Teste online de nível
Teste online de nível
5 de fevereiro de 2021
Recesso fim de ano AFBH
1 de dezembro de 2020
Mostrar todos

7ª EDIÇÃO DA FESTA DA FRANCOFONIA EM MINAS GERAIS

Quando:


Data: 10/03/2021 - 29/03/2021

Horário: Horário flexível

Sobre:


7ª EDIÇÃO DA FESTA DA FRANCOFONIA EM MINAS GERAIS DE 10 A 29 DE MARÇO

 

No mês de março, cidades do mundo inteiro se juntam à Organização Internacional de Francofonia para realizar a Festa da Francofonia. Em Belo Horizonte, a 7ª edição acontece entre os dias 10 e 29 de março com uma rica programação gratuita que inclui mostras de cinema, clube do livro, atelier, exposição, palestras e muito mais. As atrações ocorrem de forma virtual com ações pontuais presencialmente.

A Festa da Francofonia busca celebrar a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa. “No último ano, o mundo inteiro reforçou a importância da cultura na vida das pessoas. A Festa da Francofonia vem para trazer mais entretenimento ao público que pode aproveitar várias atrações de casa e conhecer mais sobre o rico universo francófono, que envolve múltiplas culturas, costumes e grande produção cultural, às vezes desconhecida dos brasileiros”, explica o diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé. 

A 7ª Festa da Francofonia de Minas Gerais tem início com atração que celebra a sétima arte. Com abertura no dia 6 de março, a partir das 16h, a Mostra Francófona – Cinema Fantástico apresenta incríveis produções de países que têm o francês como língua oficial. A programação tem sequência de 10 a 28 de março, no Sesc Palladium, com entrada gratuita

 Ainda há muitos livros em francês a serem explorados pelo público brasileiro. Pensando nisso, o Clube do Livro da Francofonia, pretende discutir a aclamada obra “Sexy Summer” (2020), com a presença da autora franco-belga Mathilde Alet. O encontro virtual acontece no dia 16 de março, às 17h. 

A música acompanha o homem desde os primórdios dos tempos. No entanto, apenas a partir dos anos 1990, com o advento das imagens cerebrais, que foi possível entender seus efeitos no cérebro. O público terá a oportunidade de saber mais sobre essa relação na exposição virtual “Música e Cérebro: a combinação perfeita”, realizada pela Aliança Francesa dentro da programação da Festa da Francofonia. A mostra estará disponível a partir do dia 26 de março.

Partindo da vida e obra de duas mulheres excepcionais, a escultora Camille Claudel (1864-1943) e a filósofa feminista existencialista Simone de Beauvoir (1908-1986), a Aliança Francesa convida o público para uma leitura dramatizada em francês e em português. O Atelier Mulheres Revolucionárias faz parte da programação da Festa da Francofonia e acontece virtualmente no dia 27 de março, às 10h. Conduzido por Simone Mello (Brasil) e Charlotte Giusti (França), o Atelier propõe um diálogo entre Claudel e Beauvoir. O bate papo acontece por meio da plataforma Zoom.

A programação se encerra com edição especial do “Bande à Part”. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, conta com longas para serem assistidos durante o mês de março e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 29 de março, às 18 horas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br

A realização da Festa da Francofonia é da Aliança Francesa Belo Horizonte, do Campus France Brasil, do Consulado Honorário da Suíça, da Embaixada da França e do Wallonie Bruxelles International. O evento tem o apoio da Embaixada da Bélgica, do Governo do Canadá e do Sesc Palladium.

 

Para mais informações, acesse o site oficial: https://francofoniaminasgerais.org/

 

Fonte: OIFrancophonie

 

 


 

Interessado(a)? Fale conosco

Sua mensagem