Mediateca Aliança Francesa Belo Horizonte


Com um acervo com mais de 2000 títulos disponíveis para empréstimos,

entre DVDs, CDs e livros, a mediateca da Aliança francesa de Belo Horizonte também coloca a disposição dos seus usuários (internos e externos) revistas e jornais franceses sobre diversos temas, que são renovados anualmente de acordo com as demandas da nossa comunidade. A ‘’biliotèque de l’apprenant’’ é organizada segundo os níveis de aprendizado da língua, o que promove a progressão gradativa da leitura e a autonomia do(a) leitor(a).


O acervo

A mediateca da Aliança Francesa de Belo Horizonte conta com um acervo voltado para a imersão na cultura e nas artes em língua francesa.
Nosso acervo, que conta com mais de 2000 materiais cadastrados, está dividido em Bibliothèque de l'apprenant, Bibliothèque principale, CDs, DVDs, Bande-dessinées, revistas e jornais.

A Bibliothèque de l'apprenant foi concebida e desenvolvida pelo Instituto Francês de Madri em 2005 e devido ao seu sucesso foi implantado em todas as Alianças Francesas do mundo. Seu acervo é completamente voltado para o ensino e o aprendizado da língua francesa, pois seus livros possuem uma linguagem fácil de ser assimilada.

A Bibliothèque de l'apprenant é organizada e classificada de acordo com os níveis do Quadro Europeu de Referência Comum de Línguas. Os exemplares são assinalados de acordo com a tabela de cores para facilitar a localização.


A Bibliothèque principale é constituída por grandes obras da literatura em língua francesa. Nosso acervo contempla desde grandes clássicos como Voltaire, Zola, Victor Hugo, até os nomes contemporâneos como Modiano, Eric-Emmanuel Schmitt, Anna Gavalda.

Atualmente a Mediateca conta com a assinatura de nove revistas em língua francesa de diferentes áreas de interesse que possuem periodicidades diversas, além de quatro jornais com periodicidade semanal.

 

Em destaque no Blog da Mediateca

Publicações recentes diretamente do Blog da Mediateca da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

 
 
 

A Culturethèque é uma plataforma que reúne diversas bases francesas de conteúdo digital, dando acesso gratuito a livros, revistas e jornais, músicas, histórias em quadrinhos, documentários, além de uma página dedicada ao ensino da língua francesa, disponibilizando livros com áudios divididos pelos níveis da “bibliothèque de l’apprenant” e manuais de gramática e preparatórios para o delf/dalf.

A Culturethèque foi criada pelo Escritório do Livro, pelas midiatecas da Embaixada da França no Brasil e por outras instituições francesas.

O acesso à plataforma é permitido aos alunos e membros da Aliança francesa. Basta entrar e se inscrever!

 


Música

  • A aba "ouvir" propõe uma seleção de links de diversas rádios e outros sites de música.
  Acesse agora

Imprensa

O site Culturethèque possui assinatura gratuita :
  • Acesso a revistas famosas
  • Acesso a jornais
  • Acesso a jornais e revistas online, busca por palavra chave.

Livros

  • Possui 25.000 livros para consulta online em todos os campos das Ciências Humanas, além de romances e livros infanto-juvenis.
  • Possui um grande número de publicações nas áreas de ciências Humanas,
  • Língua Francesa e Ciências Sociais, em texto integral.
  • Livros 100% online. Pode ser utilizado em qualquer smartphone, tablets, etc.

Filmes e Programas

O catálogo é constituído de aproximadamente 1000 programas (documentários, filmes, espetáculos, coleções, revistas), com os melhores do catálogo Arte e também o catálogo da TV5Monde + cinema (cinema francófono). Os programas são em francês, alguns disponibilizam legenda em francês e outros em inglês.
  • O limite de aluguel de filmes é de 3 por mês. • O acesso ao filme é de 48 horas.
  • Quando alugar um filme, você poderá vê-lo novamente após 30 dias.
Baixe um tutorial para habilitar vídeos na Culturethèque