Teste online de nível
Teste online de nível
3 de maio de 2021
Teste online de nível
Teste online de nível
4 de maio de 2021
Mostrar todos

Portal de Dicas Culturais

Quando:


Data: 20/04/2021 - 31/12/2021

Horário: 00:00

Sobre:


 

 

  • EXPOSIÇÃO

Segundo o nosso olhar

A exposição “Segundo o nosso olhar” (Selon notre regard) explora as nossas percepções sobre a relação entre o homem e a natureza por meio de trabalhos em vídeo de mulheres artistas das principais coleções francesas (Cnap, FRAC). Quais são as emoções de contemplar uma paisagem hoje? Mais informações.

 

Conexões francesas: cultura de Calais a Marselha

Uma aventura cultural em 100 museus, galerias e instituições francesas. Mais informações.

 

Maravilhas francesas que você pode explorar de casa

De Versalhes ao Mont Blanc, descubra as joias culturais e naturais da França. Mais informações. 

 

18 exposições de moda imperdíveis de 2021 e como descobri-las de casa

Do centenário de Helmut Newton aos primeiros passos de Claudia Schiffer como curadora, aqui estão às exposições que você deve visitar em 2021, ou explorar de casa se as restrições de viagens continuarem. Mais informações.

 

  • DIGITAL

Culture Gamer

culturegamer.fr é um site dedicado à promoção internacional dos videogames franceses e uma iniciativa do Institut Français. Mais informações.

 

Recto VRso  – Festival international d’art numérique

Recto VRso é um espaço de inspiração e descoberta que promove, fomenta e estimula a criação artística em torno da arte envolvente e interativa, entre o real e o virtual. Exibe trabalhos de artistas, pesquisadores, estudantes e exploradores que questionam o meio da realidade virtual e mista de perto e de longe.

O seu objetivo é criar momentos de abertura, troca e partilha para artistas, profissionais e público, em torno destas novas formas artísticas, de forma a oferecer diferentes hibridizações e emergências. Mais informações. 

 

  • CINEMA

IF Ciné à la Carte: 4 novos filmes sobre o meio ambiente! 

A plataforma do Institut Français coloca à disposição de 10 de abril a 10 de maio 4 novas produções sobre a temática do meio ambiente com Histoire de la plaine, de C. Seghezzi, Wine calling de B. Sauvard, Lamb, de Y. Zeleke e uma coleção de 6 curtas-metragensPlanète durable. É uma oportunidade de tratar dos assuntos ambientais de um outro jeito. Mais informações.

 

TV5MONDE PLUS

TV5MONDEplus, uma nova plataforma de conteúdo em francês, on demand e ilimitado. Descubra filmes, séries, documentários disponíveis em qualquer lugar do mundo gratuitamente. Disponível em qualquer lugar. 3.500 horas de conteúdo. Legendas em 5 idiomas. Mais informações. 

 

Cinemateca Francesa

Explore os artigos, vídeos, peças selecionadas de suas coleções, projetos web desenvolvidos pela Cinémathèque em torno de suas atividades e de seus fundos. Mais informações.

Filmes raros da Cinémathèque Française para assistir online através da plataforma VOD Henri. Mais informações.

 

  • TEATRO/DANÇA

A cena artística libanesa em destaque!

No contexto da crise aguda que atinge a cena cultural libanesa e na continuidade da ajuda emergencial ao Líbano anunciada pelo Chefe de Estado em setembro de 2020, o Instituto Francês se mobiliza para apoiar os artistas e designers libaneses. Após o lançamento do programa “NAFAS, 100 residências de artistas libaneses na França”, o Institut français convida você a conhecer os artistas, diretores, cartunistas, coreógrafos ou mesmo escritores libaneses que se beneficiam ou tenham beneficiado de seu apoio. Mais informações.

Conhecendo Paul Rondin

Vice-diretor do Festival de Avignon ao lado de Olivier Py desde 2014 e cofundador da French Tech Culture Grande Provence, Paul Rondin está preparando, no atual contexto sanitário, o maior evento anual de performance ao vivo em julho. Mais informações.

 

Conhecendo Omar Rajeh

Omar Rajeh é dançarino e coreógrafo de Beirute, que atualmente mora em Lyon. Ele é o cofundador da Citerne.live, um espaço digital interdisciplinar que oferece apresentações de dança para um público internacional. Mais informações.

 

  • RÁDIO

Dicas de 20 rádios francesas e francófonas como fonte de inspiração para os interessados em viajar através de músicas e notícias pelas diversas culturas e desenvolver a compreensão oral da língua francesa.

Rádios para ouvir notícias

RFI (Radio France Internationale)

France Inter

France Bleu

France Culture

France Info

BFM Radio

BFM Business

RTL

Europe 1

RMC (Radio Monte Carlos)

 

Rádios para ouvir músicas

France Musique

NRJ

DakarMusique

Chérie FM

FIP

Oüi FM

MFM Radio

Chante France

RFI Musique

TunisieRadio

 

Clique aqui para conhecer mais rádios francófonas.

 

  • LITERATURA

Concurso Jean de La Fontaine

As fábulas de La Fontaine são um marco na literatura mundial. Para celebrar os 400 anos do nascimento do poeta fabulista francês, a  Organização Internacional da Francofonia e os parceiros reunidos em torno do Ministério da Cultura, Delegação Geral da língua Francesa e das línguas de França- DGLFLF, lançaram o Concurso Jean de La Fontaine.

Para participar, os interessados devem escrever um texto de uma página respondendo à pergunta: “Quelle Actualité pour Jean de La Fontaine?”, além de observar todas as regras apresentadas no regulamento do concurso. As inscrições e envio dos textos devem acontecer até 1º de julho pelo site. Mais informações.

 

Vamos comemorar o Dia Mundial do Livro e do Copyright!

Você sabia que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais desde outubro de 1995? Para a ocasião, a Biblioteca das Américas deseja destacar a grande contribuição do livro e dos idealizadores para a evolução social e cultural. Saiba mais

 

Comemore o Dia da Terra com seus filhos!

22 de abril é o Dia da Terra. Neste dia verde, navegue pela seleção de livros Eu amo meu planeta!, disponíveis na Biblioteca das Américas. Leia histórias coloridas sobre o meio ambiente e a natureza! Mais informações. 

 

Seleção de áudio

Grande novidade na Biblioteca das Américas! O Centre de la francophonie oferece uma seleção de áudio para ajudá-lo a descobrir seus livros favoritos! Mais informações. 

 

Crônicas literárias

Em colaboração com a rádio  Envol 91 FM  em Winnipeg, Manitoba, o Centre de la francophonie des Amériques apresenta crônicas literárias de rádio. Todos os livros apresentados nas crônicas estão disponíveis na Biblioteca das Américas. Mais informações. 

 

10 Perguntas para Andrée Lacelle

Andrée Lacelle é a primeira escritora franco-ontariana a receber o Prêmio Trillium Literary por Tant de vie s’égare , título também finalista do Prêmio Governador-Geral. Suas coleções de poemas abordam questões de identidade, desilusões, rupturas e o absurdo. Ela se destaca por sua jornada criativa e sua busca profunda pela luz. Saiba mais

 

·       SAIBA MAIS SOBRE DICAS CULTURAIS FRANCÓFONAS EM:

Culturethèque

Embaixada da França

Institut Français

BiblioMaison

Bibliothèque des Amériques

CineFrance

SaisonAfrica

WBI

 

 

 

 


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem