Teste online de nível
Teste Online de Nível
1 de maio de 2020
Teste online de nível
Teste Online de Nível
4 de maio de 2020
Mostrar todos

Portal de Dicas Culturais AFBH

Quando:


Data: 27/10/2020 - 31/12/2020

Horário: Horário flexível

Sobre:


Salut! Seja bem-vindo(a) ao nosso portal de dicas culturais! Aqui você encontrará dicas de cinema, gastronomia, música, literatura e muito mais!

Vamos lá?

Caso queira sugerir algo novo, comente na nossa publicação do Instagram clicando aqui! 

A

Artistas francófonos chez vous !

Le Centre de la francophonie des Amériques oferece quatro concertos online até 31 de agosto de 2020, que foram apresentados ao vivo nos meses anteriores para levá-lo em uma viagem pelas Américas. Apresentações de pop, jazz, violino e violão.

Link: https://francophoniedesameriques.com/vos-services/programmes/projets-ponctuels/concert?utm_source=infolettre&utm_medium=courriel&utm_campaign=infolettre-CFA-19-08-2020

 

B

Bonjour de France

Com o site Bonjour de France você pode aprender e ensinar o francês! A plataforma disponibiliza fichas pedagógicas, jogos e testes para todos os níveis para serem usa- das em sala de aula. O site é colaborativo e você pode compartilhar as suas fichas também! Link: https://www.bonjourdefrance.com/

C

Canal U

Canal  U  é  uma plataforma de  divulgação  do  ensino superior e da pesquisa mantida pelo Ministério da Educação francês com a contribuição da comunidade científica. O acervo do Canal  U  comporta  mais de 15 mil conferências, 4 mil documentários e reportagens e 4500 cursos pedagógicos de todas as disciplinas disponibilizados por mais de 150 colaboradores entre universidades, organismos de pesquisa, mu- seus. Para pesquisadores, estudantes, ou o público em geral, o acervo vale a pena ser explorado!

Link: https://www.canal-u.tv/

Cinemateca do MAM Rio

A equipe da Cinemateca do MAM Rio preparou uma lista com filmes de seu acervo que estão em plataformas de streaming, para o período em que a sala permanece fechada.

O primeiro deles é o clássico francês Jules e Jim – Uma mulher para dois, do diretor francês François Truffaut. A obra, que narra o amor de dois amigos pela mesma mulher no Paris do início do século XX, consagrou a atriz Jeanne Moreau como musa inicial da Nouvelle Vague francesa.

O acervo da Cinemateca do MAM possui duas cópias do filme em 35 mm, sendo uma a cópia do lançamento original no Brasil em 1962. Jules e Jim pode ser assistido no Telecine Play.

Cinemateca cria a plataforma gratuita: Henri

A Cinemateca Francesa propõe, desde o seu fechamento, dia 13 de março, uma grande variedade de conteúdos: masterclass, vídeos, exposições virtuais, retrospectivas etc. Além disso, a equipe da instituição francesa criou uma plataforma chamada Henri, como homenagem ao pai fundador da Cinemateca: Henri Langlois. Henri Langlois foi um pioneiro da conservação e da restauração de filmes. É um dos artesãos fundadores da Cinemateca francesa. Ele começou seus arquivos com fundos privados e uma dúzia de filmes. Os filmes liberados na plataforma são filmes de coleções da Cinemateca que foram restaurados nos últimos 20 anos.

O objetivo da Cinemateca é dar a conhecer filmes desconhecidos do patrimônio cinematográfico francês. Diariamente às 15h30, um filme será oferecido na plataforma com cada dia mais novidades e surpresas.

Para descobrir a plataforma: https://www.cinematheque.fr/henri/a-propos/

Clasher le silence

No início dos anos 2000, a batalha de rap “Degaine your Style” foi organizada nos Ulis, bairro da periferia de Paris, no departamento de Essone (91). Nessas cidades perdidas, os distritos (les quartiers) se afirmam  e  fazem  de suas

justas verbais um dos pontos importante do rap francês. Além de imprimir a marca Ulis no rap do país, o “Dégaine ton Style” é uma aventura que revela a força de bairros isolados, artificializados e abandonados à própria sorte. Soldados em torno do mítico grupo UlTeam Atom, os jovens que fizeram o coração de suas cidades bater nessas batalhas. Essa vitória contra a deserção é o que o documentário «Clasher le silence» transcreve, trazendo à vida a memória das gerações passadas e presentes, tão gananciosas pela cultura quanto conscientes dos demônios a lutar desde a construção da cidade.Descubra o documentário “Clasher le silence” através do link: https://www.abcdrduson.com/articles/clasher-lennui-degaine-ton-style-ulis/.

Culturethèque

A Embaixada da França no Brasil e o Institut français oferecem um acesso gratuito à Culturethèque, biblioteca digital francesa, até o dia 31 de agosto. Basta clicar no link «Se connecter», e

depois «S’inscrire». Na lista das bibliotecas do formulário, escol- her «Bibliomaison – Mediateca da Maison de France”. Se você   já tiver feito uma inscrição em março, abril ou maio, a sua conta será automaticamente estendida até o dia 31 de agosto. Se você tiver algum problema para se cadastrar ou fazer o download de um livro, por favor escreva para: marioncraheixrio@gmail.com . Saiba mais clicando aqui!

D

Dispositivo Digital –  Frac Occitanie Montpellier  

Nos tempos de confinamen- to, o Fundo regional de arte contemporânea da região Oc-
citanie Montpellier imaginou um dispositivo digital que permi- tisse manter o acesso de todos à cultura, criando cápsulas de
vídeo de uma ou mais obras de um artista, para des- cobrir os tesouros escondidos da coleção. Endereçados a alunos, professores e famílias, publicados no Facebook e Instagram, os vídeos estão também disponíveis no site da Frac Occitanie Montpellier. Você poderá descobrir artistas como Dominique Gonzalès Foerster, Mathieu Kleyebe Abonnenc e muitos mais.

Link: https://www.frac-om.org/

Des courts métrages à votre disposition  

Durante o confinamento, a cidade de Paris faz com que você descubra todas as semanas uma seleção de curtas-metragens apoiados por seu fundo de auxílio à produção de curtas-metragens. Maiores informações no site Que Faire.

Dianké: Podcast

Dianké conta a história de uma jovem mulher africana indepen- dente, com uma personalidade forte, que começa a fazer políti- ca para combater a corrupção. Dianké é demitida depois de se

recusar a ceder à corrupção. Motivada pela raiva, ela grava nas redes sociais um vídeo que viraliza rapidamente e muda o curso de sua vida. Após a morte de seu pai, ela decidiu se envolver na política e se candidatou à eleição em sua cidade natal, contra seu próprio irmão. Apoiada por um jovem que sonha com mudanças, Dianké se levantará contra um sistema político. Entre corrupção, segredos de família, amor e campanha eleitoral, Dianké se torna uma mulher de convicção e combate.

Esse podcast é uma ficção original produzida pela ONG RAES em Dakar. Saiba mais clicando aqui!

Dicas Audiovisuais e Musicais no Facebook e Instagram

Devido a situação de crise sanitaria que o mundo está vivendo, artistas, instituções, realizadores, diretores, produtores e mais publicam seus conteúdos online para as pessoas aprender, se evadir, viagar e até sonhar. Porque a cultura é necesaria e ainda mais nestos tempos dificís, o Serviço Audiovisual da Embaixada da França propõe dicas, muitas vezes conteúdos grátis online,  tudos os dias nas suas redes sociais (facebook e instagram). De segunda-feira até quinta-feira, “Um dia, uma música” propõe, no facebook ás 12h, um show ao vivo o um replay de um artista francês o vinculado a França e, “Um dia, uma dica” todos os dias às 16h propõe conteúdos de cinema geralmente filmes mais também conferencias, iniciativas de artistas que nasceram durante a quarentena, exposições virtuais etc.
De sexta a domingo, as dicas estão reservadas a recomendações de filmes do catalogo do festival Varilux, Varilux Em Casa, com dois longas-metragens e um filme de animação para crianças.

Para descobrir mais sobre essas dicas: https://www.facebook.com/Cinefrance/ e https://www.instagram.com/cinefrance.ifb/

E

Encontro com Béatrice Thiriet

Béatrice Thiriet compartilha sua paixão por música e óperas há 30 anos. A compositora deu recentemente uma masterclass co-organizada com o SACEM, dedicada à música para cinema, trabalhos de composição para o cinema, e discutiu estas questões com os directores da Fabrique Cinéma do Instituto Francês. Ela fala sobre a importância da transmissão e relembra seu trabalho criativo.

Acesse a entrevista: https://www.institutfrancais.com/fr/rencontre/beatrice-thiriet

Encontro com Charles Ayats

Diretor de filmes de realidade virtual e realidade aumentada, designer interativo e roteirista, Charles Ayats também é coordenador da residência VR Arles Festival. Assina obras como SENS VR, Le Cri ou até 7 Lives dirigido por Jan Kounen e premiado nos maiores festivais.

Acesse a entrevista:
https://www.institutfrancais.com/fr/rencontre/charles-ayats

Espaço multimídia Gantner

O espaço multimídia Gantner, disponibiliza vários podcasts sobre a música: seja música
popular, pop, experimental, você poderá descobrir todas as histórias por trás dessas músi- cas. Para Xavier Hug, apresen- tador do Podcast, a música é uma sequência de idas e vindas
entre inovação e tradição, rupturas e continuidade, disciplina e insubordinação. Dessa maneira, é possível ler a história da música de maneira horizontal, mais do que de maneira vertical.

Link: https://www.espacemultimediagantner.cg90.net/podcasts-audio/

 

F

Festival Esquenta Primavera Literária online   

O Escritório do Livro e do Debate de Ideias tem o prazer de convidá-lo a acompanhar os eventos organizados, online, até o final de julho 2020, em colaboração com parceiros brasileiros (instituições, festivais, editoras, grupos de pesquisa, tradutores, universidades).
 
Na programação, muitas lives, entre literatura, filosofia, sociologia, ecologia, quadrinhos, e poesia: o festival Esquenta Primavera literaria online (https://www.eventials.com/labpub/events/esquenta-primavera/), o lançamento de uma antologia de poesia haitiana no Brasil e o terceiro evento do nosso Ciclo de Humanidades (ambos transmitidos desde a nossa página no Facebook “Bibliofranca”). E um olhar retrospectivo sobre o festival francês das “Assises Internationales du Roman” de Lyon, que aconteceu em maio passado e reuniu convidados brasileiros.

I

Instituto Francês 

Em um período de confinamento após a crise de saúde do Coronavírus Covid-19, encontre muitas ofertas culturais digitais para aproveitar em casa, oferecidas por instituições francesas nas áreas de artes visuais, arquitetura, música, cinema, livros, a língua francesa ou o debate de ideias. 

Uma seleção feita pelo Instituto Francês!

L

La Fabrique du Cinéma

17 diretores e produtores de países do sul e emergentes, trabalhando em 10 filmes em desenvolvimento, participam da Fabrique du Cinéma totalmente online. 

Descubra os 10 projetos de filmes que foram selecionados este ano: https://www.institutfrancais.com/fr/portfolio/les-10-films-accompagnes-par-la-fabrique-cinema-2020

Live com Jean-Luc Godard no Instagram

O cineasta franco-suíço, figura da Nouvelle Vague, Jean-Luc Godard participou de live de quase duas horas no instagram no dia 7 de abril. Fazia muito tempo que não aparecia de forma pública. De sua casa,em Rolle, na Suíça, o realizador conversou com o diretor da ECAL (Escola de Arte de Lausanne, Suíça) e responsável do departamento Cinema da escola, Lionel Baier, em uma entrevista.

No começo, o bate-papo tinha como temática “a imagem em tempos de coronavírus” mas Jean-Luc Godard terminou falando sobre cinema, linguagem, literatura, pintura, palavra e ciência.

Ele conversou sobre sua amizade com membros da Nouvelle Vague como François Truffaut, Jacques Rivette e Eric Rohmer. Falou sobre sua forma de assistir aos filmes que não é linear mas que é uma forma de lembrar coisas, um exercício de “arqueologia” como falou ele que funciona como uma pesquisa na sua memória para achar lembranças esquecidas.

A democratização da arte também foi um tema de discussão, ele falou que as pinturas deveriam viajar, ficar uma semana numa casa e outra semana em outra casa, forma de afirmar que as artes não estão reservadas somente para um grupo de pessoas.

O movimento sobre a política dos autores também foi evocado. Esse movimento é uma teoria da crítica cinematográfica definida em 1955 por o cineasta da Nouvelle Vague François Truffaut na revista Les Cahiers du cinéma. A política dos autores consiste em dar ao realizador o status de autor, é um acercamento crítico que define um filme como pertença de um realizador e não como uma obra que pertence a um gênero único. Godard ainda acredita nessa teoria e fala da importância que foi para defender autores de qualquer gênero cinematográfico, seja ficção o documentário.

 

M

Maison des Écrivains Étrangers et des Traducteurs

Por trinta anos, a ‘’Casa de Escritores e Tradutores Estrangeiros’’ de Saint-Nazaire recebeu escritores e tradutores estrangeiros de todo o mundo.

A cada ano, ela organiza “encontros” literários internacionais e entrega três prêmios literários: o Prêmio Laure-Bataillon para a melhor obra de ficção traduzida para o francês durante o ano, o Prêmio Clássico Laure-Bataillon e o Prêmio de Literatura Jovem Latina -americano.

A cada ano, publica o encontro de revisão literária internacional e vários livros bilíngues.

Acessar os vídeos dos encontros de edições anteriores: http://www.meetingsaintnazaire.com/-RENCONTRES-ET-PRIX-LITTERAIRES-.html
Acessar edições do jornal bilingue: http://www.meetingsaintnazaire.com/-La-revue-bilingue-meet-.html
Acessar as publicações de residentes: http://www.meetingsaintnazaire.com/-Apres-la-residence-.html

 

P

8º PANORAMA DIGITAL DO CINEMA SUÍÇO

8º PANORAMA DIGITAL DO CINEMA SUÍÇO on-line e com muitas novidades em 2020!

De 27 de agosto a 6 de setembro, 14 longas e 10 curtas serão exibidos gratuitamente na plataforma Sesc Digital.
Na lista de filmes, títulos lançados entre 1969 e 2020, cinco documentários e nove ficções e dois programas de curtas-metragens, sendo um deles inteiramente dedicado ao público infantil, buscam aproximar o público brasileiro da produção cinematográfica suíça.
Este ano o Panorama homenageia o cineasta Alain Tanner, um dos mais importantes nomes do cinema moderno europeu, que renovou a cinematografia suíça nos anos 1960. Já o ator suíço Bruno Ganz, que faleceu em 2019, será o outro homenageado nesta edição.
O festival é uma realização do Consulado-Geral da Suíça em São Paulo e do Sesc São Paulo, em parceria com a agência de cinema SWISS FILMS e com o apoio do festival suíço Journées de Soleure.
Consulte as datas e horários de exibição dos filmes e programe-se para esta viagem imperdível pelo cinema suíço. A cada dia uma novidade!

A partir de 27 de agosto, às 20h, no sesc.org.br/panoramasuico

Link: https://mw.weaver.ch/f/view.aspx?13386C9CBC93274DAB8DE3288D4B8DB3F85DBCBC9318ED2CDD43529F5A9A  

R

Rádio francesa Mouv’

A radio francesa Mouv’ celebrou a festa da música com uma live protagonizada por artistas mulheres do cenário do rap francês.
As artistas Doria, Imen ES, KT Gorique, Lyna Mahyem e Tessae participaram da live no Studio 104 da Radio France em Paris.
Através dessa live, a radio Mouv´ apoia o cenário urbano francês e inicia um programa semanal com uma live aos domingo, das 20h às 21h.

https://www.mouv.fr/

 

T

TV5 MONDE PLUS 

A plataforma francófona mundial de streaming TV5 MONDE PLUS disponibiliza filmes, documentários, séries, e muitos conteúdos diversos e exclusivos da língua francesa e das culturas francófonas.
Acesse e descubra um universo de conteúdos culturais:
Totalmente online e gratuito!

 

U

 

 


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem