, devido a preocupações com a pandemia do Covid-19, a conferência ocorrerá, pela primeira vez, totalmente online. A BIG Digital Edition 2020 ocorrerá durante cinco dias, começando em 22 de junho e continuando até 26 de junho, e convidará desenvolvedores, editores, compradores e investidores internacionais a participar de palestras gratuitas e agendar reuniões online. O BIG Festival reagendou seu evento físico completo, que acontecerá de 27 de janeiro de 2021 a 31 de janeiro de 2021, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O BIG Festival traz, mais uma vez, seus três valiosos pilares estruturais – palestras de profissionais altamente respeitados da indústria de jogos, reuniões de negócios cara a cara e o amplo festival de consumidores. O BIG Festival anunciará em breve o programa completo do BIG Digital 2020 e abrirá inscrições para palestras e reuniões de negócios!

Brazilian Content realiza PIC online com foco em animação

O PIC, Programa Internacional de Capacitação, iniciativa realizada pelo Brazilian Content, vai abordar o mercado de animação internacional em evento online com a premiada showrunner e produtora executiva canadense Mary Bredin. O PIC com foco em animação, que acontecerá de 25 a 28 de maio, será dividido em duas partes:

Dia 25/05 – das 14h às 16h – Palestra “Desbloqueando o mercado internacional de animação”, com Mary Bredin. Inscrições abertas até 21 de maio para associados Brazilian Content, BRAVI e ICAB, e não associados.

Na ocasião, a profissional falará como se lançar no mercado internacional de animação com foco em co-produções, mercados e novas narrativas;

Dia 26/05 – das 14h às 16h – Workshop de imersão com Mary Bredin para produtores com projetos em desenvolvimento; Inscrições exclusivas e disponíveis até 16 de maio para associados Brazilian Content, que se inscreverem na palestra descrita acima.  Inscrições no link.

Durante o workshop, a profissional irá analisar estratégias e projetos em desenvolvimento de cinco produtoras selecionadas a partir das inscrições.

Já nos dias 27 e 28, as mesmas empresas terão sessões customizadas de 45 minutos com a produtora internacional para falar sobre suas demandas particulares.

Para mais informações e inscrições:
https://www.braziliancontent.com/portugues/news/item/?slug=Brazilian-Content-realiza-PIC-com-foco-animacao-nos-dias-25-28;-inscricoes-abertas-para-palestra-workshop-com-Mary-Bredin

C

Cinemateca do MAM Rio

A equipe da Cinemateca do MAM Rio preparou uma lista com filmes de seu acervo que estão em plataformas de streaming, para o período em que a sala permanece fechada.

O primeiro deles é o clássico francês Jules e Jim – Uma mulher para dois, do diretor francês François Truffaut. A obra, que narra o amor de dois amigos pela mesma mulher no Paris do início do século XX, consagrou a atriz Jeanne Moreau como musa inicial da Nouvelle Vague francesa.

O acervo da Cinemateca do MAM possui duas cópias do filme em 35 mm, sendo uma a cópia do lançamento original no Brasil em 1962. Jules e Jim pode ser assistido no Telecine Play.

Cinemateca cria a plataforma gratuita: Henri

A Cinemateca Francesa propõe, desde o seu fechamento, dia 13 de março, uma grande variedade de conteúdos: masterclass, vídeos, exposições virtuais, retrospectivas etc. Além disso, a equipe da instituição francesa criou uma plataforma chamada Henri, como homenagem ao pai fundador da Cinemateca: Henri Langlois. Henri Langlois foi um pioneiro da conservação e da restauração de filmes. É um dos artesãos fundadores da Cinemateca francesa. Ele começou seus arquivos com fundos privados e uma dúzia de filmes. Os filmes liberados na plataforma são filmes de coleções da Cinemateca que foram restaurados nos últimos 20 anos.

O objetivo da Cinemateca é dar a conhecer filmes desconhecidos do patrimônio cinematográfico francês. Diariamente às 15h30, um filme será oferecido na plataforma com cada dia mais novidades e surpresas.

Para descobrir a plataforma: https://www.cinematheque.fr/henri/a-propos/

D

Nesse período de confinamento, o  Documentaire sur grand  oferece a você todas as semanas a possibilidade de descobrir novas obras de seu catálogo, excepcionalmente acessíveis on-line e gratuitamente.

Des courts métrages à votre disposition  

Durante o confinamento, a cidade de Paris faz com que você descubra todas as semanas uma seleção de curtas-metragens apoiados por seu fundo de auxílio à produção de curtas-metragens. Maiores informações no site Que Faire.

Dicas Audiovisuais e Musicais no Facebook e Instagram

Devido a situação de crise sanitaria que o mundo está vivendo, artistas, instituções, realizadores, diretores, produtores e mais publicam seus conteúdos online para as pessoas aprender, se evadir, viagar e até sonhar. Porque a cultura é necesaria e ainda mais nestos tempos dificís, o Serviço Audiovisual da Embaixada da França propõe dicas, muitas vezes conteúdos grátis online,  tudos os dias nas suas redes sociais (facebook e instagram). De segunda-feira até quinta-feira, “Um dia, uma música” propõe, no facebook ás 12h, um show ao vivo o um replay de um artista francês o vinculado a França e, “Um dia, uma dica” todos os dias às 16h propõe conteúdos de cinema geralmente filmes mais também conferencias, iniciativas de artistas que nasceram durante a quarentena, exposições virtuais etc.
De sexta a domingo, as dicas estão reservadas a recomendações de filmes do catalogo do festival Varilux, Varilux Em Casa, com dois longas-metragens e um filme de animação para crianças.

Para descobrir mais sobre essas dicas: https://www.facebook.com/Cinefrance/ e https://www.instagram.com/cinefrance.ifb/

E

Edição online da mostra Ecofalante

A Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 9ª edição em 2020. Tradicionalmente, o evento principal da Mostra ocorre em junho, com entrada gratuita, ocupando diversas salas de cinema e centros culturais na cidade de São Paulo. Entretanto, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), muitos eventos estão precisando se reestruturar e buscar novas formas de trazer informação e entretenimento à população.

O momento atual, mais do que nunca, exige reflexão, informação e troca de experiências. Por este motivo, achamos importante manter o compromisso com o público e reformular a programação da 9ª Mostra Ecofalante, que este ano será inteiramente online e acontecerá entre os dias 6 e 19 de agosto. O evento, que terá filmes inéditos e debates ao vivo, será dividido em três programas: o Panorama Internacional Contemporâneo, que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo; o Concurso Curta Ecofalante, competição que premia curtas-metragens feitos por estudantes; além de uma seleção especial de filmes brasileiros e latino-americanos.

Teremos também uma programação especial em comemoração à Semana do Meio Ambiente, entre os dias 4 e 9 de junho, que contará com uma seleção de filmes nacionais e internacionais que abordam questões contemporâneas urgentes. Os temas serão discutidos em debates transmitidos ao vivo com a participação de especialistas, cineastas e outros convidados especiais.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. A programação completa e demais informações serão divulgadas em breve no site e em nossas redes sociais.

F

Festival Série Séries

O festival Série Séries mantem por agora a sua 9 edição entre o dia 30 de junho e 2 de julho. O evento acontece em Fontainebleau, perto de Paris, durante 3 dias e propõe projeções, estudos de caso, masterclass e encontros. Ate final do abril, as inscrições estão abertas para series europeias de ficção, apoiadas por um difusor e que estão em produção ou recentemente concluídas (e inéditas em França) no final de Junho de 2020. Apresentada fora de qualquer contexto competitivo, cada serie é objecto de uma projecção (em caso de episódio pronto) e estudo de caso pela sua equipa criativa: argumentistas, realizadores, produtores, encarregados de programas, compositores, actores, voltar para a génese do projeto e do processo criativo.

Festival Varilux em casa

Uma iniciativa solidária patrocinada pela Essilor Varilux e pela Embaixada da França no Brasil e realizada pela Bonfilm com 50 filmes para você assistir de graça e direto do seu sofá!

Assistam a seleção de 50 grandes filmes das últimas edições do Festival Varilux de Cinema Francês em casa de graça até o dia 25 de agosto!

Comédias, dramas, filmes históricos, fantásticos e infantis, a seleção é diversa e recente.

I

Instituto Francês 

Em um período de confinamento após a crise de saúde do Coronavírus Covid-19, encontre muitas ofertas culturais digitais para aproveitar em casa, oferecidas por instituições francesas nas áreas de artes visuais, arquitetura, música, cinema, livros, a língua francesa ou o debate de ideias. 

Uma seleção feita pelo Instituto Francês!

L

La Fabrique du Cinéma

17 diretores e produtores de países do sul e emergentes, trabalhando em 10 filmes em desenvolvimento, participam da Fabrique du Cinéma totalmente online. 

Descubra os 10 projetos de filmes que foram selecionados este ano: https://www.institutfrancais.com/fr/portfolio/les-10-films-accompagnes-par-la-fabrique-cinema-2020

Live com Jean-Luc Godard no Instagram

O cineasta franco-suíço, figura da Nouvelle Vague, Jean-Luc Godard participou de live de quase duas horas no instagram no dia 7 de abril. Fazia muito tempo que não aparecia de forma pública. De sua casa,em Rolle, na Suíça, o realizador conversou com o diretor da ECAL (Escola de Arte de Lausanne, Suíça) e responsável do departamento Cinema da escola, Lionel Baier, em uma entrevista.

No começo, o bate-papo tinha como temática “a imagem em tempos de coronavírus” mas Jean-Luc Godard terminou falando sobre cinema, linguagem, literatura, pintura, palavra e ciência.

Ele conversou sobre sua amizade com membros da Nouvelle Vague como François Truffaut, Jacques Rivette e Eric Rohmer. Falou sobre sua forma de assistir aos filmes que não é linear mas que é uma forma de lembrar coisas, um exercício de “arqueologia” como falou ele que funciona como uma pesquisa na sua memória para achar lembranças esquecidas.

A democratização da arte também foi um tema de discussão, ele falou que as pinturas deveriam viajar, ficar uma semana numa casa e outra semana em outra casa, forma de afirmar que as artes não estão reservadas somente para um grupo de pessoas.

O movimento sobre a política dos autores também foi evocado. Esse movimento é uma teoria da crítica cinematográfica definida em 1955 por o cineasta da Nouvelle Vague François Truffaut na revista Les Cahiers du cinéma. A política dos autores consiste em dar ao realizador o status de autor, é um acercamento crítico que define um filme como pertença de um realizador e não como uma obra que pertence a um gênero único. Godard ainda acredita nessa teoria e fala da importância que foi para defender autores de qualquer gênero cinematográfico, seja ficção o documentário.

O

O Festival de Annecy e o Mifa Online

O Festival internacional do filme de animação de Annecy anunciou a sua programação completa e acontecerá os dias 15 até 30 de junho.O Brasil está presente na seleção oficial com a curta Carne de Camila Kater, uma coprodução brasileira e espanhola. Carne conta histórias íntimas sobre 5 mulheres que contam a sua experiência com o corpo, a infância e a velhice.
O International Animation Film Market (Mifa) acontece de 11 a 14 de junho e é voltado para a indústria de animação, com foco na geração de negócios.  O evento acontece integrado à programação do Festival Internacional de Animação de Annecy. E uma oportunidade para os productores de encontrar importantes players do mercado de animação, manter contatos e acompanhar tendências de programação.

Para mais informações: https://www.annecy.org/accreditations

T

TV5 Monde Gratuita durante a quarentena

TV5 monde oferece o seu canal grátis até o dia 31 de julho de 2020 no Brasil para aproveitar dos programas franceses durante a quarentena. O canal será aberto através da plataforma TV5 MondeEdu, uma plataforma dedicada ao aprendizagem do francês com uma seleção de programas legendados só em francês. É possível assistir ao canal francófono através de um smartphone, tablet, computador ou Smart TV.

Para solicitar o acesso, contactar: tv5@mediamundi.com.br
(
Os acessos podem demorar até 72 horas para serem habilitados)

U

Urban Films Festival 2020

O Urban Films Festival é um evento anual, em Paris com projeções tanto fora das fronteiras francesas como qualificações na França e no exterior, ao longo do ano. As inscrições para participação da  15ª edição estão abertas até o dia 30 de junho de 2020.

Todos os anos, muitos filmes brasileiros participam do festival, e a cidade de Goiânia organizou em 2017 o Urban Films Festival Brasil.  Como todos os anos, são propostas 4 categorias: “Animação”, “Ficção”, “Documentário” e “Performance” .

Clique para acessar  as regras do convite à participação
Clique para acessar o link direto para o formulário de inscrição

W

We are One : A global film festival

Os festivais envolvidos no evento são: Annecy, Berlim, Londres, Cannes, Guadalajara, Macau, Jerusalém, Mumbai, Karlovy Vary, Locarno, Marrakech, Nova York, San Sebastian, Sarajevo, Sundance, Sydney, Tóquio, Toronto, Tribeca e Veneza.

Acessível gratuitamente, o evento oferece doações para a Fundação das Nações Unidas, que serão doadas para fundos que lutam contra a pandemia de coronavírus.

O conceito deste encontro on-line é mostrar várias produções recentes e menos recentes aprovadas pelos festivais citados, tanto em longas como em curtas-metragens, como em documentários e vídeos. As discussões também estão planejadas. O programa completo será anunciado mais tarde. Saiba mais!


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem