Gastronomia Francófona a Quilo
28 de outubro de 2017
La Semaine du Goût ‘’A Semana do Gosto’’
9 de outubro de 2017
Mostrar todos

Sacralirismo um olhar poético, imaginário e transcendental sobre o cemitério do Bonfim

Quando:


Data: 19/10/2017 - 09/11/2017

Horário: 19:00 - 21:30

Sobre:


Inaugurado em 08 de fevereiro de 1897, pela Comissão Construtora da Nova Capital, o Cemitério do Bonfim, como é conhecido, é a necrópole mais antiga da cidade de Belo Horizonte.

O local é fonte de pesquisa de vários profissionais, devido a seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus.

Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil em fins do século XIX. Em todo o Cemitério, podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, desde a Belle Èpoque, o Art Deco, ao modernismo brasileiro.

O projeto, como traduz seu subtítulo, trata-se de uma visão íntima e pessoal em relação as esculturas inseridas no Cemitério do Bonfim.

Imagens extraídas aleatoriamente em visitas despretenciosas em que o artista admirava e fotografava as obras sacras, proporcionou um material para esta série, que se deu através da manipulação digital da fotografia de forma artística e com o processo de impressão com pigmentos minerais sobre papel algodão.

Biografia

Ricardo Baroni é artista visual, belohorizontino, e desde sempre inclinado para a arte e cultura.

Com vivências em artesanato, dança, folclore, design, arquitetura, gastronomia, artes plásticas e gráficas.
Desenvolve um trabalho digital e autoral, onde tem a imagem como a principal matéria prima.
Sente criar de maneira intuitiva e sentimental, e que, em a cada momento está mais sintonizado e perceptivo em relação a simplicidade cotidiana, e busca conduzir os olhares para esta valorização do simples e das peculiaridades ao nosso redor.
Em 2015 expôs como artista convidado a série “Sacralirismo” na Galeria de Arte Nello Nuno – Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP.


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem