Novembro Digital 2020
1 de novembro de 2020
Curta-metragem Thermostat 6
3 de novembro de 2020
Mostrar todos

Uramado AR

Quando:


Data: 16/11/2020 - 11/12/2020

Horário: Horário flexível

Sobre:


Antes de descobrir a caça ao tesouro, você já conhece o aplicativo Uramado AR?

 

  1. Para dar vida aos Tanukis, baixe o aplicativo Uramado AR disponível para iOS e Android.
  2. Autorize o acesso à câmera do seu dispositivo.
  3. Posicione o dispositivo diante das figuras.

…et bon voyage animé!

 

 

 

URAMADO AR, o despertar dos Tanukis

Julie Stephen Chheng propõe um percurso em realidade aumentada. Os Tanukis, espíritos da natureza, estão dispersos em diversos  lugares em torno do espectador. Eles perguntam sobre nosso cotidiano e interagem segundo nossas respostas, fazendo-nos descobrir nosso verdadeiro eu.

Ao trabalhar suas imagens coloridas em realidade aumentada, Julie Stephen Chheng utiliza o telefone como um filtro fantástico sobre o real, interligando o espaço no qual se encontram as imagens e o universo virtual proposto.

Inspirado pela mitologia japonesa, o universo de Uramado se estende até a cultura xamânica e a diferentes testes de personalidade. Seu início foi marcado na Villa Kujoyama com Thomas Pons, anteriormente apresentado em versão reduzida no Musée de la Chasse et de la Nature e criado para Digital Choc em Tóquio e para o Tilt Festival em New York. Uramado AR convida o espectador a baixar um aplicativo para poder se projetar em mundos oníricos que, repentinamente, ganham vida, questionando de maneira lúdica nossas diferenças e nossa própria realidade.

Julie Stephen Chheng é designer, ilustradora e autora, com base em Paris. Graduada em Artes Decorativas, Paris, ela trabalhou as qualidades do papel e do digital na área literária, do design e da cenografia. Instalada no Studio Volumique, ela é autora de vários livros e aplicativos. Em 2014, ela fez residência artística no Hong Kong Arts Center e, em 2016, foi vencedora do Prêmio em Artes Digitais na Villa Kujoyama em Kyoto. Em 2017 e 2018, ela apresentou Uramado no Musée de la Chasse et de la Nature, “Pliés Coupés Décalés”, uma exposição itinerante organizada pelo Salon du Livre Jeunesse de Montreuil e elaborou 18 vitrines para a maison Hermès em Tóquio.

 

Uramado AR, 2019

Autora e ilustradora: Julie Stephen Chheng

Diretor de Animação: Thomas Pons

Animador: Antoine Presles

Programador: Julien Hognon e Étienne Mineur ( Volumique )

Com o apoio da Villa Kujoyama, do Musée de la Chasse et de la Nature, de Digital Choc, do Institut Français e da Fondation Bettencourt

 


 

A realidade aumentada tem a capacidade de incorporar elementos virtuais ao mundo real de maneira impressionante. E Belo Horizonte vai vivenciar um amplo circuito pela cidade como parte da programação do Novembro Digital, da Aliança Francesa. A atração Uramado AR vai levar o público a conhecer personagens do folclore japonês em equipamentos culturais da Universidade Federal de Minas Gerais, do Circuito Liberdade, Palácio das Artes e no prédio da Aliança Francesa em Belo Horizonte.

Adesivos instalados em centros culturais darão vida a diversas figuras inspiradas no folclore japonês. Elas contam a história dos Tanukis que são espíritos da floresta que acordam na cidade.

Considerado o personagem mais travesso do universo japonês, Tanuki é uma criatura mística e divertida, mestre no disfarce e na troca de formas. Os relatos sobre esse raccoon maroto remontam ao ano 712, no livro Kojiki (Registro das Coisas Antigas), o livro mais antigo sobre a cultura do Japão.

As imagens serão disponibilizadas nas fachadas de prédios de 12 centros culturais de Belo Horizonte, criando um circuito de realidade aumentada. O público será convidado a fazer o download gratuito do Uramado AR, o aplicativo de despertar de Tanukis (disponível tanto em sistemas iOS quanto Android) para iniciar a caça ao tesouro. À medida que os adesivos são descobertos, os espíritos ganharão vida e questionarão o espectador.

O público poderá conferir a atração nos espaços: Palácio das Artes, Espaço do Conhecimento da UFMG, Casa Fiat de Cultura, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Academia Mineira de Letras, Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro, Casa do Patrimônio Cultural, Centro Cultural Minas Tênis Clube, Escola de Design – UEMG, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

 


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem